Foto: Reprodução
Cadu será candidato a governador em 2026 pelo grupo liderado por Fátima
O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, o Cadu, admitiu publicamente sua disposição para entrar na disputa eleitoral de 2026 e afirmou que seria uma honra compor uma chapa com o atual vice-governador Walter Alves (MDB).
A declaração foi dada durante entrevista à Band. “Olha, primeiro dizer que seria uma grande honra, para mim, compor uma chapa com o atual vice-governador Walter Alves”, afirmou.
Cadu é filiado ao PT desde 2021 e revelou que tem mantido conversas frequentes com o partido sobre seu futuro político.
“A gente tem conversado com o partido, eu sou filiado ao PT desde 2021, tenho participado de conversas com o PT, com o nosso partido, e acho que a minha grande missão nesse momento é defender todo esse legado do governo Fátima”, disse o secretário, que ocupa o cargo desde o início da gestão da governadora Fátima Bezerra.
Informações de bastidores indicam que o cenário político tem favorecido o crescimento de Cadu como possível nome para a disputa ao governo em 2026.
Fontes apontam que tanto o vice-governador Walter Alves quanto o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), não demonstram interesse em concorrer ao cargo. Esse vácuo tem permitido que o nome de Cadu ganhe força nos bastidores.
Walter Alves deve assumir o governo em abril de 2026, quando a governadora Fátima Bezerra deverá se afastar do cargo. Existe a possibilidade de que Walter permaneça à frente do Executivo até o fim do mandato, coordenando o governo durante o período eleitoral.
As articulações que envolvem Cadu vão além das fronteiras estaduais. A movimentação conta com o aval do presidente Lula (PT) e de lideranças nacionais do MDB e de outros partidos aliados ao governo federal.
Durante o fim de semana, Cadu circulou em Natal como pré-candidato durante as prévias carnavalescas, cumprimentando eleitores e conversando com lideranças políticas locais. A movimentação foi interpretada como mais um sinal claro de que o secretário está disposto a entrar na corrida eleitoral.
Foto: Reprodução / Instagram
“Eu não daria nenhum passo que Fátima não me autorizasse”, diz Cadu
Sobre o cenário político para 2026, Cadu foi cauteloso, mas deixou claro que está aberto às conversas. “Eu tenho uma relação de muita confiança com a governadora Fátima. Eu não daria nenhum passo que ela não me autorizasse e esse processo vem sendo conversado, não só com ela, mas com os parlamentares do partido e com a militância. O PT é um partido de militância, então a gente vem construindo isso de forma muito humilde e tranquila para que a gente tenha uma defesa do legado do governo Fátima na eleição de 2026”, declarou.
Com informações do Agora RN