Reuters/Kevin Lamarque
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou as regras sobre chuveiros e outros equipamentos que consomem água no país. Nessa quarta-feira (9/4), ele assinou um decreto que reverte normas das gestões de Barack Obama e Joe Biden que limitavam o fluxo de água em equipamentos como torneiras e lava-louças.
Ao anunciar a medida, o republicano criticou as gestões democratas e disse que gosta de lavar seu “lindo cabelo”. “Gosto de tomar um bom banho e cuidar do meu lindo cabelo”, disse Trump ao assinar a ordem executiva na Casa Branca. “Tenho que ficar debaixo do chuveiro por 15 minutos até conseguir me molhar. Sai gota por gota. É ridículo.”
As regras sobre o consumo de água já eram alvo de críticas de Trump há muito tempo. Durante seu primeiro governo, ele ordenou a flexibilização das restrições, mas Biden derrubou a decisão.
Até então, os Estados Unidos adotavam um padrão que estabelecia um limite de água por minuto para chuveiros e outros equipamentos. A nova ordem de Trump acaba com essas restrições.
Em um comunicado, a Casa Branca afirmou que Trump está “desfazendo a guerra da esquerda contra a pressão d’água”, restaurando “a liberdade de tomar banho”.
O presidente afirmou ainda que as restrições eram exageradas e faziam com que as pessoas gastassem mais tempo para realizar tarefas básicas.
Metrópoles