Hospital Regional de Santo Antonio orienta servidores sobre o diagnóstico do câncer de próstata

Novembro Azul Santo Antonio 1

 Campanha ‘Novembro Azul’ 

Durante esta terça feira (12) os servidores do Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal (HRLGV), no município de Santo Antônio, participaram de uma campanha de conscientização com o objetivo de tornar os funcionários da unidade multiplicadores da idéia de prevenção do câncer de próstata. Dentro da programação da Campanha Novembro Azul, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) vem promovendo palestras em diferentes Hospitais do Estado objetivando estimular a população masculina a procurar atendimento médico preventivo.

De acordo com o cirurgião Ricardo Wagner Silva Ferreira, Diretor Técnico do HRLGV, a campanha visa garantir mais clareza sobre a necessidade dos exames preventivos. “Os participantes ficaram muito satisfeitos e atentos. Os homens precisam entender que a dosagem do PSA e a ultrassonografia são importantes mas não substituem o toque prostático, que ainda é essencial. No Estado do RN, um total de 274 homens morrem por ano vítimas do câncer de próstata”, destacou.

Novembro Azul Santo Antonio 2

Para a Diretora Geral do Hospital, Lusileide Felix de Lima Barbalho, a direção da unidade quis alertar os servidores quanto aos riscos do câncer de próstata e a importância de se ter uma vida saudável. “Na ação de hoje, a saúde do homem foi expressada também evidenciando o câncer de pênis e suas prevenções. O homem que não se cuida perde o melhor da vida. O resultado foi tão proveitoso que já estamos programando novas campanhas!”, destacou.

O Bioquímico, Antônio Cristóvão, e a Chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Verônica  Ebrahim, ministraram as palestras.

Câncer de próstata

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e um a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo