VIOLÊNCIA MARCA ABERTURA DE EMBAIXADA DOS EUA EM JERUSALÉM

Foto: AFP/Filha de Donald Trump, Ivanka, participou da abertura da sede diplomática do governo norte-americano em Jerusalém; a dezenas de quilômetros, na Faixa de Gaza, disparos israelenses feriram e mataram palestinos que protestavam

Solenidade de inauguração é ofuscada por violenta repressão a protestos de palestinos em Gaza e outros territórios, com mais de 50 mortos.

Os Estados Unidos inauguraram nesta segunda-feira (14/05) sua embaixada em Jerusalém, desencadeando protestos violentos em Gaza e dezenas de mortes entre milhares de manifestantes palestinos.

O Ministério da Saúde de Gaza afirmou que o número de mortos pelo Exército israelense perto da fronteira chegou a 58, fazendo com que este seja o dia mais mortal na região desde a guerra de 2014 com Israel. Entre os mortos há ao menos oito crianças. Segundo o ministério, centenas de pessoas sofreram ferimentos a bala ou apresentaram danos causados por bombas de gás.

As mortes desta segunda-feira aumentaram para quase cem o número de vítimas de soldados israelenses na fronteira de Gaza desde o início de protestos semanais no fim de março. Mais de 2 mil pessoas foram feridas por disparos de militares israelenses desde então.

Paralelamente às festividades da abertura da embaixada americana, localizada inicialmente na sede do consulado americano em Jerusalém, ativistas palestinos também entraram em confronto com tropas israelenses nos arredores da cidade. Testemunhas afirmam que soldados abriram fogo e utilizaram bombas de gás lacrimogêneo.

Em Ramallah, na Cisjordânia, milhares de pessoas se concentraram em manifestações contra a transferência da embaixada.

A cerimônia de abertura

O presidente americano, Donald Trump, anunciou a transferência da embaixada para a Cidade Santa em dezembro de 2017, cumprindo uma promessa eleitoral. A decisão rompeu com a política externa americana tradicional e foi amplamente criticada. O consenso internacional continua sendo que o status de Jerusalém deveria ser parte das negociações entre as lideranças israelenses e palestinas.

Em mensagem gravada exibida durante a abertura da embaixada, Trump disse que os Estados Unidos permanecem totalmente comprometidos com uma paz duradoura no Oriente Médio.

Foto: O premiê israelense, Benjamin Netanyahu (esq), ao lado de Jared Kuschner e Ivanka Trump

A filha de Trump, Ivanka, e seu marido, Jared Kuschner, lideram a delegação do governo americano presente na solenidade de abertura, que contou com a presença de Netanyahu e cerca de 800 convidados.

Do dw.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo