MIPIBUENSES CONTINUAM QUERENDO SALVAR A MATA DA BICA E SEU ECOSSISTEMA

x

Fotos: Amauri Freire.

No ano de 1997 um grupo de mipibuense realizou um grande mutirão de limpeza na área da fonte da Bica, mobilizando dezenas de voluntários. O evento ocorreu numa manhã nublada de domingo, onde o grupo percorreu várias ruas da cidade chamando atenção das autoridades para a situação de abandono da principal fonte de água potável da cidade.

x

Participaram do evento os então deputados estaduais Fernando Mineiro e Arlindo Dantas(atual prefeito do município), que juntos com os manifetantes desceram até o local da fonte, onde puderam constatar a situação de a bandono e desequilíbrio ambiental.

Apesar de convidadas, nenhuma autoridade do município naquela época participou do evento.

x

A Mata da Bica guarda resquícios da Mata Atlântica e o início da história do povo mipibuense.

x

O local há décadas vem sendo explorado pela CAERN, empresa fornecedora de água para a maioria das residências no centro da cidade de São José de Mipibu. Até os dias atuais a empresa nunca promoveu qualquer benefício que pudesse preservar essa riqueza ecológica.

x

Apesar do total abandono ao longo dos anos o Rio Mipibu ainda pede socorro.

x

Na comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, o blogueiro, conservacionista e vereador na época, Amauri Freire, realizou em parceria com o IBAMA e a Prefeitura Municipal o plantio de 500 mudas de pau-brasil na área circundante da Fonte da Bica.

x

Houve uma grande mobilização na cidade, e 500 crianças das escolas de São José de de Nísia Floresta participaram desse evento.

x

O Grito dado pelo então vereador Amauri Freire, na defesa da preservação da Mata da Bica, fez nascer ainda na primeira gestão do prefeito Arlindo Dantas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, conforme está registrado nos anais da Câmara Municipal de São José de Mipibu.

A Societada Terra Viva, com sede no município de São José de Mipibu, também vem abraçando a luta pela preservação da Mata da Bica e Rio Mipibu, levantando discussões em outras esferas além das fronteiras mipibuenses.

x

Agora, em um novo momento o vereador Joelmo Teles retoma a questão e mobiliza os órgãos ambientais e as instituições do muncípio de São José de Mipibu para continuar com a ideia de preservação da Mata da Bica iniciada e o Rio Mipibu.

Apesar do projeto ambicioso do vereador Joelmo Teles receber muitas críticas, algumas com fundamentos sociais e legais, em conversa com o Blog o legislador mipibuense disse que o seu projeto está aberto ao entendimento, desde que o propósito de salvar a Mata da Bica e seu ecossistema seja o principal foco.

One response to “MIPIBUENSES CONTINUAM QUERENDO SALVAR A MATA DA BICA E SEU ECOSSISTEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo