SÃO JOSÉ DE MIPIBU – DESFILE MARCA ABERTURA DAS FESTIVIDADES DO NATAL

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura promoveu no início da noite desta quinta-feira), a abertura da programação alusiva as festividades de Natal e Fim de Ano.

O evento foi marcado com um desfile que percorreu o centro da cidade com a participação de figuras que compõem a narrativa sobre a história do nascimento de Jesus Cristo e corroboram com a magia do espírito natalino.

Os Três Reis Magos, na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus, onde se afirma que teriam vindo “do leste” para adorar o Cristo, “nascido Rei dos Judeus”. São figuras constantes em relatos da natividade e nas comemorações do Natal.

O desfile simbolizou o encanto do período natalino, momento em que são praticados costumes populares que incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco e presépios. Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.

Alunos da rede municipal de ensino se apresentaram trazendo o portfólio das atividades culturais empreendidas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem das unidades de ensino.

Além do desfile que contou com as apresentações das bandas marciais da Escola Municipal Professor severino Bezerra de Melo e do CAIC, foram realizadas em um palco armado no centro da cidade apresentações da Orquestra de Câmara de São José de Mipibu, do coral infantil da Escola Estadual Barão de Mipibu, grupo de flautas da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo, grupo de clarinetes do CAIC, Studio de dança Rosy e Silva, além das encenações do Teatro Diniz.

Após o desfile o bom velhinho recebeu as crianças mipibuenses numa casinha erguida no espaço denominado Aldeia Natalina, cenário que descortina as mais importantes edificações da cidade, a Igreja Matriz e a Escola Estadual Barão de Mipibu, berços da cultura e da religiosidade do povo mipibuense.

O prefeito Arlindo Dantas e a primeira-dama do município, Socorro Dantas, juntamente com a secretária municipal de Cultura, Kélia Serafim, foram os primeiros visitantes do Papai Noel, na abertura das festividades natalinas de São José de Mipibu.

Durante toda a noite Papai Noel recebeu visita de crianças. Esse momento tenha sido, talvez, o mais significativo, que certamente vai permanecer para sempre na memória dos pequenos mipibuenses.

Papai Noel é uma figura lendária que em muitas culturas ocidentais traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro).

O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

No centro da cidade, na praça Monsenhor Paiva, crianças são brindadas com o Presépio de Natal em tamanho natural, que extrai das páginas da bíblia a história do nascimento de Jesus cristo, salvador universal.

Os evangelhos de Lucas e Mateus contam que Jesus nasceu em Belém, na província romana da Judeia de uma mãe ainda virgem. No relato do Evangelho de Lucas, José e Maria viajaram de Nazaré para Belém para comparecer a um censo e Jesus nasceu durante a viagem, numa simples manjedoura.  Anjos o proclamaram salvador de todas as pessoas e pastores vieram adorá-lo. No relato de Mateus, astrônomos seguiram uma estrela até Belém para levar presentes à Jesus, nascido o “rei dos judeus”. O rei Herodes ordenou em seguida o massacre de todos os garotos com menos de dois anos da cidade, mas a família de Jesus conseguiu escapar para o Egito e, depois que Herodes morreu, voltou para Nazaré.

A Secretaria Municipal de Cultura vem se destacando por promover o calendário de eventos do município empreendendo os aspectos da cultura material e imaterial de São José de Mipibu e do povo brasileiro, sem se distanciar do aspecto festivo e acolhedor inerentes ao povo mipibuense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo