Foto: Reprodução
Alexandre Andrade de Almeida, aluno de 18 anos do 3° ano do Ensino Médio, acertou todas as questões da prova de matemática do Enem de 2024, tirando uma nota de 961,9 no segundo dia de exame. O jovem, que está no espectro autista, já foi aprovado em Medicina na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Além de ter acertado as 45 questões de matemática, errou apenas uma de ciências da natureza e tirou mais de 800 na redação. No ano passado, Alexandre já havia tirado a nota máxima em matemática. Ele acumula mais de 90 medalhas em competições científicas, como na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpiada Brasileira de Matematica (OBM) e na Olimpíada Brasileira de Física (OBF). Segundo o jovem, as competições ajudaram nos estudos, já que possuem temas e questões em comum com o Enem.
Diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Alexandre quis se inscrever em ampla concorrência para Medicina. O estudante acredita que existe muito desconhecimento sobre autismo e estigmas negativos.
Terra