Foto: Ricardo Stuckert/PR
Questionado sobre a possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentar se reeleger em 2026, o ex-presidente José Sarney (MDB) afirmou que “é melhor sair [da política] muito bem do que já velho”. A fala foi feita em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste domingo (9).
Lula ainda não confirmou se será candidato à reeleição. No pleito de 2026, o petista terá 81 anos. “Só ele pode decidir [se será candidato]. Quando deixei de ser candidato, muita gente no Amapá pedia que eu fosse candidato. Achei que não deveria. É melhor sair muito bem do que já velho”.
Em fevereiro, Lula reconheceu que sua idade pode ser um problema para disputar a reeleição em 2026, mas admitiu a possibilidade.
“Se eu vou ser candidato ou não em 2026, tem uma discussão com muitos partidos políticos, com a sociedade brasileira. Eu tenho 79 anos, tenho que ter consciência comigo mesmo, não posso mentir para ninguém, e muito menos pra mim”, afirmou.
“Se eu estiver com 100% de saúde, se eu tiver com a energia que eu tenho hoje. […] Se eu estiver legal e achar que posso ser candidato, eu posso ser candidato”, acrescentou em entrevista à Rádio Clube do Pará.
A falta de um nome da esquerda preocupa o grupo político de Lula e lideranças do PT não cogitam a ausência do presidente nas eleições de 2026. Lula, inclusive, tem adotado discursos e ações de olho na próxima disputa presidencial, como a busca por uma solução para conter a alta nos preços dos alimentos e dos combustíveis, o que contribuiu para uma crise de popularidade do petista.
O Tempo