Foto: Reprodução
O presidente do Brasil , Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que não irá a posse do presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , na próxima segunda-feira (20). Convidado, o ex-presidente Jair Bolsonaro aguarda a liberação de seu passaporte para participar da cerimônia.
Conforme o protocolo das posses presidenciais nos EUA, o futuro presidente convidou diplomatas, e não chefes de Estado ou governo. Essa medida visa reforçar a ideia de supremacia americana e evitar a necessidade de reconhecimento de outras nações por meio da presença de líderes estrangeiros.
Em 2009, o então presidente Lula também não foi convidado para a posse de Barack Obama, apesar de uma agenda alinhada. A embaixadora do Brasil em Washington, Maris Luiza Voitti, representará o país na posse de Trump, conforme confirmado pela chancelaria brasileira. O convite segue a tradição americana.
Portal IG