Moraes vira alvo de processo na Justiça dos EUA em processo movido por empresa de Trump e Rumble

Foto: Fellipe Sampaio /STF/13-02-2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), virou alvo nesta quarta-feira de um processo judicial por suposta violação da soberania americana. A ação é movida pelas empresas Trump Media, comandada pelo presidente americano Donald Trump, e pela plataforma Rumble. A informação é do The New York Times.

Segundo o jornal americano, as companhias acusam Moraes de infringir a Primeira Emenda da Constituição americana, que versa sobre liberdade de expressão, ao determinar que o Rumble remova contas de influenciadores de direita brasileiros. A alegação é que a determinação descumpriria legislação americana ao censurar discursos políticos que circulam nos EUA.

Ainda de acordo com a imprensa americana, a Trump Media não foi diretamente afetada pela decisão de Moraes, mas afirmou que depende da tecnologia usada pela plataforma e, portanto, poderia ser prejudicada por decisões que afetem a rede social. Procurado pelo GLOBO, o STF não quis se manifestar sobre o caso.

Entenda o que é o Rumble

Fundado em 2013, o Rumble foi definido por seu criador e CEO, o empresário Chris Pavlovski, como uma plataforma de vídeos “imune à cultura do cancelamento”. A rede social abriga canais de influenciadores como Monark e Allan dos Santos, que tiveram perfis bloqueados no YouTube por determinações da Justiça brasileira. Fora do Brasil desde 2023, a empresa anunciou no início deste mês que retomará o funcionamento no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo