FÁTIMA BERNARDES ESTÁ COM CÂNCER DE ÚTERO

A apresentadora Fátima Bernardes revelou nesta quarta-feira (02) que está com câncer de útero. A jornalista disse que descobriu a doença durante exames de rotina e que o problema está no estágio inicial. “Estou bem. Depois de uma série de exames de rotina, hoje recebi o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial. Vou me afastar por uns dias do trabalho pra fazer a cirurgia”, escreveu Fátima.

Ela continuou falando sobre o diagnóstico na legenda de uma foto em seu Instagram. “Como sempre usei minhas redes com total franqueza e verdade, preferi eu mesma passar essa informação para todos que me acompanham. Enquanto isso, aproveito o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos. E já agradeço pelo carinho, pelas boas energias de todos aqui. Logo, logo estarei de volta para nossos encontros”, finalizou.

DESMANCHE DE CARROS PROVOCA GRANDE INCÊNDIO EM MATA NO VALE DO CEARÁ-MIRIM

Um incêndio de grandes proporções se espalhou pelo Vale do Ceará-Mirim por três dias. De acordo com moradores da área, a região mais afetada é o Parque Boca da Mata.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte esteve no local nesta quarta-feira (02) e identificou que as chamas começaram em um desmanche de carros. A investigação ficará por conta da Delegacia Especializada em Defesa ao Meio Ambiente (Deprema).

Imagens aéreas foram publicadas pelo Coletivo Indígena do Vale do Ceará-Mirim mostrando a extensão da queimada. O fogo consumiu quilômetros de Mata Atlântica.

“A quem interessa a destruição de nossa floresta sagrada? A quem interessa a destruição dessa terra cheia de vida? O agronegócio e a área imobiliária que vê ali uma valorizada área para construção de conjuntos habitacionais talvez tenham as respostas”, questionou o coletivo indígena, clamando por ajuda das autoridades públicas.

De acordo com o coletivo a área estava sendo devastada pelas chamas desde o domingo (29) e nesta quarta-feira (02) ainda havia fogo. O Corpo de Bombeiros do RN informou que atendeu a uma ocorrência na região de Ceará-Mirim, próximo às margens da BR-406, no domingo (29) e que as chamas foram controladas naquela noite. Outros órgãos estiveram engajados durante o combate, como a Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal, Grupamento de Bombeiros Civis e Polícia Militar.

COVID: BRASIL REGISTRA 698 ÓBITOS E 49 MIL CASOS NAS ÚLTIMAS 24H

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (2). Foram registrados 698 óbitos nas últimas 24h, totalizando 174.515 mortes. São 49.863 novos casos de coronavírus registrados, no total 6.436.650 pessoas já foram infectadas.

O número total de recuperados do coronavírus é 5.698.353, com o registro de mais 41.855 pacientes curados. Outros 563.782 pacientes estão em acompanhamento.

NOVAS REGRAS NO EXAME DE ORDEM SERÃO APRESENTADAS NESTA QUINTA-FEIRA (3)

Próximo domingo (6), a Ordem dos Advogados do Brasil realiza a 2ª Fase do XXXI Exame de Ordem Unificado, em todo país. E para esclarecer as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus, a Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/RN, presidida por Ricardo Lucena, promoverá nesta quinta-feira (3), às 16h, por transmissão ao vivo, no Canal da OAB/RN no Youtube, o evento “Novas Regras no Exame de Ordem em Tempos de Pandemia”.

Na ocasião, representantes da Comissão Nacional do Exame de Ordem apresentarão as regras a serem observadas pelos examinandos. Participam do evento a presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/PI, Raíssa Mota; Taciana Omena, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/AL e membro da CONEOR; o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros e o secretário-geral da OAB Nacional, Beto Simonetti.

Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/RN, Ricardo Lucena, são regras direcionadas a observância de protocolos sanitários. “Essa é uma oportunidade esclarecermos eventuais dúvidas. Podemos citar que  entre as regras para este Exame está a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual, bem como a aferição de temperatura”, explica.

 

BAIRROS DA ZONA NORTE TERÃO ABASTECIMENTO SUSPENSO NESTA QUINTA-FEIRA (3)

Conforme divulgado na última sexta-feira (27), dez bairros da Zona Norte de Natal terão o abastecimento afetado por uma parada nesta quinta-feira (3).

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai realizar serviços no baixo recalque de Extremoz e na Zona 14 da região, havendo a necessidade de parada no sistema.

A Caern está adequando seus sistemas ao mercado livre de energia, e definiu programações de paradas no fornecimento em todo o Estado, a fim de executar o serviço, sempre em parceria com a companhia de energia elétrica.

O abastecimento estará suspenso das 6h até as 18h em Igapó, Potengi, Redinha, Salinas, Jardim Lola, Amarante, Golandim e Nossa Senhora da Apresentação. Os bairros Lagoa Azul e Pajuçara também serão afetados, mas de forma parcial.

A normalização completa do abastecimento depois do sistema voltar a funcionar se dará em até 72 horas.

SENAC RN ESTÁ ENTRE OS 100 LUGARES MAIS INCRÍVEIS PARA TRABALHAR NO BRASIL

Em cerimônia de premiação on-line realizada nesta terça-feira (01), a Fundação Instituto de Administração (FIA) e o Portal UOL anunciaram o Senac RN como um dos “100 Lugares Mais Incríveis para Trabalhar no Brasil”. 

A premiação traz o ranking das 100 empresas no país com os mais altos índices de satisfação dos seus colaboradores e é baseado na pesquisa Employee Experience, elaborada por pesquisadores da FIA.

Cerca de 320 empresas participaram da seleção do prêmio, que ocorreu entre os meses de agosto e setembro, contemplando um questionário respondido pelo RH sobre mais de 300 práticas de gestão e análise de um conjunto de 100 frases assertivas sobre clima e cultura corporativa, onde funcionários indicaram, em anonimato, se concordam ou discordam.

Instituição vinculada ao Sistema Fecomércio RN, o Senac é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que investe recursos na qualificação e formação profissional. Atualmente, tem mais de 440 colaboradores no estado e possui oito unidades fixas, localizadas nos municípios de Natal, Caicó, Assú e Mossoró.

MUTIRÃO DE MAMOGRAFIA DA PREFEITURA ESTÁ NAS ROCAS ATÉ SEXTA

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Saúde de Natal (SMS-Natal), em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecem, de hoje (2) até sexta-feira (4), exames gratuitos de mamografia para as moradoras da zona Leste de Natal. A unidade móvel de mamografia vai ficar estacionada na UBS Rocas, na Rua Francisco Bicalho, S/N, localizada no Bairro das Rocas.

A Unidade Móvel funciona das 7h30 às 16h30. Mulheres acima de 40 anos podem procurar o local apresentando RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Não necessita de exame de requisição para receber o atendimento.

O câncer de mama tem cura se detectado a tempo. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante para o êxito no tratamento. Os exames retornaram mesmo na pandemia do novo coronavírus, mas estão sendo adotadas todas as medidas protetivas necessárias para garantir a segurança das pacientes e dos profissionais, minimizando assim os riscos de contaminação pela covid-19.

APRESENTADORA PALMIRINHA É INTERNADA EM SÃO PAULO APÓS PASSAR MAL

A apresentadora Palmirinha Onofre, de 89 anos, foi internada nesta quarta-feira, 2, no Hospital Oswaldo Cruz em São Paulo após passar mal na madrugada. Segundo a assessoria da artista, exames apontaram uma “baixa de sódio no sangue” e ela foi internada para reposição.

“A Palmirinha está internada. Passou mal ontem. Teve vômitos e a família resolveu levá-la ao pronto-socorro. Os primeiros exames diagnosticaram baixa de sódio no sangue”, relatou a assessoria em nota enviada para o Estadão. Foi informado que a medida foi uma decisão “por precaução” da geriatra da apresentadora.

Até o momento, não há previsão de alta e não foram liberadas atualizações sobre o estado de saúde de Palmirinha. A apresentadora ficou internada entre os dias 22 e 28 de outubro devido a uma infecção urinária. “Não foi dessa vez que a Palmirinha foi, não!”, disse ela à época.

Palmirinha está isolada em casa, junto com a família, devido à pandemia do novo coronavírus, já que ela faz parte do grupo de risco para a doença devido a sua idade.

Fonte: Estadão Conteúdo

OMS DESACONSELHA USO DE MÁSCARAS COM VÁLVULA

A OMS (Organização Mundial de Saúde) emitiu nesta quarta-feira (2) novas recomendações sobre o uso de máscaras durante a pandemia da covid-19, que entre outras coisas, desaconselham o uso daquelas que contam com válvulas.

De acordo com o nova guia sobre a utilização do item, o usuário, seja funcionário da saúde ou integrante da população em geral, poderia exalar um ar não suficientemente filtrado.

A OMS, dessa forma, mantém a recomendação para que médicos, enfermeiros, entre outros, sigam usando as máscaras específicas, com maior capacidade de proteção e risco de contágio aéreo, como N95, FFP2, FFP3, por exemplo, em áreas de atendimento a pacientes com sintomas da covid-19.

Para o público em geral, em áreas de transmissão comunitária do novo coronavírus, a agência recomenda o uso de máscaras não médicas (por exemplo, máscaras de pano) em áreas internas como lojas, escritórios ou escolas, se uma distância física de pelo menos um metro entre os presentes não puder ser garantida.

As máscaras médicas são recomendadas, principalmente, para grupos de risco, como idosos e pessoas com doenças pulmonares crônicas, câncer, diabetes ou problemas cardiovasculares, em contextos onde a distância física de pelo menos um metro não possa ser garantida.

Finalmente, a OMS não recomenda o uso de máscaras para crianças menores de cinco anos de idade, enquanto para aquelas entre seis e 11, as decisões devem ser tomadas levando em conta diferentes fatores, como a transmissão do vírus na comunidade, capacidade das crianças de usar o aparato, ambiente social e cultural.

As mesmas recomendações são aplicadas para crianças acima de 12 anos de idade e a adultos, conclui a OMS.

Nas máscaras de pano, a organização mantém a orientação de que, idealmente, sejam feitas com três camadas: uma exterior impermeável, uma interior que permita a passagem de umidade e uma camada filtrante intermediária.

Fonte: R7

GOVERNO DO RN ABRE LICITAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE EPIS PARA OS HOSPITAIS DA REDE ESTADUAL

O Governo do RN abriu licitação para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o enfrentamento e combate ao novo coronavírus para todos hospitais da rede que fazem parte do Plano de Contingência da Covid-19 no Estado. As empresas interessadas devem enviar suas propostas até às 9h desta sexta-feira (4) pelo site www.licitacoes-e.com.br.

Serão comprados quase 2 milhões de unidades dos mais variados equipamentos, desde avental hospitalar dos tipos cirúrgico e de PVC, luvas, máscaras e toucas, até sapatilhas hospitalares. O investimento se dará por meio do Governo Cidadão, da Secretaria de Saúde Pública (SESAP), e de dotação orçamentária garantida pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial. A estimativa de acordo com as pesquisas mercadológicas é de que a aplicação seja de aproximadamente R$ 4,7 milhões.

O certame acontecerá a partir da modalidade de Pregão Eletrônico, quando vence a empresa que atinge a todos os requisitos e tem o menor preço. O Edital encontra-se disponível no site do Governo Cidadão na aba de licitações. Outros esclarecimentos necessários podem ser feitos pela Comissão Especial Mista de Aquisição e Licitação do Governo Cidadão, localizada na Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças do RN (SEPLAN), no Centro Administrativo do Estado, por meio do telefone (84) 3232.1964, do e-mail: [email protected] ou, ainda, no www.licitacoes-e.com.br.

PROJETO GARANTE À VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA ACESSO GRATUITO A TRANSPORTE PÚBLICO INTERESTADUAL

O Projeto de Lei 5264/20 garante à mulher em situação de violência doméstica e familiar e aos seus dependentes, financeiramente vulneráveis, o acesso gratuito ao sistema de transporte público coletivo rodoviário interestadual durante 30 dias, contados a partir do registro da ocorrência na polícia.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto insere a medida na Lei Maria da Penha.

“A mulher vítima de violência doméstica é, em regra, dependente financeiramente do marido ou companheiro, o que lhe impede de efetuar os deslocamentos necessários”, afirma o autor da proposta, deputado Denis Bezerra (PSB-CE).

Para ele, a medida proposta é necessária para que a mulher possa interromper os abusos sofridos e quebrar o ciclo de violência.

O projeto prevê que o Poder Executivo regulamente a lei no prazo de 60 dias, caso aprovada, estabelecendo normas e critérios para a concessão do benefício.​

 

 

PROJETO ANULA DECISÃO DA ANEEL QUE TORNA CONTA DE LUZ MAIS CARA EM DEZEMBRO

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 495/20 suspende um despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), publicado na segunda-feira (30 de novembro), que determinou que a conta de luz do mês de dezembro terá bandeira vermelha Patamar 2.

Isso significa que desde terça (1º) cada 100 quilowatts-hora consumidos terão uma cobrança adicional de R$ 6,243, o preço mais alto que a energia pode ter no País para os consumidores atendidos pelas companhias de distribuição.

O projeto, que tramita na Câmara dos Deputados, foi apresentado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE). Outras duas propostas semelhantes também estão em análise na Casa. Trata-se dos PDLs 496/20 e 497/20, dos deputados Celso Sabino (PSDB-PA) e Cássio Andrade (PSB-PA).

 

 

COVID-19: VOLUME DE VACINAS AINDA É INSUFICIENTE PARA ATENDER O BRASIL

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (2) que, apesar de haver competição para a produção e venda de vacinas contra a covid-19 e uma campanha publicitária muito forte por parte das empresas que estão desenvolvendo o imunizante, na prática, a capacidade de atender o Brasil não é suficiente na maioria dos casos.

“Ficou muito óbvio que são muito poucas as fabricantes que têm a quantidade e o cronograma de entrega efetivo para o nosso país. Quando a gente chega ao final das negociações e vai para o cronograma de entrega, fabricação, os números são pífios. Números de grande quantidade, realmente, se reduzem a uma, duas ou três ideias. A maioria fica com números muito pequenos para o nosso país”, disse o ministro, em audiência pública na comissão mista do Congresso que acompanha as ações do governo contra a covid-19.

“Uma produtora lança uma campanha publicitária de que já fez, de que está pronto, está maravilhoso. Quando você vai apertar, a história é bem diferente, como tudo na vida. Na hora que você vai efetivar a compra, vai escolher, não tem bem aquilo que você quer, o preço não é bem aquele, e a qualidade não é bem aquela”, acrescentou.

QUANTIDADE

Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é que o Brasil receba 15 milhões de doses de vacina contra covid-19 em janeiro e fevereiro – número que deve chegar a 100 milhões de doses no primeiro semestre e a 160 milhões a mais no segundo semestre do próximo ano.

Técnicos da pasta lembraram um acordo bilateral de transferência de tecnologia com a AstraZeneca/Oxford, por intermédio da Fiocruz, de R$ 1,9 bilhão, e um acordo multilateral com a Covax Facility, no valor de R$ 2,5 bilhões, cujos recursos estão encaminhados por meio de medida provisória. Segundo Pazuello, isso possibilitará a produção de vacinas de maneira autônoma no país a partir do segundo semestre de 2021.

Fonte: Agência Brasil

PROCON-SP DETERMINA QUE APPLE FORNEÇA CARREGADOR PARA QUEM COMPRAR IPHONE 12

O Procon-SP vai exigir que a Apple forneça o carregador de bateria do iPhone 12 aos clientes que adquirirem smartphones dessa linha, lançada em outubro sem incluir este item —que vinha com modelos anteriores do celular da marca.

A norma deverá valer para consumidores do estado de SP que solicitarem o carregador. Em outubro, o Procon-SP notificou a Apple pedindo explicações sobre o motivo de a linha de iPhone 12 não fornecer carregadores aos clientes.

O órgão de defesa do consumidor alega que o dispositivo é essencial para o uso do produto. O órgão também afirma que a empresa não comprovou o ganho ambiental com a medida e aponta que ela não assegura que a utilização de carregadores antigos não trará recusa para eventuais reparos do produto na garantia. A Apple não quis se manifestar.

Fonte: Folha de S.Paulo

APÓS RECUSA DE UNIVERSIDADES, MEC DESISTE DE RETORNO DAS AULAS EM JANEIRO

Foto: Geraldo Magela

O ministério da Educação recuou e decidiu revogar a portaria em que determina o retorno das aulas presenciais das universidades a partir de janeiro, depois de uma série de repercussões negativas. O ministro, Milton Ribeiro, afirmou à CNN que irá abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico antes de tomar nova decisão.

O ministério foi criticado por universidades que se recusaram a voltar às aulas porque não consideram que este seja o melhor momento. “Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento”, afirmou o ministro à coluna.

Na contramão de novas medidas de restrição que vem sendo adotadas nos Estados, o ministério havia decidido liberar a volta de estudantes universitários para dentro das salas de aula.

Perguntado sobre o que levou o ministério a editar a portaria, o ministro afirmou que consultou mantenedores de universidades antes e que não esperava tanta resistência. “A sociedade está preocupada, quero ser sensível ao sentimento da população”, disse à CNN.

De acordo com Milton Ribeiro, agora o ministério vai liberar o retorno às aulas somente quando as instituições também estiverem confiantes de que as aulas podem ocorrer em segurança.

Fonte: CNN Brasil

Topo