SECRETÁRIO LUIZ ROBERTO MONTA ESTRATÉGIA PARA A COPA

x1

Uma comissão formada pelo Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Fonseca, Secretário Municipal de Saúde de Natal, Cipriano Maia, coordenadora geral do SAMU 192/RN, Cecília Picinin, além de diversos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), visitou, na manhã desta quinta-feira (24), o estádio Arena das Dunas juntamente com o Comitê Organizador Local da FIFA (COL) e o coordenador médico da Copa do Mundo de 2014 no RN, Maeterlinck Rego.

O principal objetivo foi visitar in loco o estádio, conhecendo todos os setores, para definir os detalhes da produção de um Plano de Operação Padrão, desenvolvido pela Coordenação de Saúde na Copa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

O gerente de engenharia da construtora OAS, Wolney Magalhães, apresentou o projeto arquitetônico do estádio à equipe da Sesap, indicando saídas de emergência, rampas, posicionamento de camarotes e acessos ao entorno da Arena. São 18 rampas principais que facilitam o fluxo de pessoas e quatro acessos ao campo de futebol, permitindo a chegada de ambulâncias de forma mais ágil.

De acordo com Maeterlinck Rego a Fifa irá disponibilizar, dentro do estádio, uma equipe terceirizada e particular, formada por 70 profissionais de saúde, entre cardiologistas, ortopedistas, pediatras, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos intensivistas e paramédicos, atuando em cinco postos de atendimento médico distribuídos nos três pisos do estádio.

“A Sesap irá atuar quando a capacidade de atendimento dos profissionais contratados pela Fifa for insuficiente, ou seja, em casos de acidentes de massa, com múltiplas vítimas”, explicou o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Fonseca. A atuação será em conjunto com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil.

x1

Sinalizações e iluminação de emergência e os geradores – com capacidade de manutenção por até oito horas – também foram alvo de observação pela coordenação do SAMU. De acordo com Cecília Picinin, estes itens são de extrema importância para os casos de atendimento de urgência.

Para o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, a visita também é importante para que a Sesap esteja preparada para o legado pós-Copa. “Outros eventos irão acontecer no estádio após a Copa, então precisamos estar preparados para atuar neste sentido também”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo