Romaria em Nísia Floresta resgata primórdios da Campanha da Fraternidade

pe. josenildo

Foto: Arquivo

A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, promoveu, na última sexta-feira, dia 28, a “Romaria da Fraternidade”. O evento contou a participação de centenas de fiéis de diversos pontos do município. A ação ocorreu através de uma caminhada que percorreu um trajeto de cerca de 8 quilômetros, com a saída do Centro até a comunidade do Timbó. A romaria fez muitos relembrarem o clima das caminhadas realizadas pelas Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, nas primeiras ações em prol da Campanha da Fraternidade, na década de 60.

unnamed (2)

Foto: Agripino Marques Jr

O fato da romaria ter como destino a Comunidade de Timbó se deve pelo fato de que foi nesse distrito que, em fevereiro de 1963, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales (in memoriam), com apoio da Congregação de Jesus Crucificado, ter sido realizadas as primeiras experiências da Campanha da Fraternidade, que em seguida ficou sob responsabilidade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e, atualmente, acontece em larga escala, em todo o país.

O Pe. Ajosenildo afirmou que “a ‘Romaria da Fraternidade’ oportunizou emoções muito fortes e também o resgate do trabalho que era feito no início da campanha, uma vez que foi aqui que ela brotou. Por isso precisamos ser exemplos para todo o país, além disso, os cristãos católicos deram mais uma bonita demonstração de fé e esperança, aqui, em Nísia Floresta”, concluiu a sua fala proferida após a bênção.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com a cessão de uma ambulância, e da Polícia Militar, que disponibilizou uma viatura e dois policiais para dar segurança aos participantes. Houve um carro de apoio comercializando água e lanches e, ainda, dois ônibus em as pessoas puderam retornar as suas casas. Tudo isso contribuiu para que a ação fosse realizada com êxito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo