“Governo Lula é retrocesso e é pró-crime”, afirma Sergio Moro

Foto: Jefferson Rudy

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) comentou, em seu perfil na rede X, a decisão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de cancelar parcerias da corporação com a Polícia Federal (PF) e com Ministérios Públicos estaduais para combater o crime organizado. Em sua fala, Moro prometeu convocar o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para esclarecimentos, e afirmou que o governo Lula é “pró-crime”.

– Vamos convocar o Ministro da Justiça e Segurança Pública na Comissão de Segurança do Senado para explicar o motivo pelo qual desperdiça o potencial da PRF e adota políticas para facilitar a vida do crime organizado. Governo Lula é retrocesso e é pró-crime – escreveu.

A decisão de cancelar todos os acordos de cooperação técnica mantidos com os Ministérios Públicos estaduais e com a PF partiu do diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, que alegou ter observado “fragilidade jurídica” na atuação conjunta.

– Precisamos clarear melhor o devido respaldo jurídico e de regramento na cooperação entre os MPs e PF, para eliminar risco de questionamentos futuros no próprio judiciário – declarou Oliveira.

Na prática, a decisão faz com que os agentes que trabalhavam em parceria com os Grupos de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco’s), do Ministério Público; e com as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco’s), da PF, terão de retornar a suas unidades de origem.

Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo