Foto: Reprodução
Os cearenses Manoel Angelim Dino e Maria de Sousa Dino, de 105 e 101 anos, respectivamente, tiveram o casamento reconhecido como o mais duradouro do mundo atualmente, conforme o Guinness World Records. A divulgação ocorreu na sexta-feira (14). Os dois completaram bodas de crisântemo – celebração de 84 anos de casamento – em novembro de 2024.
Conforme o livro dos recordes, atualmente este é o casal vivo que tem o matrimônio mais longevo do mundo. Os dois se casaram em 1940, em uma capela do município de Boa Viagem, a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, onde vivem até hoje. Do relacionamento vieram 13 filhos (nove estão vivos), 55 netos, 60 bisnetos e 14 tataranetos.
O INÍCIO DO AMOR
Manoel e Maria se encontraram, pela primeira vez, em 1936. Eles eram ainda muito jovens e trabalhavam em uma moagem de cana. Só três anos depois ele se apaixonou por ela. No início, o namoro não foi aprovado pela família de Maria. O pai dela só deixou o casamento ocorrer após o jovem Manoel construir uma casa para os dois.
A neta dos dois, Valéria Angelim, conta que mesmo com idades de três dígitos, Maria e Manoel não possuem demência. “Ela é totalmente lúcida e ele menos, pois tem o esquecimento causado pela idade avançada”. Apesar disso, o casal se reconhece como marido e esposa e possuem noção de tempo.
A chave para a vida longa do casal, segundo eles, está em não ter vícios. Já o segredo para um casamento longo e feliz, conforme Maria, é simples: “amor”.
Diário do Nordeste