ROGÉRIO MARINHO COBRA MUDANÇAS EM SISTEMA DE AVALIAÇÂO EDUCACIONAL

O deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual do PSDB, demonstrou preocupação com as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O parlamentar esteve na audiência pública da comissão especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que foi realizada nesta quarta-feira (18). O grupo estuda a proposta de política educacional do governo para o decênio 2011-2020.

Rogério Marinho criticou a falência do sistema de ensino. Segundo o tucano, o índice não mostra com clareza a qualidade das escolas. “O fato é que a educação no Brasil está muito ruim e nós precisamos melhorá-la. A fórmula para corrigir essa fragilidade só é possível com um diagnóstico acertado. O Ideb atesta a qualidade da educação, mas não consegue medi-la com exatidão”, declarou.

O tucano propõe que os índices da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) sejam publicados para que haja uma análise da qualidade do ensino. De acordo com o potiguar, a divulgação dos dados é importante para comparar a situação da educação brasileira com a de outros países. “O teste de proficiência internacional Pisa nos colocou entre os últimos colocados. Isso mostra que há muito a ser feito em relação à qualidade do ensino”, afirmou.

O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Já o Saeb e a Prova Brasil são dois exames complementares, que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica.



One response to “ROGÉRIO MARINHO COBRA MUDANÇAS EM SISTEMA DE AVALIAÇÂO EDUCACIONAL

  1. Infelizmente nossa educação tem um desempenho pífio. A começar pelo nosso município, educação aqui passa longe dos índices de aprovação. Já é mais que comprovado que sem educação não há futuro, fora da educação, piorou, não tem solução. Outro dia estava lendo uma matéria neste mesmo blog sobre a bravura e a coragem de uma professora ao expressar sua indignação com o sistema educacional brasileiro, isso também é educar, isso é exercer cidadania. O que a professora Amanda Gurgel retratava em um vídeo é, uma grande e infeliz realidade de norte a sul desse país. É preciso um olhar atento a esta questão, dar qualidade de trabalho e salários dignos a esses profissionais é prioridade. O deputado federal Rogério Marinho esta certo quando critica a falência do sistema de ensino. Ora! se as avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (O BÁSICO), vai mal, o que é de se esperar do resto? . Esse quadro só vem mostrar o porque do Brasil ser um dos países com pior sistema de educação do mundo! E, aí caro leitor e eleitor, fica minha pergunta neste blog tão conceituado: Será que a falta de um cuidado maior por parte daqueles que deveriam gerir uma educação de qualidade é porque esta mesma educação não iria lhes trazer votos??? A mesma pergunta fica prá saúde e segurança. Veja o nosso município sendo assolado por questões como estas (principalmente segurança). – Ora! Estas questões são problemas de puro interesse social e isso não elege ninguém! Infelizmente projetos e obras só interessam quando dão LUCRO eleitoral ou lucros para o benefício próprio, digo, deles! Na educação até dá pra roubar um pouquinho por ex: nas construções de escolas faraônicas que começam e não terminam, nos repasses do governo federal, na merenda escolar, mas, é “mixaria”! Não enche o bolso de quem está acostumado com os milionários contratos fraudulentos.

    O Brasil parece adormecido, ainda vive de reformas na educação ou mudanças em sistema de avaliação, quando o que deveria ser feita era uma revolução geral na educação brasileira. E tem mais! Por incrível que pareça, para alguns políticos inescrupulosos, há a idéia deque pobre não precisa estudar, porque a educação liberta, e sem educação são presas fáceis de enganar e barganhar seu voto, então basta que eles saibam apenas servir na hora certa.

    Quem tem educação é menos enganado por populistas e demagogos, principalmente as vésperas das eleições. A educação é liberdade, entendimento…, converte pessoas em cidadãos. Administradores públicos sérios e inteligente sabe que investimento maior em educação é gasto menor em saúde e segurança. Agora educação sem qualidade me desculpem mas é só um arremedo improdutivo, um improviso um engodo.

    Já dizia o nosso ex-presidente Lula em uma de suas falas: Desde Cabral a nossa educação foi programada pra não haver!

    Luiz Carlos da Silva – São José de Mipibu, RN
    [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo