Agora: Lula acaba de afirmar que se os Estados Unidos taxar o Brasil, também vai taxá-los de volta

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta quinta-feira (30) que se os Estados Unidos taxarem o Brasil vai ter reciprocidade.

“Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade no Brasil em taxar os produtos que são importados dos EUA”, afirmou.

A declaração de Lula remonta situação envolvendo a Colômbia, que se recusou a receber deportados vindos dos Estados Unidos nesta semana e provocou atrito entre os dois países.

Em represália, Trump afirmou que taxaria em 25% produtos vindos do país latino-americano. Após o atrito, a Colômbia concordou a receber os voos.

Na sequência, a Casa Branca anunciou, em um comunicado, que iria pausar a aplicação das tarifas extras e demais sanções anunciadas por Trump.

“Ele só tem que respeitar a soberania dos outros países. Ele foi eleito para governar EUA. Outros presidentes eleitos para governar com outros países”, prosseguiu.

A orientação dentro do governo, no entanto, foi para não criar atrito com o presidente recém empossado dos EUA. Lula não quer se indispor com um país parceiro histórico do Brasil, ainda mais neste início de mandato nos EUA.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo