PM e Bombeiros consideram o Carnatal 2011 como tranquilo

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros consideram o Carnatal 2011 tranquilo. Esta é a avaliação parcial da festa, conforme informou o coronel Araújo Silva, comandante da corporação, no sábado de folia. Mil e duzentos policiais estão em todos os setores do Carnatal, incluindo o Corredor da Folia, ruas no percurso dos blocos e vias adjacentes.

A PM também inovou, infiltrando agentes de polícia. “Colocamos homens nossos vestidos de abadás, dentro dos blocos. Eles estão com rádio-comunicadores e informam à base caso observem alguma ocorrência”, explicou o coronel Araújo. A polícia também montou estações elevatórias em todo o percurso da micareta.

Os policiais que trabalham no Carnatal estão fazendo patrulhas a pé, normalmente divididos em grupos de seis, que se cruzam em todo o percurso. Eles também operam viaturas, motos e cavalos. “Isso dá ainda mais sensação de segurança”, garante Araújo.

As ocorrências registradas pela Polícia Militar são “poucas e por motivos banais”, classificou o comandante. “Normalmente por causa de ingestão de bebida alcoólica, brigas e tumultos, discussões e algumas vias de fato, que é quando ocorrem as agressões propriamente ditas”.

Bombeiros vistoriam camarotes

Apesar de uma ocorrência de desabamento de parte do camarote Pepper’s Hall na noite da quinta-feira (1), o Corpo de Bombeiros avalia como tranquilo o Carnatal desse ano.

Neste sábado, 3, cinquenta homens da corporação trabalham na área externa, no Corredor da Folia, e nas guarnições de serviço. Os camarotes também foram vistoriados durante a realização do evento. “Observamos questões como excesso de público, instalações elétricas e saídas de emergência dos camarotes temáticos”, disse o major Jerbes Lucena.

“Fazendo uma avaliação geral, o Carnatal está tranquilo. Os pequenos problemas que encontramos rapidamente são solucionados”, completou Rafael Barreto, tenente do Corpo de Bombeiros.

(Fonte: DN online)

Sobre as noites de folia:

Como já falei neste meio de comunicação, nos tempos de São João, embasada por um belíssimo comentário realizado pela jornalista Rachel Shehazade,ofereço aos idealizadores do Carnatal os meus parabéns, pois imagino que o ato de oferecer as pessoas uma animada festa partiu de um gesto que trazia consigo as melhores das intenções. Ou seja: Oferecer a todos os foliões noites festivas de alegria, além do ganho financeiro por parte daqueles que realizam e promovem o evento, é claro.

Porem, como nos disse Rachel Shehazade em seu rico discurso, é compreensível que após muitos dias de trabalho, pagamentos de tantas contas, tantos impostos… É chegada a hora de reunir quem gostamos e sair em disparada ao encontro de muita alegria e gente bonita, não é verdade? É verdade sim. E não se assuste, pois é comum que pensemos assim. Porém quero apenas fazer um alerta a todos que compartilham deste pensamento, fazendo os seguintes questionamentos:

Alguém, por acaso, já parou para pensar quantos milhões o estado gasta para socorrer vítimas de acidentes causados por motoristas embriagados?

Quantos milhões são gastos em pagamentos de indenizações por mortes ou invalidez decorrentes desses acidentes?

Quanto o poder público desembolsa com procedimentos de curetagem que muitas jovens se submetem depois de noites de festas curtidas sem proteção que gerou uma gravidez indesejada?

Alguém já pensou na quantidade de DSTs que poderão ser transmitidas nestas festas, onde infelizmente para muitos tudo é liberado?

Isso tudo sem falar na quantidade de ambulâncias que ficam paradas em festas a dispor de bêbados e valentões que se envolvem em brigas, quando na verdade deveriam estar de prontidão em hospitais socorrendo mães aflitas que lutam pela vida de seus filhos, ou a dispor de trabalhadores que necessitam de seus serviços para se tratarem de enfermidades oriundas do excesso de serviços prestados, ou até mesmo para idosos que muitas vezes sentem dificuldade de se locomoverem até o local mais próximo de seu tratamento.

Ainda há de se falar na questão do policiamento, pois os policiais ficam, em sua maioria, tendo que se fazer presente nas festas para garantir a ordem, quando no dia a dia falta segurança ao cidadão de bem para exercitar o seu direito de ir e vir.

Pensando um pouco mais, ainda temos a necessidade de esclarecer aqueles que pensam que estas festas geram empregos, pois, como todos sabem, é comum vermos muitos vendedores ambulantes vendendo seus churrasquinhos e suas latinhas. Não se iludam!  Afinal, se estes vendedores dependessem do Carnatal para viver, passariam o resto do ano na verdadeira miséria. Quem realmente ganha dinheiro com essas festas são donos de cervejarias, empresas que ornamentam as festas com palcos e trios elétricos e produtores de bandas.

Por esses e outros motivos que devemos sim curtir as festas, mas conscientes que na condição de cidadãos de bem que somos ou desejamos ser, devemos aproveitar as festividades com muita responsabilidade e cientes que estas festas são frutos de muito dinheiro público, onde a administração, na melhor de suas intenções, para nos fornecer momentos de alegria, opta por fazer um investimento altíssimo e arriscado.

Assim, desejo a todos um feliz restinho de Carnatal e fico na torcida da atitude consciente de cada um.

Por Flávia Emerenciano- Colunista, assessora de comunicações jurídicas da Câmara Municipal de Nísia Floresta, da prefeitura de Canguaretama e Jurista pós graduanda em Direito tributário| UFRN

(84) 9454 3525

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo