Desafio para Lula, preocupação com a inflação avança entre brasileiros e chega a patamar argentino, mostra pesquisa

Lula com alimentos de agricultura familiar em Pernambuco — Foto: Ricardo Stuckert

Com um crescimento de sete pontos percentuais em um mês, a inflação, tema que vem mobilizando o governo Lula, foi a área de preocupação do brasileiro que mais cresceu em fevereiro, revela nova edição da pesquisa “What Wories The World”, do instituto Ipsos. O percentual populacional que diz se preocupar com o tema no Brasil (35%) supera numericamente a média global, de 32%, e aparece em patamarr semelhante ao observado na Argentina (36%). A margem de erro é estimada em 3,5 pontos percentuais.

O crescimento brasileiro foi de 12 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano passado. Em meio ao desafio de recuperar popularidade, o governo federal anunciou, na semana passada, um conjunto de medidas para conter a alta dos preços dos alimentos no país. A principal linha de ação é zerar o imposto de importação sobre diferentes produtos, como carne, café, açúcar, milho, óleo de cozinha e azeite.

Segundo a pesquisa, as três principais preocupações do brasileiro no ano passado, com 38% das menções para cada uma, foram: pobreza e desigualdade social, crime e violência, e saúde. CEO da Ipsos, Marcos Calliari avalia haver um “cenário de tensão” que é reflexo “das dificuldades acumuladas nos últimos meses, com uma sensação crescente de insegurança e precariedade”.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo