Foto: Reprodução
Uma voçoroca, uma espécie de vala, se abriu na área de engorda da praia de Ponta Negra, perto do Morro do Careca, após as fortes chuvas registradas na região entre a noite de quarta (5) e o início da manhã desta quinta-feira (6).
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Thiago Mesquita, atribuiu o problema à intervenção de pessoas que teriam aberto pequenas valas para que a água alagada na areia corresse para o mar. De acordo com ele, com a correnteza, a voçoroca tomou proporções maiores.
“Foi provocado pela abertura inicial desses caminhos para evitar o acúmulo de água. Nós já estamos identificando as pessoas que fizeram isso. Nós pedimos que as pessoas não façam isso por dois motivos: porque é crime ambiental e porque vai prejudicar o aterro”, disse.
Responsável pela obra de engorda, a Secretaria de Infraestrutura informou que enviou equipes ao local, que estão trabalhando para fechar a vala. Para fechar a vala supostamente aberta pela ação humana foram enviadas três retroescavadeiras ao local.
O volume de água também causou um alagamento quilométrico na faixa de areia. O problema foi constatado logo no início da manhã por frequentadores da praia – um dos principais cartões postais de Natal.
Em nota, a pasta informou que os “espelhos d’água” que estão se formando na praia de Ponta Negra, na faixa da engorda já eram previstos no projeto.
“É importante dizer que a drenagem de Ponta Negra sempre desceu para a praia. Anteriormente ela desaguava direto no mar. Agora, com a faixa engordada, ela vai acumular na praia, na areia, e infiltrar naturalmente. Então, a população precisa estar ciente que esse acúmulo de água é importante ocorrer”, informou a secretaria.
Ainda de acordo com a Seinfra, outras escavações feitas manualmente, direcionando a água para o mar, foram encontradas pelos técnicos da pasta durante vistoria. “Esse tipo de ação não pode ocorrer”, disse a secretaria.
G1