LEGISLATIVO PROMOVE SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA ESTADUAL DO SAMU

Foto: Eduardo Maia.

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (17), para celebrar o Dia Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Proposta pelo deputado Ubaldo Fernandes (PL), a solenidade aconteceu no Plenário Clóvis Mota e reuniu autoridades, profissionais e familiares dos dez homenageados.

“Hoje faz 17 anos que o SAMU foi implantado em Natal, a capital pioneira desse serviço no Brasil, que serviu de referência para o resto do país. O SAMU é, sem dúvida, uma das instituições de maior credibilidade do Brasil. É ela que está presente quando as pessoas se acidentam, em qualquer lugar. É ela que chega tão rápido e tem a preocupação de salvar nossas vidas. E é por isso que devemos ser gratos”, disse o parlamentar.

Em nome dos agraciados, o ex-vereador, ex-secretário de Saúde e fundador do SAMU no RN, Enildo Alves, relatou como se deu a implantação do órgão no estado. Além disso, falou do reconhecimento da população. “Logo após a fundação do SAMU, com apenas três meses de serviços prestados, os cidadãos já nos elogiavam e a afirmavam que éramos melhores que o serviço privado similar”, detalhou.

Discorrendo sobre o sentimento de trabalhar para a instituição, o fundador do SAMU na capital disse que não há sentimento mais nobre do que salvar uma vida. “É muito gratificante você chegar na ocorrência, estabilizar o paciente e depois voltar para casa com a sensação de dever cumprido”, concluiu.

Homenageados

Eliete Fernandes de Lucena Costa, Enildo Alves, Francisco Florêncio da Silva, Janaí Cavalcanti da Silva, José Cassimiro Silva de Melo, José Cláudio Miranda Macedo, Leniza Lucena de Lima, Ricardo Witka Bastos, Shayne Brennand de Carvalho e Walker Ferreira da Silva

O SAMU 192 Natal foi criado em 17 de setembro de 2002, como componente móvel da Rede de Atenção às Urgências. Em 18 de dezembro de 2006, foi fundado o SAMU 192 RN, para todo o Estado. Hoje, o SAMU Natal possui 325 profissionais e, o SAMU RN, 484 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. As equipes se revezam diariamente, em turnos de 24 horas.

Atualmente, o SAMU 192 Natal dispõe de três bases descentralizadas (Leste, Norte e Sul) e uma Central de Regulação de Urgências, composta por cinco telefonistas auxiliares de regulação médica, três médicos reguladores, dois rádio-operadores e um enfermeiro supervisor administrativo. Realiza, em média, 6 mil atendimentos por mês, em sua maioria ocorrências clínicas, neonatos, obstétricas, pediátricas, psiquiátricas e traumas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo