BOLSONARO EMBARCA PARA OS ESTADOS UNIDOS PARA ENCONTRO COM DONALD TRUMP

Foto: Alan Santos/ Presidência da República

O presidente da República, Jair Bolsonaro, embarcou neste domingo (17) para os Estados Unidos para reunião com o presidente norte-americano, Donald Trump. O encontro está previsto para terça-feira (19), na Casa Branca, em Washington. O avião presidencial decolou da Base Aérea de Brasília por volta das 8h. A chegada do presidente em Washington está prevista para as 16h, na Base Aérea de Andrews.

A visita do presidente aos EUA será um teste para a política externa. Bolsonaro defende a aproximação com os norte-americanos desde a campanha. Na última semana, em uma live no Facebook ao lado do chanceler Ernesto Araújo, disse que os Estados Unidos “podem ser um grande parceiro”.

Além do chanceler Ernesto Araújo, estarão com Bolsonaro nos EUA outros seis ministros: Paulo Guedes (Economia), Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), Augusto Heleno (Segurança Institucional), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Comunicações).

Bento Albuquerque e Marcos Pontes já estão nos Estados Unidos. Durante o período da viagem, o vice-presidente Hamilton Mourão assume o exercício da Presidência da República. A transmissão de cargo foi realizada na manhã deste domingo.

Bolsonaro ficará hospedado na Blair House, palácio que faz parte do complexo da Casa Branca e é utilizado pelo governo norte-americano para receber chefes de Estado em visitas oficiais.

A viagem está prevista desde novembro de 2018, quando o então presidente eleito reuniu-se em sua casa no Rio com John Bolton, assessor de Segurança Nacional da Presidência dos Estados Unidos, para quem prestou continência.

Os dois presidentes conversaram por telefone no ano passado, após a vitória de Bolsonaro na eleição. É a segunda viagem do presidente em menos de três meses de governo. Vinte e um dias após tomar posse, foi a Davos, na Suíça, onde participou do Fórum Econômico Mundial.

Uso Da Base De Alcântara 

A expectativa é que Bolsonaro e o presidente norte-americano Donald Trump assinem na próxima terça-feira o acordo para o uso da Base de Alcântara, no Maranhão.

A medida vai permitir que os nortes-americanos lancem satélites, foguetes e mísseis da base maranhense, mas o território continuará sob jurisdição brasileira.

O acordo é negociado desde 2000, chegou a ser assinado, porém foi rejeitado pelo Congresso brasileiro.

A Base de Alcântara é reconhecida internacionalmente como ponto estratégico para o lançamento de foguetes, por estar localizada em latitude privilegiada na zona equatorial, o que permite uso máximo da rotação da Terra para impulsionar os lançamentos.

Agenda Internacional

Bolsonaro sai dos EUA na terça. Fica um dia em Brasília e depois segue para o Chile, onde fica de quinta a sábado 21 a 23 março. No final do mês, vai a Israel (31).

Com essa agenda, será o presidente a passar mais dias no exterior nos três primeiros meses de mandato desde a redemocratização do Brasil, em 1985.

Fonte: Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo