Várias viaturas da SAMU foram estacionadas na frente da APAMI de São José de Mipibu na manhã de ontem(23) para proceder o remanejamento das pacientes para daquela maternidade para o Hospital Regional Monsenhor Barros.
Sem entender o que estava acontecendo, mães e filhos recém-nascidos viveram o constrangimento de um ato traumático promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte. Os profissionais do SAMU, cumprimento determinação da SESAP, além de retirar as pessoas, também confiscaram móveis e equipametos da instituição.
Os médicos decepcionados com a medida drástica do Governo do Estado e impotentes diante do quadro, apenas observaram o ato desumano e humilhante, conforme declarou Nadja Ferreira, dirigente da APAMI.
Funcionários com mais de 20 anos na casa, qualificados para o desempenho de suas funções, se desesperaram ao perceberam que terãos os seus serviços dispensados com o fechamento da APAMI.
Sob os olhares de funcionários e curiosos as pacientes e seus filhos eram transferidos sem se quer saber o porquê.
O curioso é que o Hospital Regional Monsenhor Barros, local para onde foram levados os recém-nascidos, não dispõe de equipamentos necessários para o atendimento às crianças. Mas para atender a determinação do Governo do Estado, em retirar os médicos e os pacientes da APAMI, os profissionais do SAMU levaram vários equipamentos emprestados da própria APAMI para o Hospital Regional, que ainda se encontra em reforma.
Nadja Ferreira, indignada e humilhada com a atitude do Governo, não conseguiu segurar as lágrimas enquanto anunciava o fechamento da APAMI, instituição que serviu à região Agreste do Rio Grande do Norte durante muitas décadas. “É muito difícil eu ter que falar para a população e para os funcionários da APAMI, que a governadora que eu votei e pedi votos, que é médica pediátrica, está com essa determinação fechando as portas desta maternidade”, declarou Nadja Ferreira.
No mesmo instante em que a APAMI vivia o seu “calvário”, o deputado Fábio Dantas(PHS) estava usando a tribuna da Assembleia Legislativa para impedir o fechamento da maternidade de São José de Mipibu e região Agreste.
O deputado Hermano Moraes(PMDB) enriquecia os argumentos do deputado Fábio Dantas fazendo os seus apartes, sob a atenta observação do deputado Walter Alves(PMDB).
HOJE FAZEM EXATAMENTE 30 ANOS QUE VIM TIRAR UMA FERIAS DE UM AMIGO DA TELERN/TELEMAR, NESTA QUERIDA E ABENÇOADA CIDADE, POR QUINZE DIAS E ACABEI FICANDO PARA MORAR E ESTOU RESIDINDO ATÉ HOJE, E HOJE SOU COMERCIANTE , CRIEI MINHA FILHA EM SÃO JOSÉ E AQUI NASCEU MEU FILHO, HOJE TODOS ADULTOS, SEMPRE GOSTEI E RESPEITEI MUITO ESTA CIDADE QUE ME ACOLHEU E FIQUEI MUITO ORGULHOSO PELA DECISÃO E LUTA DE TODAS AS AUTORIDADES, BUSCANDO A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA QUE A APAMI ENFRENTA, EU E MINHA FAMILIA JÁ USAMOS OS SERVIÇOS DA APAMI E FOMOS MUITO BEM ATENDIDOS E EU DESEJO PROFUNDAMENTE QUE ESTA ENTIDADE NÃO FECHE SUAS PORTAS, PRINCIPALMENTE HOJE EM DIA QUE TRAZ VIDA NOVA PARA AS MÃES QUE ALI SÃO RECEBIDAS PARA DAR A LUZ A SEUS FILHOS.