RUAS DO CENTRO DE MACAÍBA ALAGAM E ÁGUA INVADE CASAS E LOJAS

Fotos 1 e 2: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

As chuvas do fim de semana causaram prejuízos a comerciantes e moradores de Macaíba, na Grande Natal. Nas Avenida Jundiaí, no centro da cidade, a água invadiu casas e lojas.

O comerciante Edmilson de França foi um dos atingidos. Ele tem uma loja de roupas no centro e conta que a água subiu cerca de 50 centímetros dentro da loja. “Molhou muita mercadoria,. Eu cheguei aqui ontem 14h e só saí de madrugada tentando tirar a água. Hoje tá aqui o estrago. A gente nem calculou os prejuízos ainda”, disse.

Já a comerciante Ludmila Costa conseguiu retirar a mercadoria a tempo, mas ficou com o trauma de ter a loja – que foi inaugurada no sábado (2) – invadida pela água. “Inauguramos a loja no sábado e de noite começou a chover. Me ligaram dizendo que a água estava subindo e eu corri pra cá. Conseguimos tirar a mercadoria, mas fica o medo disso acontecer de novo”, contou.

Na manhã desta segunda-feira (4) a Avenida Jundiaí continuava alagada. A Prefeitura de Macaíba informou que desde as primeiras horas de domingo (3) uma força-tarefa envolvendo vários setores da administração atuavam para amenizar os problemas crônicos causados pelas fortes chuvas.

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou acumulado de chuvas acima de 200 milímetros (mm) na região Leste do Rio Grande do Norte nos primeiros quatro dias do mês de julho. Esses valores superam a média esperada para o mês inteiro nesta região, que era de 176,8mm.

Com informações do g1/RN.

PAPA FRANCISCO NEGA PLANO DE RENUNCIAR EM BREVE

Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

O papa Francisco desmentiu notícias de que planeja renunciar em futuro próximo. Ele disse que está a caminho de visitar o Canadá este mês e espera poder ir a Moscou e Kiev o mais rápido possível.

Em entrevista exclusiva à Reuters, em sua residência no Vaticano, Francisco também negou rumores de que tem câncer, brincando que seus médicos não lhe contaram nada sobre isso. Pela primeira vez, deu detalhes sobre a condição do joelho, que o impede de realizar algumas atividades.

Em conversa de 90 minutos na tarde de sábado (2), em italiano, sem a presença de assessores, o pontífice, de 85 anos, reafirmou sua condenação ao aborto, após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, no mês passado, que revogou o direito constitucional ao procedimento no país.

Rumores surgiram na mídia de que uma conjunção de eventos, no fim de agosto, incluindo reuniões com cardeais do mundo para discutir nova constituição do Vaticano, uma cerimônia para empossar novos cardeais e uma visita à cidade italiana de L’Aquila, poderia prenunciar uma saída.

L’Aquila está associada ao papa Celestino 5º, que renunciou ao papado em 1294. O papa Bento 16 visitou a cidade quatro anos antes de renunciar em 2013, o primeiro a fazê-lo em cerca de 600 anos.

Alerta e à vontade durante toda a entrevista, enquanto discutia questões internacionais e da Igreja, Francisco riu da ideia.

“Todas essas coincidências fizeram alguns pensarem que a mesma liturgia aconteceria”, disse ele. “Mas nunca passou pela minha cabeça. Por enquanto não, por enquanto não. Realmente!”

Francisco, no entanto, repetiu a posição declarada muitas vezes de que poderia renunciar algum dia se a saúde debilitada tornasse impossível dirigir a Igreja – algo que era quase impensável antes de Bento 16.

Questionado sobre quando achava que isso poderia acontecer, disse: “Não sabemos. Deus dirá”.

Por Philip Pullella / Reuters* / No Agência Brasil

EQUIPES DE EMERGÊNCIA DA DEFESA CIVIL DO RN ESTÃO EM ALERTA, DIZ FÁTIMA

Foto: Reprodução/Twitter

Devido as chuvas intensas que caíram durante o fim de semana nas cidades do RN, a governadora Fátima Bezerra,  anunciou nas redes sociais dela, neste domingo(03), que esteve  em contato com a Defesa Civil do Estado e  que as equipes de emergência estão em alerta máximo  e de prontidão, até que cesse o período crítico de chuvas.

A chuva que caiu em Natal  e em várias cidades do RN causou transtornos e prejuízos em várias regiões. Ruas alagadas e casas invadidas pela água fizeram parte do cenário do domingo (3) na capital potiguar.  Natal registrou vários pontos de alagamento. Além disso, em vários bairros a água invadiu casas e abriu crateras em ruas.

Fátima  também informou que a Defesa Civil do Estado está em contato com a defesa civil de Natal e as demais cidades.

UM DOS SUSPEITOS DE MATAR O POLICIAL CIVIL CLÁUDIO FERREIRA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Foto: Reprodução

Na noite deste domingo(3), por volta das 20h15, policiais militares entraram em confronto com um dos suspeitos de participação no homicídio do policial civil  Cláudio Ferreira da Silva, de 49 anos, na comunidade do Arenã, em São José de Mipibu.  A troca de tiros aconteceu durante patrulhamento no bairro do Igapó, na zona Norte de Natal.

O policial civil Cláudio Ferreira da Silva, mais conhecido por Cassinho, foi morto na última quinta-feira (30). Ele foi levado de dentro de casa e executado a tiros em uma área de coqueiral, próxima da residência dele, no distrito de Arenã, em São José de Mipibu.

O policial foi surpreendido por aproximadamente cinco indivíduos que entraram na residência dele pela porta dos fundos da casa. Dentro da residência, antes de sequestrarem o policial, esposa e filho do agente foram amarrados e tiveram seus celulares roubados. Com o agente policial os meliantes levaram uma pistola automática e um colete a prova de balas.

De acordo com a PM, uma equipe da Força Tática do 4º BPM estava em patrulhamento na rua Dona Isabel de Brito Lima quando recebeu informações de que um suspeito de ter participado do homicídio contra o agente estaria em uma residência na região.

Diante da informação, a equipe policial  fez deslocamento ao ponto informado, momento em que os militares foram surpreendidos por disparo de arma de fogo, efetuado pelo meliante acima descrito, ocasião em que os policiais revidaram, vindo a atingir o infrator, o qual foi socorrido ao Hospital Santa Catarina, zona norte de Natal/RN, onde veio a óbito.

Com o acusado, de 20 anos de idade, foi apreendida uma arma de fogo, tipo revólver, calibre 38, numeração de série D505359, com 04 munições intactas e 01 deflagrada, arma esta utilizada pelo agressor para investir contra a equipe policial. Com informações do Plantão Policial RN.

SENADO QUER DISCUTIR FIM DA REELEIÇÃO PRESIDENCIAL E MANDATOS DE CINCO ANOS

Foto: Ilustrativa/Agência Brasil/Antonio Cruz

O Senado pretende analisar até o fim deste ano uma proposta de emenda à Constituição que sugere o fim da reeleição aos cargos de presidente, governador e prefeito, além de estabelecer que o mandato dos chefes de Executivo seja ampliado de quatro para cinco anos. A tendência é de que o tema entre na pauta após as eleições e, caso seja aprovado, valha a partir de 2026.

A PEC sobre o assunto foi apresentada em junho pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO). O parlamentar defende a extinção da possibilidade de recondução ao Executivo por entender que quem está no exercício do cargo tem vantagem em relação aos demais candidatos, podendo vencer a eleição com mais facilidade.

“Após outubro, que aprovemos o fim da reeleição para dar mais equilíbrio às disputas eleitorais, reafirmando o princípio da alternância do poder, e prejudicar menos o Brasil. As futuras gerações certamente vão agradecer”, afirma.

Proposta não vingou no passado

Essa não é a primeira vez que uma proposta para acabar com a reeleição ao Executivo entra na pauta do Congresso. Entre 2015 e 2016, os parlamentares se debruçaram sobre uma PEC de reforma eleitoral que previa o mesmo ponto sugerido agora. Apesar de a matéria ter sido aprovada pela Câmara e o Senado, o trecho que tratava do fim da recondução foi desmembrado do texto. Uma nova proposta específica para o tema foi criada, mas ela acabou arquivada em 2018.

Na Câmara, uma PEC feita em 2003 também propunha extinguir a reeleição. O texto, entretanto, começou a avançar apenas em 2017. Ao longo das análises por comissões, a redação da proposta foi alterada e, novamente, os parlamentares decidiram descartar a parte sobre recondução de presidente, governador e prefeito. A PEC está pronta para ser votada no plenário desde então. Naquele ano, o texto até entrou na pauta, mas a análise foi adiada quatro vezes e nunca mais recebeu a atenção dos deputados.

A hipótese de acabar com a reeleição tem o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que diz que “seria muito bom para o país se houvesse o fim da reeleição”. Ele prometeu a Kajuru dar as condições para que o texto seja analisado, apesar de o histórico recente ser desfavorável à ideia.

“Eu tenho certeza de que o Congresso Nacional vai se debruçar sobre essa matéria. Acredito que há certa simpatia e adesão a essa tese do fim da reeleição no Senado Federal. Vejamos, agora, o melhor momento para debater a ideia e construir uma proposta que certamente será muito útil ao país”, destaca.

Na opinião de Pacheco, “a gestão pública feita sem o propósito de uma reeleição normalmente é uma gestão pública mais criteriosa e mais afeita a realizações imediatas sem populismo e sem intenção eleitoral”.

R7

LUCIANO HUCK DANÇA COM A FILHA, EVA, NO ‘DOMINGÃO’ E SURPREENDEM COM COREOGRAFIA

Eva e Luciano Huck – Foto: Reprodução / Globo

O apresentador Luciano Huck surpreendeu o público ao dançar na grande final da Dança dos Famosos, do Domingão com Huck, neste final de semana. Ele contou com a parceria da filha caçula, Eva, em uma coreografia animada e divertida.

Com look de gala, ele dançou ao vivo com a filha no palco da atração. A pequena Eva deu um show e atraiu todos os olhares. Com look de bailarina, ela mostrou todo o seu talento e foi muito aplaudida.

No final da apresentação, Huck demonstrou todo o seu orgulho pelo talento da filha. “Quando você for grande, a gente vai lembrar desse momento. Você arrebentou e eu só fiz isso por sua causa. A gente brinca que a Angélica pariu a mini Claudia Raia”, disse ele.

Caras/UOL

NATAL SUSPENDE RETOMADA DAS AULAS APÓS FORTES CHUVAS

Foto: Ilustrativa/Secom/PMN

Após o prefeito Álvaro Dias decretar estado de calamidade pública, a Secretaria Municipal de Educação de Natal suspendeu a retomada do ano letivo que estava previsto para esta segunda-feira (04).

Em nota, a SME destacou ainda que equipes da pasta estão acompanhando a situação das unidades que precisam de manutenção após as fortes chuvas desse domingo (03).

“Comunicamos também que a equipe da SME-Natal está acompanhando a situação das unidades de ensino que estão necessitando de manutenção.  Portanto, é de fundamental importância que os diretores mantenham o diálogo com a SME”, destacou.

Ainda de acordo com a secretaria, a data do retorno das aulas vai ser avaliada nesta segunda-feira. “Contamos com a compreensão de toda comunidade escolar”, finalizou.

Rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN) orientou a suspensão das aulas, principalmente em Natal, Parnamirim e Ceará-Mirim, nesta segunda-feira (04).

Em comunicado, a secretaria recomendou ainda que sejam feitas vistorias nas escolas que sofreram algum alagamento, antes da retomada das atividades com estudantes e profissionais, como medida de segurança.

“A SEEC coloca-se à disposição para colaborar em qualquer emergência, solicitando a compreensão nesse momento de calamidade para o povo potiguar”, apontou.

Com informações do Portal Tropical.

