SOBE PARA SEIS O NÚMERO DE CASOS SUSPEITOS DE VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL

Foto: Ilustrativa/Reprodução

O Ministério da Saúde informou neste sábado (4) que subiu para seis o número de casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil.  O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que todos os pacientes com suspeita estão isolados e em monitoramento.

“O governo federal segue reforçando a política de testagem para que possamos otimizar a confirmação diagnóstica da doença. Gostaria de trazer tranquilidade para a população brasileira, porque o governo está vigilante e atento. O Brasil está preparado para atender nossa gente”, escreveu o ministro em  rede social.

Estados con casos em investigação:  Ceará (1),  Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (2) e Santa Catarina (1).  Nenhum caso foi confirmado no país até o momento.

O Ministério da Saúde tem evitado o termo “varíola dos macacos” por receio de que, com a possível chegada da doença ao Brasil, a população comece a atacar os animais. A pasta adotou o nome em inglês, “monkeypox” .

Segundo o boletim divulgado neste sábado (4) pelo ministério, 813 casos de varíola dos macacos já foram confirmados em 30 países. Outros 30 casos estão sendo investigados mundialmente.

Os principais sinais e sintomas da varíola dos macacos são febre, erupções na pele e aumento dos gânglios linfáticos (adenomegalia). Como medida de prevenção, o Ministério da Saúde sugere que as pessoas usem máscara e lavem as mãos.

Apesar do surto na América do Norte e na Europa, a doença ainda não chegou oficialmente ao Brasil. No último dia 27 de maio, o primeiro caso da América Latina foi confirmado.

Com informações do Folhapress.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo