Governadora detalha plano de enfrentamento em coletiva de imprensa

 

A governadora Rosalba Ciarlini decretou estado de calamidade no Rio Grande do Norte em relação à saúde pública. O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (04), na qual apresentou o Plano de Enfrentamento dos Serviços e Urgência e Emergência do RN ao lado do secretário de Estado da saúde Pública (Sesap), Isaú Vilela.

Não é a primeira vez que é decretado estado de calamidade na saúde do Rio Grande do Norte, mas é a primeira vez que é apresentado um plano de enfrentamento junto ao Governo Federal. Este é um plano emergencial, mas que vai contemplar ações que terão efeitos a médio e longo prazo, explicou a Governadora.

Rosalba Ciarlini frisou que o Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do RN é o começo de mudanças importantes e necessárias. Ao final de seis meses esperamos que os resultados já possam ser sentidos, estamos trazendo medidas estruturantes e não apenas emergenciais. Temos que contar com a colaboração, solidariedade, empenho e trabalho de todos para que toda a população possa sair ganhando“, afirmou.

A Governadora lembrou ainda que praticamente 100% dos municípios do RN contam com gestão plena de recursos de saúde, e que por isso também devem fazer a sua parte.O município recebe o recurso, mas não resolve as demandas e encaminha para os hospitais de outras redes, acaba se pagando duas vezes para que a pessoa tenha o atendimento necessário, declarou a Governadora.

De acordo com o secretário Isaú Vilela, o RN vive agora um momento agonizante na área da saúde. O Walfredo Gurgel tem capacidade para atender 288 pacientes ao dia, mas, atualmente, enfrenta uma demanda de 450 entradas diárias, expôs o titular da Sesap.

A governadora Rosalba Ciarlini frisou que o momento escolhido para decretar o estado de calamidade se deu após a conclusão e estruturação de um plano de ação e enfrentamento adequado. Serão recursos extraorçamentários que serão retirados de outras áreas para, num esforço concentrado, realizar ações emergenciais em uma área crítica.

O coordenador geral do Samu Metropolitano, Luiz Roberto Fonseca, explicou que há um desequilíbrio entre demanda e oferta de assistência. Segundo Luiz Roberto, deverão ser viabilizados leitos de retaguarda clínica em diferentes hospitais, como Hospital Universitário Onofre Lopes, que deverá reativar uma ala para o atendimento de urgência e emergência. Essa medida beneficiará também o ensino, pois trará para o aluno a realidade do serviço de urgência e emergência. É importante lembrar que o Onofre Lopes não será o novo Walfredo, não haverá porta de entrada, a ocupação dos leitos será regulada pela central do Samu“, disse Luiz Roberto.

Outro hospital de retaguarda será o Hospital João Machado.Esse hospital apresenta alas desativadas devido à recente reforma psiquiátrica, que liberou pacientes que antes ficavam internados e hoje em dia fazem tratamento domiciliar e através dos CAPS, Centros de Assistência Psicossocial, explica Luis Roberto.

Durante a apresentação do Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do RN, também foi anunciada uma ação do INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) no Rio Grande do Norte, que, através de uma força-tarefa, fará cirurgias de trauma. “Esse pleito foi encaminhado pessoalmente pelo secretário Isaú Vilela ao Ministério da Saúde. Da última vez que foi realizada no estado, a força-tarefa fez mais de 260 cirurgias de pacientes de trauma, é uma ótima ajuda para a demanda represada de cirurgias”, disse Luiz Roberto.

Além das medidas estruturantes, o Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência do RN prevê também uma mudança com relação à conduta a ser seguida pelos profissionais da área da saúde.Sabemos que muitos honram o seu diploma, mas há alguns profissionais que insistem em práticas que acabam prejudicando a população. Adotaremos, então, um sistema de ponto eletrônico, para que todos assumam o compromisso de cumprir com a carga horária pelo o qual foi contratado, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

Por Assecom/RN

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo