Dia D de multivacinação e suplementação da vitamina A acontece neste sábado no Rio Grande do Norte

vacinação

Começa neste sábado (24) no Rio Grande do Norte a campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação e também para suplementação de vitamina A, em crianças menores de cinco anos de idade. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenadoria de Promoção a Saúde está executando a atividade em conjunto com as Unidades Regionais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, no período de 24 a 30 de agosto, sendo 24 o dia D de divulgação e mobilização nacional.

De acordo com Erika Melo, responsável técnica pelo Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesap, todos os pais e responsáveis devem levar as crianças menores de cinco anos às Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), das 8h às 17h, de posse de documento de identificação e da Caderneta de Saúde da Criança.

“Até as crianças que não tenham o documento, devem ir ao posto de vacinação para que sejam avaliadas pelos profissionais de saúde. Mesmo achando que elas estejam em dia com as vacinas e com a suplementação da vitamina A, é interessante que os pais busquem o serviço”, destaca.

Na campanha de multivacinação, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). As crianças, especialmente as menores de cinco anos, só estarão protegidas, de fato, quando completarem todo o esquema vacinal.

vacinacao-2

Com relação à suplementação de vitamina A, só será disponibilizada para crianças de seis meses a 59 meses (menores de cinco anos de idade), com apresentação da Caderneta de Saúde da Criança, para evitar uma intoxicação por excesso de vitamina – alerta Erika Melo.

“A administração da vitamina A é feita via oral a cada seis meses, a partir dos seis meses de vida, e pode ser conseguida em todas as unidades básicas de saúde do Rio Grande do Norte. Ela é extremamente importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, agindo inclusive na prevenção da diarréia e da cegueira noturna e total. A vitamina A não tem efeito colateral”, orienta a nutricionista Erika Melo.

Cobertura no Rio Grande do Norte – De acordo com dados do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesap, entre janeiro e julho deste ano, foram ministradas 29.450 mil doses em crianças de seis à 11 meses e 42.750 mil doses em crianças de seis até quatro anos e 11 meses.

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi instituído por meio da Portaria nº 729, de 13 de maio de 2005, com o objetivo de reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade e mães no pós-parto imediato (antes da alta hospitalar). Esse programa faz parte da Ação Brasil Carinhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo