SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DE REUNIÃO NA COMISSÃO DE SAÚDE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

robertofoto Demis Roussos

Fotos: Demis Roussos

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, participou, na manhã desta quinta feira (6), de reunião extraordinária na Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa.  Os deputados integrantes da comissão o convidaram para conhecimento do redimensionamento, a perfilização dos hospitais que vêm sendo trabalhados na Sesap, além do  relatório do TCE.

Estiveram presentes os deputados Antônio Jácome, Leonardo Nogueira, Fábio Dantas, Getúlio Rêgo e George Soares.

robertoassembleiapovo 047

Luiz Roberto resumiu a situação atual, ressaltando o atendimento nos hospitais estaduais, a insuficiência dos recursos federais destinados à saúde e a falta de recursos humanos em algumas áreas. “O RN só perde em número de hospitais estaduais para os estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco”, falou o secretário.

Ele ainda acrescentou a necessidade urgente de se otimizar esses atendimentos nos Hospitais do Estado, concentrando a integralidade dos serviços, fortalecendo as regiões pólos e pactuando com  os demais, ou seja, cerca de oito deles, para os consórcios intermunicipais, com o apoio financeiro e acompanhamento da Sesap. “Há uma distorção na nossa cultura de achar que saúde pública se faz dentro do hospital. Nós fazemos, sim, na atenção básica, nas campanhas de vacinação e no acompanhamento do pré-natal, por exemplo”.

Quanto ao relatório realizado pelo TCE, o Chefe da pasta da Saúde confirmou que todas as ações da Sesap já estavam seguindo as orientações daquele órgão fiscalizador. Ao todo, foram 99 recomendações, que, de acordo com Luiz Roberto, excetuando as que se referem às tecnologias de informação, ainda não efetuadas por falta de recursos financeiros, todas as outras já vinham sendo cumpridas. “O relatório fundamenta, mostra, não desconstrói”, disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo