SÃO JOSÉ DE MIPIBU PROMOVE A I SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de São José de Mipibu, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SEMTHAS, deu início nesta terça-feira(12), a programação da I Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, iniciativa de conformidade com a Lei de número 13.798, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que tem como objetivo disseminar informações de teor educativo e métodos preventivos, contribuindo assim para a redução da gravidez precoce no Brasil.

Engravidar na adolescência não é, na maioria das vezes, uma atitude planejada, mas uma situação inesperada e indesejada. Muitas são as causas, e maiores são os riscos e consequências de gerar um filho nesse período de vida. Período esse marcado por muitas transformações tanto físicas como psicológicas.

De acordo com uma pesquisa do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (sinasc), em 2015, 15% dos bebês nascidos eram de mães adolescentes, a maior parte delas do Nordeste brasileiro.

Além disso, o Ministério da Saúde afirma que 66% dos casos de gravidez na adolescência são indesejados. As pesquisas não mentem: a gravidez na adolescência é um grave problema no Brasil.

Dentre as principais causas da gravidez nesse período está a falta de diálogo. Infelizmente, em muitas famílias, os pais não se sentem confortáveis em falar com os filhos sobre sexualidade. Isso acaba gerando um tabu ao redor do tema. Pais e mães acabam não falando com as filhas da importância de se iniciar sexualmente apenas no momento em que se sentirem preparadas e confortáveis com a ideia.

É justamente nesse ponto que entra a segunda causa: a falta de informação. Se não há diálogo, não há informação. Não há como falar sobre iniciação sexual sem falar sobre os métodos contraceptivos, como a camisinha, anticoncepcional, etc. Usar um método contraceptivo ao realizar um ato sexual é importante não só para evitar a gravidez, mas também para não contrair qualquer DST – doença sexualmente transmitida, como o HIV, por exemplo.

A adolescência é marcada por mudanças radicais no físico por conta do aumento dos hormônios e também no psicológico, com a aquisição de novas ideias e com a mudança em alguns aspectos da personalidade.

Com informações dos sites www.evundile.com.br e www.sbp.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo