MOMENTO RELIGIOSO E FESTIVO DOS 51 ANOS DE VERA CRUZ

x

O povo de Vera Cruz se reuniu em oração para celebrar os 51 anos de Emancipação Política do município, em ato religioso celebrado na igreja do Divino Espírito Santo, na noite da quarta-feira, dia 26.

x

O jovem prefeito João Paulo assistiu ao ato religioso acompanhado de amigos, familiares e da namorada Talita Marielle.

x

A missa presidida pelo padre Ailson Bezerra lotou a igreja do Divino Espírito Santo com a presença do povo de Vera Cruz, autoridades e representantes de municípios vizinhos.

 x

Padre Ailson parabenizou a cidade pelos 51 anos de emancipação política, concluindo seu sermão fazendo uma reflexão sobre a imporetância da quaresma, enfocando o período de jejum e conversão que os católicos tradicionalmente observam, ultimamente aliada a Campanha da Fraternidade em que para este ano de 2014 o tema escolhido fala sobre a fraternidade e o tráfico humano.

x

Terminado o solene ato religioso o povo e as autoridades do município e convidados foram até o centro da cidade de Vera Cruz onde compartilharam um gigantesco bolo de aniversário, decorado com as cores da seleção canarinho, remetendo ao campeonato  da Copa do Mundo, que acontecerá este ano no Brasil.

x

Após os pronunciamentos o prefeito João Paulo brindou a população, acompanhado do ex-prefeito Marcos Cabral, da ex primeira-dama Tânia Cabral, e da vice-prefeita Eliane Pinheiro.

x

João Cabral Filho, pai do prefeito João Paulo, prestigiou todos os momentos festivos dos 51 anos da emancipação política de Vera Cruz.

x

Os organizadores do evento partiram o bolo comemorativo aos 51 anos de Emancipação Política de Vera Cruz.

 x

Após realizar o corte da primeira fatia do bolo, que foi entregue para a matriarca da família Cabral, Dona Totinha, o prefeito João Paulo pediu para que as demais fatias fossem distribuidas entre a população presente ao evento.

x

Era início do século XIX, e a localidade inicialmente chamada de Periperi, que ficava às margens do riacho Vera Cruz, teve como primeiro proprietário o fazendeiro Antônio de Vasconcelos. O seu sucessor, Alexandre Rodolfo de Vasconcelos construiu uma ampla casa e uma capela, atraindo muitos trabalhadores do campo para morarem no local.

Em 1855 a capela foi demolida e no local iniciou-se a construção da Igreja do Divino Espírito Santo, pelo capitão Teodósio Xavier de Paiva e a participação do padre Bernardino de Sena, que só após quarenta anos foi concluída pelo padre Antônio Xavier de Paiva.

A povoação se expandiu e destacou-se dentro dos limites do município de São José de Mipibu pelas atividades agrícolas e pastoris. Em 1874 recebeu o nome definitivo de Vera Cruz, nome do riacho que banha suas terras. Em 24 de novembro de 1953, o povoado foi elevado à categoria de vila. Dez anos depois, no dia 26 de março de 1963, através da Lei nº 2.850, Vera Cruz foi desmembrada de São José de Mipibu, tornando-se município do Rio Grande do Norte. Fonte: IDEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo