NÍSIA FLORESTA – CRIAÇÃO DO PARQUE INDUSTRIAL E PROPOSTAS PARA O TURISMO SÃO O CARRO CHEFE DO GOVERNO DANIEL MARINHO

Foto: Adriano Emerenciano / Prefeito Daniel Marinho e Daltro Emerenciano

As praias e lagoas de Nísia Floresta, com suas águas cristalinas e de fácil acesso, descortinam um cenário de riqueza natural capaz de encantar turistas de todas as regiões. A cultura e a gastronomia do lugar, somados ao passeio entre rios, lagoas, matas e manguezais, são portas que se abrem para que a atual gestão possa ter no turismo o carro chefe do desenvolvimento, juntamente com o parque industrial que a cada dia se aproxima de ser uma realidade.

Partindo dessas primícias, durante entrevista concedida ao Blog na tarde desta terça-feira(15), na sede do poder Executivo, o prefeito Daniel Marinho discorreu sobre o que pretende realizar a frente da Prefeitura Municipal em favor da geração de emprego para o povo e renda para o município.

“Temos 25 kms de praias e 23 lagoas, é muita área, é muita beleza natural. O caminho é fazermos parcerias públicas privadas, estou preparando o terreno com a revisão do Plano Diretor. A nossa culinária, o nosso camarão, a nossa gastronomia e os eventos periódicos como o carnaval e o são joão vão receber atenção especial para atrair o turista, gerar emprego e riquezas para todos”, acrescentou.

Daniel reconhece que assumiu o governo de Nísia Floresta enfrentando sérias dificuldades no setor de pessoal em decorrência da obrigatoriedade da convocação de servidores concursados, como também em algumas áreas da administração a exemplo da secretaria Municipal de Saúde, que adentrou no novo governo com dificuldade no período de transição. “Assumi a Prefeitura enfrentando dificuldades de toda ordem, principalmente no que se refere ao setor de pessoal, na Secretaria de Saúde e em outros setores da gestão, mesmo reconhecendo que a ex-prefeita Camila Maciel deixou o funcionalismo com salário em dia e todos os compromissos realizados”, ressaltou.

Parcerias

Reconhecendo as limitações financeiras provenientes dos recursos próprios do município, o prefeito Daniel Marinho disse que conta com três grandes parceiros políticos que são os deputados estaduais Hermano Morais, Zé Dias, e o deputado federal Rogério Marinho. Daniel também destacou o apoio que o município de Nísia Floresta vem recebendo do Governo do Estado, a exemplo da construção da nova estrada que liga a cidade às praias. ” Temos os deputados Hermano Moraes, Zé Dias, Rogério Marinho e o Governo do Estado como parceiros da gestão. Seria bom que todos os deputados e senadores votados pelo povo de Nísia Floresta dessem suas contribuições, não tem problema que o vereador da oposição indique o local da aplicação dos recursos destinados pelo mandato do seu líder político, o que não é elegante, acredito, é o vereador ou qualquer outro político ou liderança política que se coloca como adversário ao nosso governo se negar a buscar recursos para o povo que o elegeu ou prestigiou com a confiança do voto na urna. Quantos deputados  receberam o voto do povo de Nísia e quais dentre eles destinam recursos para que possamos promover as melhorias que o povo precisa? Esse contexto deve ser discutido principalmente entre os pares na Câmara Municipal, sob a observação da sociedade”, observou.

Unifacex

Outro ponto abordado pelo prefeito Daniel Marinho foi a polêmica sobre a doação de um terreno para implantação de uma unidade avançada da UNIFACEX  em Nísia Floresta. O prefeito adiantou que o Projeto de Lei retornou à Câmara Municipal uma vez que o documento foi apreciado mas não foi votado pelo colegiado de vereadores.

Abordado sobre rumores que dão conta da falta de interesse por parte da instituição de ensino em se instalar em Nísia Floresta, em decorrência dos calorosos embates sobre a aprovação da lei que concede incentivos para a chegada da unidade educacional, o prefeito Daniel Marinho disse que vai pedir para que a UNIFACEX se pronuncie sobre se ainda existe o interesse pela implantação de uma unidade avançada em solo nisia-florestense.

Sobre 2018

O gestor de Nísia Floresta disse que para 2018 não tem nenhuma dificuldade em apoiar o projeto político do Governador Robinson Faria. “Não tenho pré-candidato a governador, sou grato ao governador Robinson Faria pelo que ele vem trazendo para Nísia Floresta, o nosso acesso às praias é um ganho para o município atrair o turista. Nunca conversei nada nesse sentido com o governador, ele nunca me procurou para falar sobre composição política, porém não estamos com as portas fechadas.

Foto: Daltro Emerenciano/ Vereador Marcão

Eleito com 705 votos o vereador Marcão(PCdoB), exerce o seu primeiro mandato representando principalmente uma das maiores comunidades de Nísia Floresta, Campo de Sant’Ana.

Marcão, que tem sido voz que ecoa na Câmara Municipal em defesa dos interesses da população de Nísia Floresta, se sente constrangido pelo fato de o chefe do Executivo Municipal  desobedecer o que está previsto na Constituição Federal, no que se refere a reconhecer o papel do vereador como agente público que defende o interesse da coletividade. “Certa vez encaminhei um requerimento ao chefe do Executivo pedindo algumas prestações de contas, 45 dias após o envio do documento o prefeito Daniel mandou um garoto no meu gabinete dizer que eu consulte o portal da transparência. Ele foi vereador por quatro anos e não sabe que uma das atribuições do vereador é fiscalizar o gestor municipal? Isso é uma falta de respeito ao meu mandato e à Constituição.

Sobre a gestão

“Nísia Floresta tem uma região que manda água para muitos  municípios do RN, entretanto o povo da localidade não tem água nas suas residências, tudo porque a bomba que queimou não foi substituída, isso é desgoverno. Em Búzios, região que paga expressiva contribuição de IPTU, famílias moram nas encostas de dunas porque o município não tem política pública de moradia popular. Lá em Búzios crianças bebem água em caixa de geladeira colocada entre lixo exposto ao tempo.

A gestão do prefeito Daniel Marinho é uma contradição. Temos uma escola estruturada como o Yayá Paiva com o turno noturno fechado, sem aulas, e ao mesmo tempo o prefeito quer doar um terreno para que a Facex construa uma faculdade. Por que o prefeito não leva a Facex para o Yayá Paiva? É tão difícil assim? Por que só serve se for com a doação de terreno? Os postos de saúde estão com os tetos caindo, cadeira de dentista não funcionava. Eu não estou vereador para brincar, estou para fiscalizar e defender os interesses do povo de Nísia Floresta. Estudantes de Campo de Sant’Ana são pegos lá mas na volta os ônibus deixam os estudantes aqui no centro da cidade, que política pública é essa? O que está acontecendo?

Nas secretarias só tem zangões, as abelhas operárias não existem. Tem secretário, tem secretário adjunto I, tem secretário adjunto II, coordenador, supervisor, onde estão as abelhas que trabalham? O Ministério Público está ciente de tudo isso e a sociedade acompanha esses fatos por meio das redes sociais. Aqui em Nísia Floresta só se faz festas, soltaram fogos um dia desses porque chegou ao município uma caixa com remédios, isso é trabalhar?”, questionou.

Foto: Daltro Emerenciano/ Secretária de Educação Valéria Aquino

A secretária de Educação Valéria Aquino esclareceu que o turno noturno da Escola Municipal Yayá Paiva está sem funcionar desde a gestão passada, e que neste ano de 2017 foi aberta uma chamada de matrícula mas a clientela não compareceu, fato que culminou com a permanência do turno noturno inativo.

Sobre a chegada da UNIFACEX em Nísia Floresta Valéria considera um avanço significativo para o município, até mesmo porque “a UNIFACEX é atualmente considerada a melhor faculdade do Brasil”.

Sobre levar a unidade acadêmica para funcionar na sede da Escola Municipal Yayá Paiva, a secretária adiantou que não existe qualquer conversa nesse sentido. “Essa questão de se adequar ao Yayá Paiva ainda não foi conversado com Zé Maria, acredito, só ele, Zé Maria, pode falar sobre essa possibilidade, o desejo de Zé Maria é construir o prédio para gerar empregos para o povo de Nísia”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo