Fotos reproduzidas
A prefeitura de Buriticupu, município a 400 km da capital maranhense São Luís, decretou estado de calamidade pública, devido ao avanço de voçorocas. Essas crateras profundas, que podem chegar a centenas de metros de extensão, e dezenas de profundidade, são resultado de erosões provocadas pelas chuvas.
Em vídeo, publicado pelo perfil @marinhodrones no Instagram, é possível ver a dimensão da área já afetada. As imagens mostram, entre outras regiões, o povoado Terceira Vicinal.
Com o decreto, casas particulares poderão ser desapropriadas pelo risco de serem engolidas com o avanço progressivo das erosões.
Segundo a prefeitura, 1.200 pessoas e 250 moradias estão em áreas de encosta.
O decreto municipal prevê a troca das moradias atuais por outras, em localização segura, mas sem especificar onde. O texto determina que o processo de demolição e de reconstrução deverá ser endossado pela comunidade.
Segundo informações da Agência Brasil, o prefeito de Buriticupu, João Carlos Teixeira, se reuniu em Brasília com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar da liberação da ordem de serviços e contratações para início das obras emergenciais.
Metrópoles