APÓS CRATERA SE ABRIR, TRECHO DA BR-226 EM NATAL É INTERDITADO POR TEMPO INDETERMINADO

Foto: PRF/Divulgação

Um trecho da BR-226 foi interditado por tempo indeterminado após uma cratera se abrir e a via ser tomada pela terra que deslizou de ruas de Felipe Camarão após as chuvas deste domingo (3).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a via está totalmente interditada nos dois sentidos – na altura do KM 4 – e não há previsão de liberação.

Em Felipe Camarão, rua cedeu e abriu cratera durante as chuvas — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Em 12 horas, choveu mais da metade do previsto para todo o mês de julho na capital, segundo a Emparn. São esperadas chuvas de até 245 milímetros para o mês e somente neste domingo choveu 148 mm.

No bairro Felipe Camarão, a força das chuvas abriu várias crateras na Rua Mirassol – que termina na BR-226. O piso de uma oficina cedeu e o imóvel esmagou um carro. O morador Francisco Marriro mora ao lado da oficina e teme que a casa dele também desabe. “A gente tá com muito medo, o risco aqui tá grande. Tô com medo de ficar sem casa”, disse.

Pontos de alagamento

As chuvas causaram pontos de alagamento em todas as regiões da cidade. Na Rua da Saudade, em Nova Descoberta, um carro ficou quase encoberto pela água após o motorista tentar passar pela área alagada. Com informações do g1/RN.

 

EM NÍSIA FLORESTA FÁBIO DANTAS RECEBE O APOIO DO PREFEITO DANIEL MARINHO

Foto: Fábio Dantas, Marcelo Mesquita, Robinson Faria, Daniel Marinho, Lula e Zé Nilton. – Reprodução

O pré-candidato a governador Fábio Dantas(SDD), recebeu neste sábado(02), o apoio do prefeito do município de Nísia Floresta, Daniel Marinho(PSDB). Agradecido pelo apoio recebido Fábio Dantas disse que “contar com o apoio do prefeito Daniel Marinho é a certeza de que a caminhada pelos municípios não é em vão”. “Obrigado Daniel, vamos juntos devolver educação, saúde, segurança e empregos para todos os norte-rio-grandenses”, agradeceu Fábio Dantas.

Foto: Marcelo Mesquita, Daniel Marinho, Robinson Faria, Marize Leite – Reprodução

Daniel Marinho acolheu Fábio Dantas ladeado da vice-prefeita Marize Leite(PSDB), dos vereadores Marcelo Mesquita(Presidente da Câmara Municipal) e Zé Nilton(PSDB), além de lideranças municipais. O pré-candidato a deputado federal Robinson Faria(PSD) também participou do encontro em Nísia Floresta.

PARABÉNS PARA O ANIVERSARIANTE DO DIA, O PATRIARCA JOÃO BARBOSA DA SILVA

João Barbosa e os filhos João Barbosa Filho (Joãozinho) e Wellington Barbosa –  Foto: Reprodução

Hoje é dia de parabenizar o amigo conterrâneo João Barbosa da Silva, patriarca da família Barbosa em São José de Mipibu. Servidor público federal aposentado, João Barbosa reside entre os seus no centro da cidade de São José de Mipibu, lugar onde é estimado por todos.

Desejamos para o aniversariante deste domingo(03), bençãos divinas e uma vida de paz,  saúde e vida longa!

PARTE DO TETO DO HOSPITAL DEOCLÉCIO MARQUES DESABA E EQUIPAMENTOS DE PONTA SÃO COMPROMETIDOS

Foto: Reprodução

Chega ao Blog informações sobre o teto da sala de comando dos computadores do Hospital Deoclécio Marques, localizado no bairro de Santos Reis, em Parnamirim, caiu em decorrência das chuvas deste domingo (3), danificando um aparelho de tomografia computadorizada avaliado em R$ 2 milhões.

No áudio encaminhado uma funcionária relata que alguns equipamentos estão com mal funcionamento devido a queda de energia.

EM 12H, CHOVE EM NATAL MAIS DA METADE DO VOLUME ESPERADO PARA TODO O MÊS DE JULHO, DIZ EMPARN

No bairro de Nova Descoberta, ruas próximas a uma lagoa de captação ficaram alagadas — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

Natal registrou, nas últimas 12 horas, 148 milímetros de chuvas. O volume é mais da metade de toda a precipitação esperada para o mês de julho que é de 245 milímetros, aponta a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Os 148,9 mm registrados compreenderam o período entre 1h e 13h deste domingo (3), de acordo com o monitoramento pluviométrico feito pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em estação instalada no bairro de Ponta Negra.

A chuva causou alagamentos em diversos pontos da cidade, abriu crateras e invadiu casas.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, equipes estão em estado de alerta em decorrência das fortes chuvas. A entidade emitiu, nesta manhã, alertas de deslizamentos de terra e alagamento para todo o estado.

Até a manhã deste domingo (3), a entidade não foi acionada, mas está mantendo contato com as coordenadorias municipais, sobretudo dos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Extremoz e Nísia Floresta.

Já a Defesa Civil de Natal orientou que, só se locomover em extrema necessidade e evitar áreas alagadas ou áreas próximas a árvores. Com informações do g1/RN.

PRESIDENTE LICENCIADA DO SINDICATO DESABAFA SOBRE PRISÃO DO HOMEM QUE MATOU POLICIAL PENAL; “INFELIZMENTE ELE FOI PRESO E AINDA PERMANECE VIVO”

Foto: Reprodução

A Presidente licenciada do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (SINDPPEN), Vilma Batista gravou um vídeo em  Nova Cruz, após a prisão de Alberto Arnaud dos Santos, o “Pescocinho”, preso pela morte do policial penal Josinaldo dos Santos Queiroz, de 42 anos, na noite de sábado (2), em um bar, na cidade de Nova Cruz.

“Estamos aqui na Delegacia de Nova Cruz, infelizmente prenderam este vagabundo que deveriam ter matado esse vagabundo. Um vagabundo, um verme como esse deveria ser morto. Pra gente não foi feita justiça. Pra gente é uma impunidade porque ele vai continuar vivo sendo tratado dentro do sistema prisional como pessoa, o que não deveria, porque ele é um vagabundo, um demônio e quem perdeu a vida foi o policial penal”, disse.

“Ele deveria estar morto neste exato momento, infelizmente ele foi preso e ainda permanece vivo”, finalizou.

O policial penal, Josivaldo Queiroz, 42 anos, mais conhecida como “Baiano”,  lotado na penitenciária de Nova Cruz, foi friamente assassinado a tiros e golpes de faca, no final da noite deste sábado (02), em um bar, também na cidade de Nova Cruz, distante 109 quilômetros de Natal.

Ele bebia em um bar quando teve a arma tomada pelo executor que efetuou vários disparos à queima roupa contra o policial e depois ainda o esfaqueou. O criminoso fugiu levando a motocicleta do agente.

Testemunhas afirmaram que o assassino se aproximou da vítima pedindo um cigarro e em seguida agiu.

WALKYRIA SANTOS E WALDONYS SÃO AS ATRAÇÕES PRINCIPAIS EM CAMPINA GRANDE, NESTE DOMINGO

Walkyria Santos  — Foto: Márcio Macena/Divulgação

O São João 2022 de Campina Grande segue até o próximo dia 10 de julho. Neste domingo (3), sobem ao palco principal do Parque do Povo o cantor Walkyria Santos, Henry Freitas, Waldonys, Niedson Lua e Laís Menezes. Os shows começam a partir das 20h.

Shows do São João de Campina Grande neste domingo (3):

  • Walkyria Santos
  • Henry Freitas
  • Waldonys
  • Niedson Lua
  • Laís Menezes

O grande homenageado da edição 2022 d’O Maior São João do Mundo é o cantor Genival Lacerda, morto em 2021 por sequelas da Covid-19.

No Parque do Povo, uma área de 42,5 mil metros quadrados onde os shows acontecem, há cinco palcos, duas ilhas de forró e cerca de 400 comerciantes envolvidos na venda de comidas e bebidas. Com informações do g1/PB.

Topo