ENTRE VAIAS E APLAUSOS DILMA VOTA EM BELO HORIZONTE

Candidata ao Senado, a ex-presidente Dilma Rousseff votou na escola na Escola Santa Marcelina, em BH Foto: Amanda Oliveira

‘Quem é que tem de importante aqui?’, perguntou uma eleitora ao ver jornalistas na porta de sua seção eleitoral na Pampulha, região nobre da capital mineira. Eram 8h e o burburinho de que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) votaria ali aumentou e atraiu outros curiosos. A movimentação terminou em uma disputa similar às de torcidas de futebol, entre os que aplaudiam e vaiavam a petista, às 10h, quando ela chegou para votar na Escola Santa Marcelina, acompanhada pelo governador Fernando Pimentel (PT) e outros políticos mineiros.

O local de votação de Dilma era desconhecido dos moradores da região, porque ela passou anos votando em Porto Alegre, onde construiu sua trajetória política. Dilma transferiu o domicílio eleitoral para BH este ano, para se candidatar ao Senado. De acordo com as últimas pesquisas do Datafolha e do Ibope, ela deve ser eleita hoje, pouco mais de dois anos depois de o impeachment a afastar da Presidência da República. No Congresso, dividirá plenário com parte dos parlamentares que votaram pela sua condenação por crimes de responsabilidade fiscal.

Dilma garantiu seu direito de disputar as eleições depois de acordo costurado na votação do impeachment, em agosto de 2016, pelo então presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB). Ele a livrou da punição pelos senadores com a inabilitação para funções públicas, como Fernando Collor, em 1992.

A ex-presidente saiu da casa da mãe e da tia, onde está morando, e foi caminhando até o colégio onde votou, a poucos quarteirões de sua casa. Foi cercada de apoiadores políticos. Ao chegar na seção, foi recebida com aplausos e vaias. Aceitou responder a apenas duas perguntas antes de votar. Durante a campanha, evitou dar entrevistas à imprensa.

Do Extra Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo