Ministro diz que novo aeroporto é diferencial para RN receber ‘hub’

x henrique 2

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Tribuna do Norte – O aeroporto Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, pode ser o diferencial do Rio Grande do Norte para receber e sediar um centro de conexões de voos domésticos e internacionais (hub) da TAM Linhas Aéreas, no Nordeste. A opinião é do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB). A capacidade de carga e estrutura de pista são pontos enaltecidos, mas o peemedebista alerta para a necessidade de cautela na discussão sobre o tema.

Em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, Henrique disse que já teve um contato preliminar com dirigentes da TAM para tratar da possibilidade de instalação do ‘hub’, que fará com que os passageiros e cargas da companhia façam no estado suas conexões para os destinos finais. A estimativa é que de 10 mil empregos diretos e indiretos sejam criados, com investimento de US$ 1,5 bilhão.

O ministro ponderou que o Rio Grande do Norte está em disputa com dois estados (Ceará e Pernambuco) fortes economicamente e politicamente. Henrique ressaltou, inclusive, que são necessárias obras de infraestrutura para que o estado tenha a viabilidade logística para ser escolhido e possa fazer valer a vantagem que tem com a estrutura do novo aeroporto.

“O aeroporto de Parnamirim tinha 5 mil metros quadrados de área para armazenamento de carga, enquanto o novo aeroporto tem 50 mil metros quadrados de área para esse fim. Isso vai ser um dado fundamental nessa disputa”, avaliou Henrique, ressaltando também que o aeroporto é o único do país com pista adequada para receber o Airbus 380, que tem capacidade para transportar mais de 800 passageiros por voo.

Por outro lado, o ministro ressaltou que a morosidade na viabilização dos acessos ao aeroporto e a estrutura do porto de Natal comparada ao de Suape, em Pernambuco, são pontos negativos na disputa para o Rio Grande do Norte. Apesar disso, Henrique acredita que Natal está forte na disputa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo