SÃO JOSÉ DE MIPIBU VIVE O DIA DE CORPUS CHRISTI

x

A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

x

Uma missa presidida por Dom Matias Patrício de Macêdo, auxiliado pelo padre Matias Soares, pároco de São José de Mipibu e uma procissão pelas ruas do centro da cidade marcaram o dia de Corpus Christi nesta quinta-feira (30)

 x

É tradição, no dia de Corpus Christi , os fiéis ornamentarem as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Durante toda a manhã desta quinta-feira (30),  jovens  voluntários dos grupo Passus, Pastoral da Juventude e os Filhos de Sant’Ana trabalharam na confecção do tapete de Corpus Christi,  fazendo uma verdadeira obra de arte.

x

Tapetes confeccionados em frente à Igreja Matriz, fez referência a Jornada Mundial da Juventude, que irá acontecer de 23 a 28 de julho na cidade do Rio de Janeiro, reunindo jovens católicos de todo o mundo com a presença já confirmada do papa Francisco.

x

Muitos fiéis participaram da missa de Corpus Christi e da procissão do Santíssimo Sacramento, nesta quinta-feira (3/6), na Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim em São José de  Mipibu.

x

O nome Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia.

x

Padre Matias Soares reforçou que o dia de Corpus Christi seja a oportunidade de renovarmos nossa fé e amor a Cristo presente na Eucaristia.

x  

Para os católicos a celebração do Corpus Christi é um ato de reafirmação da fé.

 x

Por meio da Eucaristia, Jesus se dá como alimento, se faz presente perto de nós e nos fortalece pelo caminho.

“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente (Jo 6, 55 – 59).

x

Após a celebração os fiéis saíram em procissão em louvor ao Santíssimo Sacramento, passando por várias ruas no centro da cidade.

O Santíssimo Sacramento foi conduzido por Dom Matias Patrício de Macêdo.

 x

A celebração acabou por volta das 19h30, depois que todos os fiéis deram a volta pelas principais ruas da cidade, passando pelo tradicional tapete confeccionado especialmente para a ocasião.

A festa de Corpus Christi é a solene celebração da instituição da Eucaristia e da nossa fé na presença real de Cristo, realizada na quinta-feira após a comemoração da Santíssima Trindade. É uma celebração de preceito, ou seja, dia santo de guarda para todos os católicos que, com seus legítimos pastores, saem pelas ruas de suas cidades testemunhando, publicamente, a sua fé e adoração ao Cristo, presente nas espécies consagradas do Pão e do Vinho, transubstanciados em cada Santa Missa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo