NOVO JORNAL DESTACA A DEPUTADA ELEITA CRISTIANE DANTAS

x

Foto: Frankie Marcone/NJ

CHARME NA RENOVAÇÃO – DEPUTADA, ÚNICA MULHER ELEITA ENTRE OS NOVATOS DA ASSEMBLEIA, CRISTIANE DANTAS PLANEJA ATUAR NA DEFESA DAS MULHERES E PROPOR A CRIAÇÃO DO BOLSA ATLETA

 JOVIAL, BONITA, SERENA e, principalmente, decidida. Com quase 39 mil votos na votação do último dia 05 de outubro, Cristiane Dantas(PC do B) é uma das sete novidades na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN) para a próxima legislatura.

Aos 41 anos de idade, casada com o vice-governador eleito, deputado Fábio Dantas (também do PC do B), ela promete levar ao plenário do Palácio José Augusto a bandeira dos direitos das mulheres, “ainda negligenciados em todos os âmbitos, mesmo com os avanços registrados nos últimos tempos”, afirma.

De fato, o primeiro exemplo dessa necessidade de ampliação na representatividade feminina vem da própria Casa Legislativa. Das 24 cadeiras na AL apenas duas serão ocupadas por mulheres a partir de 2015 (a outra vaga ficou com Márcia Maia, reeleita pelo PSB). Entre os calouros, Cristiane é a única mulher.

Após meses de intenso trabalho na vitoriosa campanha, ela conta que finalmente poderá descansar um pouco, já que, mesmo depois de eleita, a futura deputada precisou se engajar fortemente na campanha da vitoriosa chapa formada por Robinson Faria e por Fábio Dantas. A coligação venceu o segundo turno na concorrência ao Governo do Estado.

Esse foi o primeiro processo eleitoral do qual Cristiane Dantas participou como candidata, mas o trabalho enquanto deputada estadual não será o primeiro cargo público ocupado por ela, que já esteve à frente do Instituto Técnico e Científico de Polícia do Estado – ITEP/RN, entre os anos de 2008 e 2010. Foi justamente durante essa experiência que ela percebeu a falta de políticas públicas voltadas às questões sociais em terras potiguares.

Pretendo atuar totalmente voltada à resolução dos problemas sociais do nosso Estado. O meu objetivo principal é conduzir o mandato de maneira humanitária e honrar cada um dos votos que tive, aponta.

A primeira ação programada pela futura parlamentar já possui projeto esboçado, inclusive – a criação de um Centro Clínico da Mulher, estrutura pública onde a população feminina do RN terá acesso a exames preventivos regulares.

A proposta que estou desenvolvendo para apresentar já no início do meu mandato diz respeito à criação de um Centro Clínico onde as mulheres poderão se submeter a exames como mamografia  e ultrassonograia. Acompanho de perto as dificuldades enfrentadas para conseguir marcar um exame como esses na rede pública, hoje em dia, então encaro isso como uma prioridade no meu futuro trabalho como parlamentar”, assegura.

Ainda que ressalte esse viés para seu mandato, Cristiane faz questão de salientar outros enfoques contemplados em seu plano de atuação na Assembleia Legislativa. Outro projeto já esboçado pela deputada eleita pretende garantir auxílio financeiro a atletas e paratletas potiguares, em um programa intitulado “bolsa-atleta”, a exemplo do que ocorre em vários outros estados do Brasil – em Pernambuco, por exemplo, um projeto semelhante foi aprovado dois anos atrás, no qual o Governo do Estado provém auxílio financeiro a atletas “com comprovada capacidade técnica para representar o País nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”.

EXEMPLOS

Ainda que não tenha qualquer experiência na atividade legislativa, a postura de Cristiane Dantas impressiona pela segurança e tranquilidade, mesmo frente a um desafio dos mais complexos. Ela conta que ter um deputado estadual em casa ajuda a manter a calma durante esse momento de transição em sua vida.

Fábio foi um dos deputados mais bem avaliados da atual legislatura, então tenho uma excelente referência dentro de casa. Além disso, minha própria personalidade favorece essa tranquilidade, sou muito centrada e ponderada no dia a dia, então não tenho grandes problemas em lidar com essas novidades, ressalta.

Além da óbvia referência, a novata da AL/RN conta que enxerga outro grande exemplo no deputado Fernando Mineiro (PT), por ser, nas palavras dela, “um parlamentar de atuação excepcional, extremamente atuante e defensor de causas de enorme importância para o desenvolvimento econômico, político e social de todo o Rio Grande do Norte”. Curiosamente, no ranking de votos dos deputados eleitos, Cristiane aparece em 12º lugar com 38.955 votos, atrás justamente de Mineiro, escolhido por 42.088 eleitores.

Outra faceta surpreendente para uma estreante observada na futura deputada é a articulação política. Antes mesmo de ser nomeada para uma das cadeiras do plenário Clóvis Motta, a esposa de Fábio Dantas revela que já existe uma aliança formada entre seu mandato e a Câmara Municipal de Natal (CMN), por meio da vereadora Júlia Arruda, do PSB, uma de suas grandes amigas fora do mundo político. Conforme relata, a parceria deverá possibilitar avanços significativos nas políticas em defesa da mulher potiguar, visto que essa também é uma das prioridades da atuação de Júlia na CMN.

Além dos temas que pretende defender durante seu mandato, Cristiane não se omite quanto ao atual cenário político nacional. Segundo aponta, o País precisa se reestabelecer economicamente, controlar a inflação e fazer investimentos urgentes em Segurança Pública, Saúde, e o principal, Educação.

Creio que, no âmbito federal, é preciso fortalecer a Educação desde a base. Para tanto, creio que o caminho seja proporcionar o estudo em tempo integral não só para crianças, mas também para os jovens. É uma questão realmente primordial”, pondera.

MÃE, ESPOSA E ESPORTISTA

“Uma pessoa adaptável e eclética”, assim se defi ne Cristiane Dantas, que tem dois herdeiros com o deputado estadual e vice- governador eleito Fábio Dantas.

A partir de 2015, a deputada estadual eleita terá de conciliar as atividades parlamentares com a atenção aos filhos e ao marido. Formada tanto em Processamento de Dados como em Direito, ela explica que não exerce formalmente as profissões, já que está empenhada exclusivamente em causas sociais há bastante tempo.

Eu advogo, mas sempre espontaneamente e em causas ligadas a questões sociais. Também estive muito tempo à frente de cargos públicos, como a direção do Itep, então não sobrava muito tempo para outras atividades, afirma.

Na rotina, Cristiane Dantas é adepta de práticas simples – gosta de cumprir tarefas domésticas, levar as crianças na escola, ajudar com as atividades; só não se dá muito bem na cozinha. Ela diz que o marido, “um gentleman”, sempre aprova o resultado de suas aventuras no fogão, mas tem consciência de que culinária não é seu forte.

Até sei preparar bem algumas massas, gosto de reunir minhas amigas em casa de vez em quando e vou para a cozinha, mas estou longe de ser um talento, assume.

A futura parlamentar reforça o caráter eclético de sua personalidade. Gosta de cinema, especialmente o nacional, e não dispensa películas dos gêneros policial, romance ou drama – um fIlme que marcou sua vida, conta, foi Central do Brasil, com Fernanda Montenegro. Em se tratando de música, Cristiane vai direto ao ponto, é fã assumida de Ivete Sangalo. Admiradora fervorosa da artista baiana, já foi a shows em diversas oportunidades.

Fábio diz que sou festeira, adoro as músicas, o astral a energia de Ivete. Ele é mais caseiro, mas sempre me acompanha nas festas, ri-se.

De acordo com ela, o equilíbrio, inclusive, é a chave para o sucesso do casamento com o futuro vice-governador do Rio Grande do Norte. Por sinal, antes de oficializarem formalmente a união, em 1999, os políticos namoraram por nove anos, totalizando 24 anos de relacionamento.

Acompanhei toda a trajetória política da família, desde a primeira candidatura de meu sogro, Arlindo Dantas, à prefeitura de São José de Mipibu. Também participei ativamente da primeira campanha de Fábio para deputado estadual, quatro anos atrás. Temos um  um companheirismo muito forte, finaliza.

Fonte: Novo Jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo