Tripulação da nova missão chegou à ISS para substituir os atuais ocupantes. Dois astronautas estão há quase nove meses aguardando retorno à Terra.
A cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, atracou na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na madrugada deste domingo (16). A missão, realizada em parceria com a Nasa, tem o objetivo de trazer de volta à Terra dois astronautas que estão “presos” no espaço desde junho de 2024.
O foguete partiu na noite da última sexta-feira, às 20h04. A viagem, que poderia ser mais uma missão rotineira de rotação da tripulação da Estação Espacial Internacional, é responsável por resgatar Suni Williams e Butch Wilmore, a dupla de astronautas que está “presa” no espaço desde junho de 2024.
Transportando quatro astronautas, a cápsula partiu na sexta-feira (15) às 20h03 (horário de Brasília) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, impulsionada por um foguete Falcon 9. Após uma viagem de aproximadamente 29 horas, a espaçonave ancorou na ISS.
A missão é comandada pela astronauta norte-americana Anne McClain, com Nichole Ayers como piloto, além do japonês Takuya Onishi e do cosmonauta russo Kirill Peskov como especialistas. Eles substituirão a atual tripulação da Crew-9, em órbita desde setembro.
g1/O Globo