COVID: BRASIL REGISTRA 1.555 ÓBITOS E 69 MIL CASOS NAS ÚLTIMAS 24H

Foto: Pixabay.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (6).

O país registrou 1.555 óbitos nas últimas 24h, totalizando 264.325 mortes.

Foram 69.609 novos casos de coronavírus registrados, no total 10.938.836 pessoas já foram infectadas.

O número total de recuperados do coronavírus é 9.704.351, com o registro de mais 32.941 pacientes curados. Outros 970.160 pacientes estão em acompanhamento.

APÓS 40 DIAS DESAPARECIDO, PILOTO É ACHADO VIVO NA REGIÃO AMAZÔNICA

Foto: Marcelo Seabra/Ag. Pará/Divulgação

Um piloto de avião paranaense foi encontrado com vida 40 dias depois de desaparecer na região amazônica.

No dia 28 de janeiro, Antônio Sena saiu com seu avião de Alenquer, no Pará, com destino à pista de pouso Treze de Maio, uma área com garimpos na região do município de Almeirim, no mesmo Estado, e nunca mais foi visto.

Equipes de buscas vasculharam sem sucesso a região, inclusive com a ajuda de helicópteros. A boa notícia ocorreu na sexta-feira (5), quando um grupo de castanheiros o localizou na divisa entre os Estados do Pará e do Amapá.

As primeiras informações são de que Sena está consciente, mas perdeu peso e está muito magro. Não se sabe ainda o que aconteceu com o avião que ele pilotava.

As equipes de buscas conseguiram localizar o piloto após o grupo coletor de castanha acender uma fogueira no meio da floresta na manhã deste sábado. Aeronaves do Governo do Estado fizeram o resgate e o deslocamento para Santarém.

No aeroporto em Santarém, amigos e familiares recepcionaram “Toninho Sena” com festa. Ainda da ambulância, “Toninho” falou com as pessoas que os esperarvam. Na pista, ele também abraçou os irmãos. O piloto foi levado para um hospital particular para receber atendimento médico e passar por exames.

R7

PRESIDENTE DA VENEZUELA, NICOLÁS MADURO É VACINADO CONTRA A COVID-19

Foto: Reprodução/Telesur

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de 58 anos, foi vacinado neste sábado (6.mar.2021) contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O mandatário tomou a 1ª dose da Sputnik V, fórmula produzida na Rússia. Sua mulher, Cilia Flores, também foi imunizada.

As imagens foram transmitidas pela TV estatal do país. Maduro não se queixou da aplicação, disse ter se sentido “bem“. De acordo com o governo venezuelano, 100 mil doses da Sputnik foram recebidas. Desse total, cerca de 60.000 já foram aplicadas.

Além do imunizante russo, a Venezuela dispõe de 500 mil doses da vacina produzida pela Sinopharm, da China.

Poder360

ÚLTIMA PACIENTE DE MANAUS TEM ALTA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES

Foto: Ascom-HUOL

Nesta sexta-feira, 5, a paciente Miracelva Costa da Silva, 55 anos, recebeu alta do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) – última cidadã transferida de Manaus ainda em tratamento contra a Covid-19 na unidade da UFRN. “Quando estive intubada, nenhum dos profissionais saiu de perto de mim. Só tenho que agradecer, pois são profissionais de excelência”, comentou emocionada.

A saída de Miracelva encerra a participação do Huol na Operação Amazonas, registrando 15 pacientes recuperados e um óbito. O primeiro grupo de manauaras deu entrada no Onofre Lopes na data de 18 de janeiro, através da força-tarefa de apoio federal criada para desafogar o sistema de saúde de Manaus. A ação humanitária foi coordenada pelo Ministério da Saúde e envolveu o Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

GREVE DOS PETROLEIROS É INICIADA EM 4 ESTADOS

Foto: Reprodução: FUP/ Divulgação.

Movimento iniciado pelo Sindipetro Bahia em fevereiro deste ano ganhou apoio de sindicalistas petroleiros do Amazonas, São Paulo e Espírito Santo, na sexta- feira (05).

A Petrobras e o Sindipetro haviam iniciado as negociações com o RH Corporativo em 18 de fevereiro. Contudo, após algumas rodadas de negociação, os petroleiros decidiram retomar a greve.

Segundo o Sindipetro, muitos trabalhadores permanecem no interior da RLAM (Refinaria Landulpho Alves), mesmo após o final dos seus turnos de trabalho, prática essa que tem sido adotada pela Petrobras durante os movimentos paredistas.

Ainda na 6ª feira, tiveram mobilizações e protestos na Rnest (Refinaria Abreu e Lima), em Pernambuco, e na SIX (Usina do Xisto), no Paraná.

Os grevistas fazem uma série de cobrança à Petrobras. Dentre elas, estão:

  • Condições seguras de trabalho;
  • Fim do assédio moral a trabalhadores;
  • Manutenção dos empregos;
  • Respeito ao ACT (Acordo Coletivo de Trabalho); e
  • Fim das dobras de turno e das prorrogações de jornada.

Outro ponto questionado pelos grevistas são as medidas de proteção contra o coronavírus. Segundo a FUP, “em um ano de pandemia, mais de 5.200 trabalhadores da Petrobras já se contaminaram. Isso equivale a mais de 11% do efetivo próprio da companhia. Ou seja, o dobro da média nacional. A cada semana, são mais de 420 trabalhadores infectados pela Covid-19 e uma média de 20 hospitalizados“.

Poder360

ONU: 931 MILHÕES DE TONELADAS DE ALIMENTOS FORAM PARA O LIXO EM 2019

Foto: Fernando Frazão.

Cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos – 17% do total disponível aos consumidores em 2019 – foram para o lixo de residências, do comércio varejista, de restaurantes e de outros serviços alimentares, segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU). O montante equivale a 23 milhões de caminhões de 40 toneladas carregados, o que, segundo a entidade, seria suficiente para circundar a Terra sete vezes.

O Índice de Desperdício de Alimentos 2021, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da organização parceira WRAP, do Reino Unido, divulgado esta semana, analisa sobras alimentares em pontos de venda, restaurantes e residências – considerando partes comestíveis e não comestíveis, como ossos e conchas.

Foram observadas, ao todo, 152 unidades em 54 países. De acordo com o documento, o desperdício de alimentos é um problema global e não apenas de países desenvolvidos. As perdas de alimentos foram substanciais em quase todas as nações onde o desperdício foi medido, independentemente do nível de renda.

A maior parte desse desperdício, segundo o relatório, tem origem em residências – 11% do total de alimentos disponíveis para consumo são descartados nos lares. Já os serviços alimentares e os estabelecimentos de varejo desperdiçam 5% e 2%, respectivamente.

Em termos globais per capita, 121 quilos de alimentos são desperdiçados por consumidor a cada ano. Desse total, 74 quilos são descartados no ambiente doméstico. O desperdício tem impactos ambientais, sociais e econômicos significativos, assinala o relatório. Entre 8% e 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, por exemplo, estão associadas a alimentos não consumidos, considerando as perdas em toda a cadeia alimentar.

Agência Brasil

DORIA CHAMA BOLSONARO DE ‘LOUCO’ E FALA EM ‘BOLSONAROVÍRUS’ EM ENTREVISTA À BBC EM INGLÊS

Foto: Reprodução.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro é “um cara louco” durante entrevista em inglês ao BBC World News, canal internacional de notícias da BBC.

“Ele disse que temos de ser fortes, que deveríamos parar de chorar e enfrentar o problema. Como podemos enfrentar o problema vendo pessoas morrerem todos os dias?”, disse Doria ao apresentador Lewis Vaughan Jones.

O governador falou de um palanque com a hashtag em inglês WeNeedVaccines, ou PrecisamosDeVacinas.

“Faltam vacinas, seringas e leitos de UTI. Não há coordenação nacional para combater a pandemia no Brasil. O sr. Bolsonaro continua enfraquecendo os protocolos de saúde, tornando mais difícil acabar com essa pandemia. Na verdade, só está piorando.”

O governador continuou: “Infelizmente, o Brasil tem de enfrentar dois vírus no momento: o coronavírus e o ‘Bolsonarovírus’. Uma tristeza para os brasileiros”.

Doria não respondeu quando o apresentador perguntou se ele não estaria “jogando o jogo de Bolsonaro” ao fazer da crise algo político, e passou a exaltar as medidas tomadas por seu governo durante a pandemia.

O governador também não respondeu se concorrerá contra Bolsonaro em 2022: “Precisamos salvar vidas, não é hora de discutir eleições no Brasil”.

BBC Brasil

CRIMINOSOS MATAM CASAL A TIROS E POUPAM FILHA DE 4 ANOS EM MOSSORÓ

Polícia Militr atendeu ocorrência em Mossoró (Arquivo).Foto: Marcelino Neto/O Câmera. .

Criminosos invadiram uma casa e mataram um homem e uma mulher com vários tiros, na noite de sexta-feira (5), em Mossoró, na região Oeste potiguar. Os bandidos pouparam apenas uma criança de 4 anos, filha do casal, que também estava no imóvel. Segundo a Polícia Militar, a menina foi deixada no meio da rua e acolhida por vizinhos até a chegada da polícia.

O crime aconteceu por volta das 21h na Rua Matias Dantas Jales, localizada no conjunto Maria Odete Rosado, bairro Presidente Costa e Silva.

De acordo com o 12º Batalhão da PM, pelo menos cinco homens fortemente armados invadiram a casa e mataram Carlos Augusto da Costa, de 25 anos e Maria Paula Silva Germano, de 28 anos, sem deixar chances de defesa para as vítimas. O casal morreu antes de chegada de qualquer socorro médico.

Balas de vários calibres foram encontradas no local do crime e recolhidas pela equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia. O corpo do homem, que era cadeirante, foi encontrado na sala do imóvel. O corpo da mulher estava na porta que dava acesso ao quintal.

Após chegar ao local, a polícia levou a criança à delegacia para que ela fosse entregue a familiares.

A motivação e a autoria do crime ainda serão investigadas pela Polícia Civil. Segundo a PM, Carlos Augusto já teve passagem pela polícia e usava cadeira de rodas após ter sido alvo de um atentado.

G1

GILMAR ABSOLVE MULHER PRESA EM FLAGRANTE POR TENTAR FURTAR SUCO DE LARANJA

Foto: Nelson Jr./SCO/STF/Reprodução.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu absolver uma mulher presa em flagrante e condenada a dois anos de prisão em regime fechado por tentar furtar seis garrafas de suco de laranja avaliadas em R$ 60.

O caso aconteceu em 2018 e foi levado ao tribunal pela Defensoria Pública de São Paulo depois de derrotas em todas as instâncias inferiores. No recurso, o defensor Felipe Busnello usou o chamado ‘princípio da insignificância’. O dispositivo, reconhecido pela jurisprudência do Supremo, afasta a condenação quando o delito é considerado ‘minimamente ofensivo’ e sem periculosidade social.

“Considerando o valor total das garrafas de suco subtraídas (R$ 60), que não ultrapassa quantia equivalente a 10% do salário mínimo nacional vigente à época do delito, verifica-se que não houve lesão significativa ao bem jurídico tutelado que justifique a aplicação da lei penal, que deve observar, dentre outros, os postulados da intervenção mínima e da lesividade”, argumentou o defensor no recurso.

Exame

ALEMANHA: TESTES RÁPIDOS VENDIDOS EM SUPERMERCADO ACABAM NO 1º DIA

Novos estoques são esperados para os próximos dias. Foto: Maurício/Agência Brasil.

As principais cadeias de supermercados na Alemanha começaram hoje a vender ao público testes rápidos para diagnóstico da covid-19, que esgotaram em poucas horas, informaram as agências internacionais.

A France-Presse (AFP) relatou, por exemplo, que a página na internet da rede de supermercados Lidl bloqueou, após terem sido colocados à venda os primeiros kits desses testes que podem ser realizados em casa.

Na rede concorrente rede Aldi foi registada grande afluência de pessoas, e os testes esgotaram em poucas horas.

“Queremos assegurar a todos aqueles que saíram de mãos vazias que novos estoques são esperados nos próximos dias”, afirmou um porta-voz dos supermercados Aldi, em declarações ao jornal alemão Bild.

Em meio a um processo de vacinação que continua lento, o governo alemão conta com a realização em massa de testes rápidos da doença para iniciar um plano de desconfinamento progressivo no país e, assim, tentar responder ao crescente descontentamento da população.

A partir de segunda-feira (8), toda a população terá direito a um teste gratuito por semana, que será realizado por profissionais em farmácias ou em centros de testes certificados.

Agência Brasil

EMPRESA POTIGUAR INICIA EXPORTAÇÕES DE CASTANHAS DE CAJU PARA OS EUA

Foto: Grupo JPX.

De São Paulo do Potengi (RN) para Nova Iorque (New York): as castanhas de caju da Greenlife Cashew, reativada no início do ano graças aos incentivos fiscais do Governo do Estado, embarcaram na última quarta-feira (3) com destino à cidade mais desenvolvida dos EUA, levando toda a qualidade e o sabor potiguar aos norte-americanos.

Foram enviadas 700 caixas, contendo aproximadamente 17 toneladas de amêndoas de castanhas de caju (ACC) produzidas com o apoio do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi) implementado na gestão da governadora, Professora Fátima Bezerra, através da coordenação dos secretários Jaime Calado, da pasta do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Carlos Eduardo Xavier, à frente da Tributação (Set).

De acordo com o diretor da empresa, Júnior Praxedes, este é apenas o primeiro contêiner de ACC enviado para outro país. A perspectiva é de que 30 contêineres sejam destinados ao mercado externo até dezembro, e 3 ou 4 serão exportados ainda este mês. Além dos Estados Unidos, o Canadá e alguns países da Europa também deverão receber as remessas, que, ao todo, somam mais de 500 toneladas de ACC exportadas.

Este número equivale a 60% da produção da empresa. Os outros 40% têm destino no mercado interno brasileiro. Desde que reabriu, em janeiro deste ano, a Greenlife já passou a comercializar seu produto em estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará e, como não poderia faltar, Rio Grande do Norte.

Para a reativação da fábrica, foram investidos 33 milhões de reais pelo grupo JPX. O grupo emprega atualmente 350 pessoas na fábrica de castanhas e em postos de combustíveis , lojas de peças e serviços, indústria de premoldados e na construção civil. Apenas a Greenlife Cashew gera 200 empregos diretos e deverá ampliar em mais 150 até a próxima safra de cajus. Além das amêndoas (castanhas), produto de consumo tipicamente nordestino, a empresa aproveitará o líquido (LCC) e a casca das frutas, utilizados para diversos fins, como na produção de inseticidas, verniz e combustíveis.

ABASTECIMENTO EM BAIRROS DE MOSSORÓ REGULARIZA NA SEGUNDA (08)

Foto: Reprodução.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está trabalhando no conserto do Poço P-26, em Mossoró. O equipamento apresentou problemas elétricos internos. Devido ao serviço, o fornecimento de água para o Costa e Silva, Ulrick Graff, Walfredo Gurgel, Inocoop, Alto de São Manoel, Pintos, Altos das Brisas e Parque Universitário está reduzido.

A previsão da Companhia é que o serviço seja finalizado na segunda-feira (08), quando a distribuição de água será regularizada. Já o prazo para que todos os imóveis estejam com abastecimento pleno é de até 48h após a manutenção.

BOLSONARO ADMITE POSSIBILIDADE DE SE VACINAR CONTRA A COVID-19

Foto: Sérgio Lima.

O presidente Jair Bolsonaro disse nessa 6ª feira (5.mar.2021) que “lá na frente” pode se vacinar contra a covid-19. A fala representa uma mudança no discurso do presidente, que em diversas ocasiões afirmou que não tomaria o imunizante.

“No meu caso, o pessoal fica perturbando ‘tome a vacina’. O que é vacina? Não é um vírus morto? Eu já tive o vírus vivo. Então estou imunizado. Deixa outro tomar a vacina no meu lugar. Lá na frente, depois de todo mundo, se eu resolver tomar, porque no que depender de mim é voluntário, não pode obrigar ninguém a tomar vacina, eu tomarei”, declarou em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Poder360

RN CONTABILIZA 9 ÓBITOS POR COVID NAS ÚLTIMAS 24H

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (6). Foram mais 235 casos confirmados, totalizando 172.178. Até sexta-feira (5) eram 171.943 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.718 no total, sendo 8 (oito) mortes registradas nas últimas 24h, em Natal (4), João Câmara (1), Serrinha (1), Mossoró (1) e Angicos (1).

A Sesap ainda registrou 1 óbito ocorrido em dia ou semana anterior, após a confirmação de exames laboratoriais. Até sexta-feira (5), eram contabilizados 3.709 mortos. Óbitos em investigação são 780.

Casos suspeitos somam 95.300 e descartados 371.098. Recuperados são 127.103.

MEGA-SENA DEVE PAGAR R$ 22 MILHÕES NESTE SÁBADO

Foto: Marcelo Camargo.

O concurso 2.350 da Mega-Sena, que será realizado hoje (6) à noite em São Paulo, deverá pagar R$ 22 milhões a quem acertar sozinho as seis dezenas. O sorteio será feito a partir das 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android. Valor da aposta mínima é R$ 4,50.

Caso apenas um apostador leve o prêmio principal da Mega-Sena e aplique todo o valor na caderneta de poupança, receberá R$ 25,5 mil de rendimento no primeiro mês. Se o ganhador preferir investir em automóveis, o valor seria suficiente para adquirir 42 carros esportivos de luxo, no valor de R$ 520 mil cada.

No último concurso na quarta-feira (3), uma aposta simples de R$ 4,50, de Curitiba (PR), levou o prêmio de R$ 2,7 milhões.

Por se tratar de concurso com final zero, o prêmio recebe o adicional de acumulações dos cinco sorteios anteriores, conforme regra da modalidade.

Agência Brasil

Topo