ADRIANO MARQUES, PRESIDENTE DA COPLACANA, APOSTA NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

Nesta semana o Centro de Treinamentos Senadora Kátia Abreu, em Parnamirim, RN, recebeu os profissionais que trabalham nos tratores das empresas filiadas a Cooperativa dos Produtores de Cana – de – açúcar do Rio Grande do Norte (Coplacana). No encontro, que é uma iniciativa do Sistema Faern/Senar, Coplacana e Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc), os tratoristas participarão de curso voltado para o seu aprimoramento.

As aulas, que começaram na segunda-feira (21) e se encerram na sexta-feira (25), são ministradas pelo educador do Senar, Luiz IV. No curso, os profissionais que trabalham na condução de tratores nas empresas agrícolas descobrem que podem aproveitar muito mais do seu veículo quando este é administrado de forma eficaz. Do modo correto de subir no trator, sem se apoiar na direção, até a melhor forma de evitar que o veículo galope no terreno, tudo é repassado nas aulas.

De acordo com Luiz IV, essas informações repassadas no curso serão de fundamental importância para que esses profissionais aproveitem a força do trator, sem prejudicar a vida útil do mesmo. “Acredito que todas as técnicas aprendidas aqui no curso para tratoristas serão utilizadas. Tenho certeza que na volta para as suas empresas, eles (os tratoristas), saberão trabalhar com a máquina de uma forma mais proveitosa. Sem desperdiçar tempo e dinheiro”, explicou o educador do Senar.

Acompanhado dos senhores Emerson Caldas e Tiago Leopoldo, gerente e representante da A. Moreno, empresa com destaque na bandeira VALTRA nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará, o presidente da da Coplacana, Adriano Marques, afirmou que o curso é um importante referencial para esses profissionais. “É a oportunidade para muitos deles saberem que utilizando de forma correta, a vida útil do trator é muito maior. Uma aula que abrirá muitas idéias para esses profissionais. Um referencial para futuros trabalhos. Com mais segurança e aproveitamento”, ressaltou Marques.

Entre os vários itens abordados no curso, foram tratados os seguintes:

Verifique a patinagem de seu trator da seguinte forma: observe o rastro deixado, analise se as marcas estiverem bem definidas nas extremidades e sinais de deslizamento no centro, reaperte as porcas de fixação das rodas a cada 10 horas de trabalho, engraxe todos os pontos de graxa diariamente, abasteça o(s) tanque(s) de combustível (eis) ao final de cada jornada de trabalho, limpe todos os respiros diariamente ou ao final de um dia de trabalho, drene a água e as impurezas do(s) filtro(s) e pré-filtro ou sedimentador, verifique a pressão do ar e a calibragem dos pneus a cada 50 horas de trabalho, verifique se há vazamentos no motor e a tensão da correia do ventilador a cada 50 horas e verifique os níveis de óleo da transmissão, eixo traseiro e dianteiro, fluído de freios (em tratores que possuam esse sistema).

2 responses to “ADRIANO MARQUES, PRESIDENTE DA COPLACANA, APOSTA NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

  1. Prezado Adriano, venho parabenizá-lo pelo excelente trabalho à frente da cooperativa! O caminho a ser seguido é este. O investimento na capacitação profissional eleva o nível do trabalho da equipe, como também a prepara para os vários desafios que diariamente surgem na profissão.

    Deus o abençõe e coragem!

    Pe. Matias Soares

    Pároco de São José de Mipibú-RN

  2. Adriano Marques,
    Temos um projeto de capacitacao bastante interessante ao qual poderia ser empregado em parceria com a COPLACANA no estado do Rio Grande do Norte ao qual buscamos empresas parceiras do setor de Agronegocios e plantacao de Cana-de-Acucar.

    Desde ja, grato pela atencao e apreciacao.

    Atenciosamente,
    Eduardo Figueiredo
    Socio-Diretor – LOC1 Tecnologia – Capacitacao Profissional em Agronegocios
    Email : [email protected]
    Tel.: 11.4208.4827
    Cel.: 11.8218.1214

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo