JAMACI SURPREENDE ATÉ NO DIA EM QUE TODOS DEVERIAM FALAR SOBR ELE

Fui vendedor de picolés, de pipocas, faxineiro de farmácia, carregador de máquinas de datilografia até completar minhas graduações em Administração de Empresas e Direito, tomei gosto pelos estudos e fiz algumas pós-graduações e um mestrado.No meio de todo esse caminho vieram os casamentos e os meus amados e queridos filhos Beatriz, Luisa, Jamile, Jordi e João. Costumo dizer que não tenho nada do que reclamar e que se ficasse de joelhos agradecendo a Deus tudo que recebi e que tenho seria pouco.

Chegar aos 40 é como romper mais uma barreira, completar mais um ciclo, e modéstia a parte há uma indisfarçável e sedutora beleza na personalidade de um homem que está na idade madura.

É claro que toda regra tem as suas exceções, e cada idade tem o seu próprio valor. Porém, com toda a consideração e respeito às demais idades, destacarei aqui uma classe de homens como Eu, que são companhias agradabilíssimas: Os que hoje são quarentões. Percebe-se com uma certa facilidade, a sensibilidade de nossos corações, a devoção que temos pelo que há de mais belo “O SENTIMENTO.”(há quem rejeite isso)Os mais jovens que me desculpem, mas nós os quarentões somos mais inteligentes, vividos, charmosos, eloquentes.

Sabemos o que falamos, e sabemos falar na hora certa. Somos cativantes, sabemos nos fazer presentes, sem incomodar. Sabemos conquistar uma boa amizade. Em termos de relacionamentos, trocamos a quantidade pela qualidade, desenvolvemos uma visão aguçada sobre os valores da vida, sabemos tratar uma mulher com respeito e carinho. Podem até dizer que estou “me achando” (Esta semana fiz um trocadilho com o nome de uma pessoa dizendo que iria mudar seu nome porque ela estava se achando, e olha Eu aqui fazendo o mesmo. Mas, hoje pode, afinal é meu aniversário).

Somos Homens especiais, românticos, interessantes e atraentes pelo que possuímos na nossa forma de ser, de pensar, e de viver. Na forma de encarar a vida, Somos mais poéticos, mais sentimentais, mais emocionais e mais emocionantes.

Os quarentões, são homens mais amadurecidos têm maior desenvoltura no trato com as mulheres, sabem reconhecer as suas qualidades, sabem ver seu potencial, são mais espirituosos, discretos, compreensivos e mais educados.

A razão pela qual muitos quarentões, e Eu falo dos quarentões de minha época, possuem estas qualidades maravilhosas deve-se a vários fatores: a opção de ser e de viver de cada um, suas personalidades, formação própria e familiar, suas raízes, sabedoria, gostos individuais, etc… mas eu creio que em parte, há uma boa parcela de influência nos modos de viver de uma época, filmes e músicas ouvidas e curtidas deixaram boas recordações da nossa juventude, um tempo não tão remoto, mas que com certeza, não volta mais.

E para mim que adoro música, escuto-as várias vezes, tento entender a fundo a letra da música, a mensagem que o autor e o cantor quiseram passar, isso foi e é fundamental para o que sou hoje aos 40. Vivemos a nossa mocidade (época que marca a vida de todos nós) em um dos melhores períodos do nosso tempo: Os anos 70/80.

Considerados as “décadas de ouro” (devemos incluir aqui também a década de 60) da juventude, quando o romantismo foi vivido e cantado em verso e prosa. A saudável influência de uma época, provocada por tantos acontecimentos importantes, que hoje permanecem na memória, e que mudaram a vida de muitos. Uma época em que o melhor da festa era dançar agarradinho e namorar ao ritmo suave das baladas românticas.

O luar era inspirador, os domingos de sol eram só alegrias. Fomos e ainda somos os homens que mais souberam e sabem namorar: Namoro no portão, aperto de mão, abraços apertadinhos, com respeito e com carinho, olhos nos olhos tinham mais valor… e olha, ainda tem.

A moda era amar ou sofrer de amor. Muitos viveram de amor… Outros morreram de amor… Nós quarentões, homens maduros de hoje, nunca fomos homens de “Ou” Nós estávamos a namorar pela certa, ou estávamos na “fossa”, ou estávamos sozinhos.

Ninguém segura a juventude do Brasil…”A juventude passou, mas deixou “gravado” em nós, pelo menos em mim é assim, a forma mais sublime e romântica de viver. Hoje possuímos uma “bagagem” de conhecimentos, experiências, maturidade e inteligência que foram acumulando com o passar dos anos.

O tempo se encarregou de distinguir nos dos demais: Deixando os nossos cabelos cor-de-prata (os meus já estão começando a ficar mais nítidos), os movimentos mais suaves, a voz pausada, porém mais sonora, hoje somos homens que marcaram uma época. E pudemos fazer ainda muito… Muito mesmo.

Quem ousa duvidar?Eu tenho a felicidade de ter alguns deles como amigos virtuais, mesmo não os vendo pessoalmente, percebo estas características comuns através de suas palavras e gestos.

Muitos deles hoje “dominam” com habilidade e destreza essas máquinas virtuais, comprovando que nem o avanço da tecnologia lhes esfriou os sentimentos pois ainda se encantam com versos, rimas, músicas e palavras de amor.

Nem lhes diminuiu a grande capacidade de amar, sentir e expressar seus sentimentos. Muitos tornaram-se poetas, outros amam a poesia. Por que o mais importante não é a idade denunciada nos detalhes de nossas fisionomias e sim os raros valores de nossas personalidades.

O importante é perceber que os nossos corações permanecem jovens. (Embora tenham me chamado de velho nestes dias)..”

Portanto, Feliz Aniversário para MIM.

2 responses to “JAMACI SURPREENDE ATÉ NO DIA EM QUE TODOS DEVERIAM FALAR SOBR ELE

  1. Grande Jamaci !!!um exemplo de um Homem vencedor,de um excelente pai e de um grande representante politico,não só eu,seu admirador e amigo, mais uma cidade inteira tem orgulho de voce,um fraterno abraço.

  2. Parabéns Jamaci, me emocionei muito com a sua mensagem pois essa era a exata idade de meu querido esposo Kléber, que partiu de forma prematura aos nossos olhos. Que Deus te conceda muitos anos de vida, repletos de paz, saúde e muito sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo