ANVISA AUTORIZA MUDANÇAS EM TESTE DA VACINA DE OXFORD

Foto: Itamar Crispim/Fiocruz

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou mudanças no protocolo do teste com a chamada “vacina de Oxford”, objeto de um dos ensaios clínicos em curso no Brasil e apontada por pesquisadores e pelo governo federal como uma das alternativas mais promissoras de prevenção da covid-19.

A alteração é a aplicação de uma dose de reforço, totalizando duas doses em vez de uma, como originalmente havia sido proposto. Essa parcela adicional de vacina será ministrada tanto para os que já haviam recebido a substância quanto para os voluntários que ainda receberão a vacina. No primeiro caso, o intervalo entre uma e outra será de quatro semanas.

A medida foi tomada a pedido dos responsáveis pela pesquisa. A mudança se deve ao fato de alguns estudos indicarem que a aplicação de duas doses pode produzir resultados mais efetivos na imunização.

Outra atualização foi a ampliação da faixa etária do grupo participante da pesquisa. Originalmente eram admitidas pessoas de 18 a 55 anos. A idade limite foi estendida para até 69 anos, incluindo uma faixas de idosos, o segmento que mais morre em função da covid-19.

A “vacina de Oxford” passou a ser conhecida popularmente por este apelido por se tratar de uma pesquisa capitaneada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com o laboratório Astrazeneca.

O governo brasileiro celebrou um acordo com os agentes responsáveis para que o Brasil tenha preferência na aquisição de insumos e da transferência de tecnologia. O acerto inclui a pré-compra de insumos para 30 milhões de doses em dezembro e o repasse de tecnologia para a fabricação no país de mais 70 milhões de doses ao longo do ano de 2021.

A produção ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Na semana passada, o governo federal editou Medida Provisória alocando R$ 1,99 bilhão em recursos para o custeio da aquisição dos insumos e transferência de tecnologia da vacina.

A vacina

Desenvolvida pela Universidade de Oxford, a vacina foi elaborada através da plataforma tecnológica de vírus não replicante (a partir do adenovírus de chimpanzé, obtém-se um adenovírus geneticamente modificado, por meio da inserção do gene que codifica a proteína S do vírus SARS-COV-2, do novo coronavírus). De acordo com o governo, embora seja baseada em uma nova tecnologia, esta plataforma já foi testada anteriormente para outras doenças, como, por exemplo, nos surtos de ebola e Mers (síndrome respiratória do Oriente Médio causada por outro tipo de coronavírus) e é semelhante a outras plataformas da Bio-Manguinhos/Fiocruz, o que facilita a sua implantação em tempo reduzido. A vacina está na Fase 3 dos ensaios clínicos, que é a última etapa de testes em seres humanos para determinar a segurança e eficácia.

Agência Brasil

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA RECEBE COMANDANTE DA AERONÁUTICA NO NORDESTE

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira de Souza recebeu nesta segunda-feira (10) em visita protocolar do Comandante do Comando Aéreo Nordeste (Comar), o Brigadeiro de Ar César Faria Guimarães que assume a direção das ações da Aeronáutica do Nordeste e a reativação da Base Aérea de Natal, sob o comando do Coronel Intendente Elésio Martins Ferreira.

O brigadeiro assume o Comando Aéreo Nordeste que atua nas Bases Aéreas de Fortaleza, Salvador, Recife e Natal, capitais dos estados nordestinos. Dessa forma, está instalada no RN a única base com unidade aérea do Nordeste.

No Rio Grande do Norte, a base aérea de Natal foi reativada e segue programação de operação de voos, além de mais dois esquadrões operacionais: o esquadrão de busca e salvamento e esquadrão de transporte aéreo logístico.

Criando dois comandos em projeto piloto, com a pretensão de criação dos oito comandos, referente aos estados sob o comando do antigo COMAR II com medidas de economicidade; aprimoramento administrativo e operacionalização.

GOVERNO ANUNCIA PROJETO DE LEI QUE BENEFICIARÁ MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A governadora Fátima Bezerra anunciou, nesta segunda-feira (10), o envio à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei (PL) que institui e disciplina a Lei Geral da Micro e Pequenas Empresas no estado. Até hoje o RN não possui uma lei geral, em âmbito estadual, que favoreça este setor, apesar de todos os municípios terem leis próprias. O anúncio foi feito ao lado do vice-governador Antenor Roberto, em reunião na sede do Sebrae-RN, em Natal, e o projeto deve ser encaminhado ainda nesta semana.

Após tramitar na Assembleia Legislativa, a expectativa é que o dispositivo seja aprovado para ser sancionado pela governadora. A ação amplia a geração de emprego e renda e se torna uma importante estratégia de enfrentamento à crise econômica causada pela pandemia.

A elaboração do projeto passou por diversos órgãos do Governo do RN como as Secretarias de Tributação, Administração e Desenvolvimento, Idema, Procuradoria Geral do Estado – PGE, Jucern e Casa Civil para que fosse compatível com todos os decretos e dispositivos legais estaduais e federais. O documento também foi amplamente debatido com o Sebrae-RN, entidade que promove a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e estimula o empreendedorismo.

TSE- SANDRO PIMENTEL TEM MANDATO CASSADO, PORÉM A DECISÃO CABE RECURSO

Imagem: João Gilberto

Primeiro suplente do PSOL, o professor Robério Paulino poderá assumir o mandato do deputado Sandro Pimentel, caso a decisão seja mantida.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luis Felipe Salomão, manteve a decisão da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, que cassou o mandato do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL).

Na decisão, o ministro rejeitou um recurso apresentado pela defesa de Sandro Pimentel, que alegou inconsistências na decisão do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE).

Eleito no pleito de 2018 com 19.158 votos, Sandro Pimentel  é acusado pelo Ministério Público de irregularidades na arrecadação de recursos durante a campanha.

PADRE MATIAS SOARES PROSSEGUE INTERNADO COM QUADRO NEUROLÓGICO COMEÇANDO A APRESENTAR EVOLUÇÃO POSITIVA

No final da tarde desta segunda-feira(10), a Arquidiocese de Natal divulgou  mais um boletim sobre o quadro de saúde de Pe. Matias Soares, que está internado na UTI da Policlínica, no bairro Alecrim, em Natal.

Comunicado da Arquidiocese de Natal 

Atualização sobre o quadro de saúde do Pe. Matias Soares, pároco da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol,  acometido da COVID-19:

Padre Matias Soares,  prossegue internado na UTI da Policlínica. A função hemodinâmica (cardíaca e pulmonar) mantém-se estável, com boa evolução clínica. O quadro neurológico começa a apresentar evolução positiva, com o início de respostas de alguns reflexos.

Continuemos, com confiança, unidos em oração, pedindo por todos os enfermos.

Natal, 10 de agosto de 2020.
Hora: 16h50

At.te., Gabinete do Arcebispo
Arquidiocese de Natal

NATAL: PARQUE DA CIDADE REABRE NESTA TERÇA COM RESTRIÇÕES PARA VISITAÇÃO

Parque da Cidade — Foto: João Maria Alves

Após quatro meses fechado, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado na av. Omar O’Grady, mais conhecida como prolongamento da av. Prudente de Morais, será reaberto nesta terça-feira (11),

No entanto, com uma série de restrições. A principal delas será o uso obrigatório de máscara por todos os frequentadores, sejam visitantes ou funcionários. A portaria nº 045/2020 regulamentando a reabertura foi publicada no Diário Oficial do Município de Natal (DOM) desta segunda-feira (10).

A reabertura da unidade de conservação ambiental faz parte do cronograma da retomada gradual da economia local, bem como os serviços da Prefeitura do Natal. O planejamento para a reabertura foi feito pela administração do parque, que fica por conta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Além do uso obrigatório da máscara, outros protocolos sanitários foram adotados como: a instalação de lavatórios nas entradas do parque para que a população higienize as mãos, o uso dos bebedouros de maneira individual e exclusivamente para encher copos ou garrafas de água, ficando proibido tomar água diretamente no equipamento e os banheiros serão utilizados também individualmente e a cada utilização será realizada a desinfecção do espaço.

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, ressalta que neste primeiro momento, por conta da pandemia, o parque funcionará de maneira limitada. “Será aberta apenas a entrada do prolongamento da av. Prudente de Morais, das 14h30 às 17h30, sendo obrigatório o uso da máscara”. Em relação à entrada do parque em Cidade Nova, o secretário pede que a população tenha compreensão quanto à reabertura. “A entrada, no bairro de Cidade Nova, será aberta no mês de setembro, devido à pista de corrida ser estreita e levando em consideração a segurança da população por conta da aproximação das pessoas que irão percorrer as vias”, esclarece.

Já os pontos de descanso espalhados pelo parque irão funcionar normalmente, porém não podendo haver aglomerações. A escada e rampa de acesso à torre será interditada, estando proibida a circulação de pessoas na academia e em seu entorno. Os usuários devem estar o máximo que seja possível atentos ao distanciamento social de pelo menos 1,5m nas trilhas. Essa regra vale também no caso da formação de filas. Não será permitido o acesso de grupos e o descarte de máscaras não deverá ser feito em nenhum local dentro do parque.

Segundo a gestora do Parque da Cidade, Danielle Mafra, a entrada do parque será controlada, tendo as vagas de veículos do estacionamento limitada em 50% . “A população pode vir com sua família para realizar a prática das atividades físicas, mas estão proibido grupos que gerem aglomerações fora das finalidades do Parque. E os estudos individualizados na biblioteca irão funcionar mediante agendamento prévio”. alertou.

Outras atividades serão liberadas de maneira gradual e sucessiva mediante o cronograma de reabertura gradual do parque, em que tudo irá depender dos dados epidemiológicos. Será preciso que a população compreenda e colabore com algumas restrições impostas para segurança e saúde de todos. Mais informações sobre a reabertura pelo telefone (84) 3232-3207

Lembrando que, todo o cronograma da reabertura poderá sofrer alterações a depender dos dados epidemiológicos da Covid-19.

CRONOGRAMA DE REABERTURA DO PARQUE DA CIDADE

AGOSTO

Abertura para caminhada, corrida e ciclismo da Zona de tráfego intenso, de segunda à sexta, das 14h30 às 17h30, exclusivamente pela Avenida Omar O´grady;

Agendamento para estudo individualizado na biblioteca através do telefone 3232-3207 no horário das 8h às 14h, de segunda a sexta;

Número limitado a 7 estudantes por turno e permanência de cada estudante limitada a 4h por agendamento, por dia;

Retomada de atividades de pesquisa no Centro de Pesquisas da Mata Atlântica (Cepema).

COVID-19 NO RN: REGIÕES SERIDÓ E OESTE REGISTRAM AUMENTO DE CASOS

Ocupação de leitos é de 55%; 400 pessoas estão internadas.

O cenário da Covid-19 no Rio Grande do Norte ainda apresenta aumento de casos em municípios das regiões Seridó e Oeste. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mantém a articulação com as secretarias municipais para conter a disseminação.

A subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, Alessandra Luchesi, disse, na coletiva para atualização de ações e dados da pandemia, que neste momento de retomada das atividades sociais e econômicas é preciso continuar respeitando normas e parâmetros de biossegurança, usar máscara e cuidar da higiene pessoal, portar álcool 70° ou preferencialmente lavar as mãos com água e sabão frequentemente.

“Também continua necessário observar as normas para cada tipo de atividade dos vários setores da economia. Isto é importante para que os números não tenham alterações negativas e mais pessoas adoeçam”, alertou Alessandra 
DADOS

Nesta segunda-feira, 10, a taxa de ocupação de leitos é de 55%. Há 400 pacientes internados em hospitais das redes pública, privada e filantrópica – 196 em leitos críticos e 204 em leitos clínicos. A fila de regulação tem 3 pacientes para leitos críticos, 6 para leitos clínicos e 14 aguardando transporte sanitário.

Por região, a ocupação de leitos é: Oeste – 68%, Metropolitana de Natal – 50%, Pau dos Ferros – 45%, Mato Grande – 40%, Agreste – 40% e Seridó 66%.

Os casos confirmados são 55.420, os suspeitos somam 18.016, descartados 90.563, óbitos 1.977 (03 nas últimas 24 horas) e há 194 óbitos em investigação.

RAFAELA FONTES RETOMA ATENDIMENTO AO PÚBLICO COM TODOS OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA

Foto: Rafaela Fontes, Caio Paim e Clotildes Macedo

Um dos espaços da gastronomia mais deliciosos e charmosos de Natal, reabriu as portas novamente nesse “novo” em meio a pandemia da Covid-19. Rafaela Fontes Chocolateria do bairro de Candelária está de volta, desde o último domingo, 09 de agosto, seguindo todos os protocolos recomendados pelas autoridades para receber os consumidores com total segurança na loja de Candelária.

Entre as medidas de segurança e proteção, o limite máximo de pessoas  dentro do espaço é um dos critérios observados neste “novo”. O uso de máscara também é obrigatório para todos os clientes e funcionários

Na entrada da loja, um totem com álcool em gel foi instalado para higienização das mãos. As máquinas de cartão de crédito receberam proteção. Por todo o espaço da loja (através de sinalização) e no sistema audiovisual, o cliente recebe as recomendações de segurança, que são reforçadas através destes canais.

“Reabrimos com todos os cuidados em um momento em que o número de casos de Coronavírus estão em queda, no caso do Rio Grande do Norte e principalmente em Natal. Estamos com todos os protocolos de segurança, tanto na nossa cozinha como no interior da loja”, afirmou Rafaela Fontes, que junto com os sócios Caio Paim e Clotildes Macedo comanda o sucesso da marca.

Facilidades e compras seguras

As compras também podem ser feitas via online com entrega ou retirada no local. Se optar por retirar o produto no local, o cliente não precisa sair do carro, um funcionário da loja leva o produto com toda segurança e com todos os cuidados em embalagem segura e seguindo as recomendações das autoridades de saúde.

Serviço:

Rafaela Fontes Chocolateria –  R. Militão Chaves, 2192 – Candelária, Natal – RN

Horário de funcionamento | Domingo a sábado: das 10h às 18h

 

SEMANA DA PÁTRIA É CANCELADA EM RAZÃO DA COVID-19 EM TODO RIO GRANDE DO NORTE

Desfile de 7 de Setembro em Natal — Foto: Pedro Vitorino

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Gabinete Civil e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, em razão da pandemia do novo coronavírus, irá cancelar os eventos envolvendo a Semana da Pátria 2020.

O tradicional desfile de 7 de setembro, que ocorre no entorno da Praça Cívica de Natal, assim como as demais atividades culturais relacionadas à data de emancipação do Brasil, não acontecerão no estado para evitar aglomerações de público e  não aumentar o risco de contaminação da doença.

Na última semana, o Ministério da Defesa determinou que os comandantes da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira não participem de quaisquer eventos comemorativos relativos ao 198º Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil, como desfiles, paradas, demonstrações ou outros que possam causar concentração de pessoas.

“Considerando a situação de pandemia não faremos os eventos da Semana da Pátria no Rio Grande do Norte. Isso será em todo Brasil para evitar as aglomerações de público. Precisamos manter o distanciamento social para diminuir a disseminação do coronavírus”, explicou o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves.

VEREADOR JOTA VERAS CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA À CÂMARA MUNICIPAL EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

O atual vereador está confiante na sua reeleição e quer fazer ainda mais pelo município em 2021

Conhecido pelo trabalho que vem realizando há dois mandatos consecutivos na Câmara Municipal de São José de Mipibu, o vereador Josieidy Veras, mais conhecido como Jota Veras, já começou a trabalhar na sua pré-candidatura para reeleição, na eleição de 2020.

A decisão de concorrer foi tomada tendo como base o bom trabalho que vem sendo realizado pelo vereador, que deseja fazer ainda mais pela sua terra. “São José de Mipibu é minha casa, é onde vivo, então me sinto no dever de servir a este lugar e entregar o melhor de mim”, explicou Jota.

“Apesar dos boatos – que infelizmente são muito comuns nesta época de pré-campanha – em nenhum momento a minha pré-candidatura foi uma dúvida para mim ou para meus apoiadores. Sigo firme no meu propósito”, completou o parlamentar.

Apesar de fazer parte de uma família tradicional na política mipibuense, o jovem vereador sempre prezou por ter opiniões próprias e foi independente em sua atuação. Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Jota Veras segue com seu apoio ao pré-candidato Zé Figueiredo e acredita na sua gestão.

“Apesar de trazer um sobrenome com forte peso político, meu trabalho é reconhecido em benefício da cidade. Estou focado na minha pré-candidatura”, detalhou o parlamentar. “Quanto ao meu apoio a , este permanece”, finalizou.

Da assessoria do vereador Jota Veras.

DEPUTADOS PARTICIPAM DE INAUGURAÇÃO VIRTUAL DO FÓRUM DE SANTA CRUZ

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), participou nesta segunda-feira (10) da inauguração virtual do Fórum Municipal Senador José Ferreira de Souza, da comarca de Santa Cruz. O homenageado era tio-avô do parlamentar, que esteve na solenidade também representando a família.

“Com certeza a inauguração dessa obra dignifica e consolida a importância do Judiciário para a sociedade e representa mais um exemplo concreto do Tribunal de Justiça em viabilizar as melhoras significativas em sua estrutura, propiciando as melhores condições para o e satisfatório exercício da função. O novo prédio da comarca de santa Cruz, proveniente de recursos próprios do TJ, é uma realidade merecedora dos mais sinceros elogios. Que possa significar um marco de renovação em nossos ânimos”, disse Ezequiel.

Em seu discurso, o presidente da Assembleia apresentou ainda um breve resumo da biografia do senador José Ferreira de Souza, destacando que o mesmo “teve uma vida dedicada ao Direito, procurando sempre praticar a Justiça”. Natural de Santa Cruz, o homenageado nasceu em 10 de setembro de 1889. Foi advogado, professor, servidor público e jornalista. Seu primeiro mandato foi de deputado estadual em 1933, se elegendo deputado federal em 1934. Em 1946 se tornou senador, permanecendo na função até 1955, sempre representando o Rio Grande do Norte.

Também presente na solenidade virtual, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) – que é de Santa Cruz -, agradeceu ao poder Judiciário pelo investimento na comarca do município. “Há muitos anos aguardávamos a concretização do Fórum. Muito obrigado por esse grande presente que o Tribunal dá ao povo da minha terra”, disse o parlamentar.

O presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, encerrou a solenidade. “É com honra e satisfação que TJRN inaugura por videoconferência o novo Fórum da Comarca de Santa Cruz. A iauguração do Fórum dignifica e consolida importância do Judiciário para esta região. Representa mais um exemplo concreto do TJ em viabilizar melhorias na área administrativa, propiciando melhores condições possíveis para pleno e satisfatório exercício da função”, disse.

Foto:André Fotos

O prédio está situado próximo a BR-226, no bairro DNER, e suas instalações têm área total de construção de 1.366,39 metros quadrados. O equipamento é dotado de sala da direção, gabinetes dos juízes, arquivos, sala secreta, sala de testemunhas, salas para o Ministério Público e OAB, sala de audiências e secretaria judiciária, entre outros espaços. Conta ainda com estacionamento privativo para magistrados, duas vagas para idosos e uma para pessoa com deficiência.

 Além de atender aos habitantes da cidade sede da comarca, também será beneficiada a população dos municípios de Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã e Japi. O edifício também sediará a 16ª e a 68ª zonas eleitorais do Rio Grande do Norte.

Também estiveram presentes na solenidade o corregedor geral de Justiça do RN, Amauri de Souza Sobrinho, o procurador geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, o presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros, o procurador geral do Estado, Luiz Antonio Marinho, além de desembargadores, juízes e familiares dos homenageados.

ALUNOS DA REDE PÚBLICA RETORNAM ÀS AULAS PRESENCIAIS EM MANAUS

 Alunos recebem álcool em gel — Foto: Eliana Nascimento/G1 AM

Estudantes da rede pública estadual de Manaus, no Amazonas, retornam às aulas presenciais nesta segunda-feira (10). Os 110 mis alunos do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) retomam as atividades um mês depois da rede particular.

No interior do Estado as aulas continuam sendo transmitidas pela televisão e ainda não há uma data para o retorno presencial.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, a volta às aulas será gradual e prevalece o ensino híbrido, apenas 50% dos alunos estarão presentes em sala.

 Para entrar na escola, é obrigatório o uso da máscara cobrindo a boca e o nariz. Os alunos também deverão seguir normas rígidas de higiene como lavar as mãos e o uso de álcool em gel é obrigatório. A temperatura também será aferida. Na sala de aula, as carteiras foram sinalizadas com a distância mínima de 1,5 m.

No dia 24 de agosto está programada a retomada do ensino fundamental. Alunos voltarão em turnos.

Segundo o governo do Amazonas, o retorno segue as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que acompanha todos os casos de covid-19 no estado.

As aulas foram suspensas em abril por conta da pandemia de coronavírus.

Outros Estados

No Maranhão, as escolas particulares voltaram no dia 3 de agosto, mas não há previsão para o retorno da rede pública.

Já no Distrito Federal a retomada das atividades presenciais da rede particular segue na Justiça, na última quinta-feira (6) o retorno foi suspenso.

Em São Paulo, o retorno foi adiado para 7 de outubro, a previsão inicial seria das atividades retornarem em 8 de setembro.

R7

FESTA EM MOTEL NO INTERIOR DO RN TERMINA COM 02 ADULTOS E MENORES DE IDADE NA DELEGACIA

Foto: Divulgação /PM

Na noite deste domingo (9), a Polícia Militar acabou com uma festa em um motel no município de Umarizal, no interior do Rio Grande do Norte.

A Polícia ficou ciente, por meio de uma denúncia de som muito alto e festa com aglomeração. Ao chegar ao local, os policiais encontraram dois adultos e oito menores com idades entre 13 e 17 anos em um dos quartos do motel. Em outros dois quartos também havia gente que participava da festa.

Todos foram levados para a delegacia. Os menores foram ouvidos e liberados. De acordo com a PM, não havia drogas no local, mas tinha muita bebida. Os dois adultos que estavam no quarto com os menores foram detidos, segundo a PM, justamente porque ofereceram bebida alcoólica para os adolescentes. Eles pagaram fiança e foram liberados. Com informações do G1/RN.

COVID-19: PM REALIZA 1º DIA DE TESTES RÁPIDOS EM SEU EFETIVO NO QUARTEL DO COMANDO GERALQCG

No tocante ao combate do COVID-19, a Polícia Militar realizou na manhã desta segunda-feira (10), no Quartel do Comando Geral(QCG) da corporação, o primeiro dia de exames laboratoriais para detectar anticorpos contra SARS – COV2 em seu efetivo.

O teste é exclusivo para policiais militares. Os interessados devem se cadastrar e agendar através do site: www.pm.rn.gov.br.

Link para inscrição (Clique aqui)

Mediante agendamento prévio, 100 testes por dia estão sendo disponibilizados das 8h às 13h por ordem de chegada, de 10 a 14 de agosto.

É obrigatório o uso de máscara e apresentar a identidade policial militar, não sendo permitido a entrada de acompanhantes e sem necessidade de jejum.

DRIVE-THRU DO INSS: VEJA AS REGRAS PARA ENTREGAR DOCUMENTOS EM AGÊNCIAS

Agência do INSS – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta segunda-feira (10/8) as orientações para que os segurados entreguem documentos para concluir a análise dos pedidos de benefícios.

A chamada Exigência Expressa, que ficou conhecida como Drive-thru do INSS, será adotada em todo o país, segundo a autarquia federal. A medida já havia sido adotada em março em meio à pandemia de Covid-19.

O serviço é inspirado no sistema conhecido como drive-thru,  no caso do INSS, o cidadão encontrará urnas nas portas das agências, onde poderá deixar um envelope lacrado com as cópias dos documentos solicitados pelo órgão.

A entrega de documentos consiste na disponibilização de urnas na entrada das agências para que o interessado deposite cópia simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade mais próxima.

A ideia é, segundo o INSS, agilizar a conclusão dos processos que dependem da apresentação de algum documento faltante. Hoje, a Exigência Expressa se encontra disponível em 803 cidades brasileiras.

Atualmente, as mais de 1,5 mil agências do INSS fechadas desde o fim de março por causa da pandemia do coronavírus estão previstas para reabrir apenas a partir do dia 24 de agosto.

Como funciona?

Para assegurar a entrega dos documentos é preciso realizar agendamento pelo telefone 135 ou Meu INSS. Tenha em mãos o número de protocolo do benefício em análise, nome e CPF da pessoa que vai depositar o envelope na urna.

Ao agendar o serviço de Exigência Expressa, o usuário será orientado a observar os seguintes procedimentos para a entrega dos documentos:

–  preencher o formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”;

–  incluir os documentos solicitados pelo INSS e o formulário de “Autodeclaração de autenticidade e Veracidade das Informações” em envelope;– o envelope deverá ser lacrado e identificado pelo lado de fora com nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do protocolo do agendamento.

A caixa coletora fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

A utilização da Exigência Expressa não se aplica, contudo, aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

“Cabe destacar que não são aceitos documentos originais e que as cópias não precisam ser autenticadas em cartório. É imprescindível, porém, que estejam legíveis e sem rasuras”, diz o INSS.

Metrópoles

 

Topo