PARNAMIRIM – PREFEITURA ADERE A PROGRAMA VOLTADO PARA VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA

A manhã foi de comemoração e afirmação de políticas públicas para as pessoas idosas do município. O auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo reuniu autoridades e representantes de grupos e órgãos voltados para atenção a esse grupo, em uma programação alusiva ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1 de outubro.

“Nossa gestão trabalha para garantir o acolhimento r a valorização da pessoa idosa, incentivando sua participação ativa na sociedade e a longevidade saudável, combatendo toda forma de violência, falta de respeito e discriminação reconhecendo a importância desse público em nossa sociedade, disse o prefeito Rosano Taveira.
A programação, uma iniciativa das Secretarias de Assistência Social (Semas), Saúde (Sesad) e Educação (Semec) teve a sua primeira parte voltada para a assinatura de importantes convênios e a oficialização de projetos destinados à assistência a pessoa idosa.

Um dos convênios formados foi uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. O programa “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, tem como objetivo orientar para o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável, visando políticas públicas de aproximação da pessoa idosa.

As atividades da manhã contaram ainda com Práticas Integrativas Complementares que abordam meios de tratamento não-farmacológicos à saúde como acupuntura, além do lançamento de uma cartinha que orientações sobre o respeito à pessoa idosa.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Elienai Cartaxo a valorização da pessoa idosa é uma preocupação constante da atual gestão municipal. Segundo ela, essa valorização não passa apenas pelo oferecimento de atividades culturais ou recreativas, mas também por proporcionar ao idoso o poder de participação ativa na sociedade.

“Estamos falando de proporcionar ao idoso um sentimento de acolhimento de quem ainda está em atividade e que ainda tem muito a produzir e a oferecer à sociedade”, destacou.

A secretária de saúde, Elizabeth Carrasco destacou as ações do programa Saúde Estratégia na Família como mediador de ações que possibilitam um atendimento mais humanizado ao idoso. Ainda segundo ela, o município está trabalhando para assegurar outras políticas públicas de valorização à pessoa idosa, como a carteira de saúde do idoso e a contratação geriatras permitindo a esse grupo social um envelhecimento mais saudável.

Ainda na ocasião foi oficializada a implantação do PRO-EVA, projeto de promoção ao envelhecimento e Vida Ativa, parceria da prefeitura com a UFRN que estimula o uso da carteira da caderneta do idoso com instrumento legal para assegurar garantias a este público.

O PRO-EVA é aplicado atualmente nos bairros de Monte Castelo e no Jockey Club e tem planos de expansão para todos os bairros, sendo os próximos Primavera e Jardim Planalto.

A tarde, a partir das 13h30 haverá uma caminhada no entorno do Parque Aluízio Alves ao interior do mesmo, onde os idosos participarão de atividades de lazer , sessão no planetário municipal e contação de histórias pelo projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura”.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo