Padre que fez caridade no RN é declarado “Venerável” pela Igreja Católica

Foto: Reprodução

O Papa Francisco publicou nesta segunda-feira (31) um decreto tornando “Venerável” o padre José Antônio Maria Ibiapina, sacerdote brasileiro que viveu no século XIX. Nascido em Sobral, no Ceará, em 1806, ele foi ordenado sacerdote em 1853 e andou pelo sertão nordestino pregando e construindo casas de caridade para atender pessoas pobres do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No RN, além da Casa de Caridade de Santa Luzia de Mossoró, construiu mais duas instituições em Açu e Acari. As Casas recebiam e davam instrução às moças pobres e tratava dos doentes desvalidos. No final de 1875, o padre Ibiapina foi acometido por uma paralisia progressiva dos membros inferiores, sendo obrigado a se locomover numa cadeira de rodas. Tendo piorado irreversivelmente, faleceu em 19 de fevereiro de 1883.

“Foi reconhecido como venerável por sua existência exemplar, por ter vivido uma fé intensa, alimentada pela oração constante e pela Eucaristia e evidenciada por sua constante confiança em Deus e em sua Providência em cada escolha de vida. A fama de santidade que o acompanhou durante sua vida continuou após sua morte, acompanhada de testemunhos de graças”, divulgou o Vaticano.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Topo