Recuperação de Dessalinizadores vai beneficiar 5300 famílias no Estado

agua-potavel1

Foto: Divulgação

 “A nossa prioridade é investir em obras efetivas e estruturantes de convivência com a seca”. Com essas palavras o Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, assinou ontem a ordem de serviço para a recuperação de 66 sistemas de dessalinização que beneficiará ao todo 5300 famílias de 42 municípios do Estado.

Dessalinização é um processo físico-químico de retirada de sais da água, tornando-a doce e própria para o consumo.

Serão investidos 1,8 milhões de reais, vindos da Secretaria Nacional da Defesa civil através de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e a Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJUC).

Este termo prevê a contratação de empresas especializadas em recuperação de sistemas de dessalinizadores utilizados para abastecimento dessas comunidades que necessitam do aumento da oferta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.

A contrapartida do estado se dá no âmbito operacional e logístico. A Semarh é responsável por selecionar os municípios e comunidades onde serão executadas as ações de recuperação.

As comunidades que recebem o abastecimento por meio de dessalinizador normalmente têm dificuldade em obter água porque os mananciais e poços têm água salobra. São comunidades de difícil acesso e dispersas nas zonas rurais dos municípios. A água que chega aos dessalinizadores é oriunda de poços. O dessalinizador é importante por garantir as famílias acesso à água de melhor qualidade, além de promover o uso consciente da água com o gerenciamento da própria comunidade do equipamento dessalinizador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo