Parlamentares homenageiam Henrique Alves em pronunciamentos no Plenário

unnamed (22)

Fotos: J Batista

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, foi homenageado nesta quarta-feira (18) por parlamentares de vários partidos. Em pronunciamentos no Plenário Ulysses Guimarães, deputados e deputadas ressaltaram a capacidade de diálogo, o compromisso com a autonomia do Legislativo e o respeito à atividade parlamentar por  Henrique Alves, que deixa a Câmara depois de 11 mandatos consecutivos.

Emocionado, ele agradeceu as homenagens, mas preferiu não fazer pronunciamento de despedida. Henrique Alves foi eleito pela primeira vez em 1970, depois de seu pai, o ex-governador do Rio Grande do Norte Aluizio Alves, ter sido cassado pela ditadura militar. Ao longo de 44 anos no Parlamento, sempre no mesmo partido – o PMDB – ele participou da oposição ao regime, do movimento Diretas Já e da Assembleia Nacional Constituinte. Entre 2007 e 2012, exerceu a liderança da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados e , em 2013, foi eleito presidente da Casa.

Confira trechos dos pronunciamentos de homenagem de alguns parlamentares:

unnamed (19)

Deputada Sandra Rosado (PSB-RN)Meu mandato não estaria completo se, como sua conterrânea, não viesse aqui neste momento fazer o reconhecimento público da sua atuação na política do meu estado, do nosso estado. Nós temos uma semelhança: começamos adolescentes na política, seguindo os passos dos nossos pais, Aluízio Alves e Vingt Rosado. Então, eu quero fazer esse reconhecimento pela sua luta como parlamentar, como um político que sempre pensou muito no Rio Grande do Norte. Mas quero lhe dizer que, apesar dos resultados adversos à nossa vontade terem acontecido, tenho a absoluta convicção de que o Rio Grande do Norte reconhece o seu trabalho. Eu quero dizer aqui esta minha palavra de reconhecimento por sua atitude de coerência, pelo prestígio de Vossa Excelência nesta Casa, pelas atitudes que teve e que, muitas vezes, foram de enfrentamento com outras forças políticas, mas sempre ao lado do povo”.

Deputado Vicentinho (PT-SP) – “Tenho a honra, presidente, de conhecê-lo desde os 17, 18 anos de idade, quando o grande líder Aluízio Alves, que embalou as nossas esperanças no sertão do Rio Grande do Norte. Até hoje, eu canto as músicas do Aluízio Alves, quando apresentou Vossa Excelência como Henriquinho, há quarenta e poucos anos, então candidato a deputado federal. Eu lembro que, na sua campanha para Presidente da Câmara, Vossa Excelência dizia: A Câmara é minha vida. Eu quero, presidente, dizer uma coisa muito marcante: podemos ter tido divergências, é verdade; podemos ter tido momentos de atrito aqui, é verdade; mas certamente esta Câmara vai ter o antes do deputado Henrique Eduardo Alves, sobretudo na Presidência, e o depois. Muitas coisas Vossa Excelência se comprometeu a fazer, e todas foram cumpridas aqui. Vossa Excelência está deixando uma carreira brilhante, de muito respeito”.

Deputado Felipe Maia (DEM-RN) – “Na qualidade de representante do Rio Grande do Norte, de seu amigo e de porta-voz do meu partido, [quero] parabenizar V.Exa. pela sua vida pública, que não se encerra na noite de hoje. Vossa Excelência — que, desde 1971, representa o povo do Rio Grande do Norte como representante do nosso Estado ocupando uma cadeira na Câmara Federal — irá galgar novos desafios. Vossa Excelência é um nome nacional, é uma referência da política brasileira, é uma pessoa que tem muito a contribuir com o nosso estado, o Rio Grande do Norte, e com o Brasil. Esta Casa, que se despede de Vossa Excelência, não tenha dúvida, logo em breve irá dialogar com Vossa Excelência em favor dos estados do Brasil. E eu quero, em nome do Democratas, dizer que eu só tenho elogios a fazer a sua atuação como líder do PMDB, como presidente desta Casa, sempre representando, sempre respeitando o Regimento, sempre respeitando não só a maioria, mas também a minoria”.

unnamed (23)

Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – “Eu vejo aqui um homem coberto de honrarias, com um semblante do dever cumprido e uma vontade imensa de continuar fazendo muito pelo seu País. Este homem é sem dúvida Vossa Excelência, que tem demonstrado nesta Casa sua capacidade de tolerância, de compreensão, de poder ouvir mesmo discordando e de saber discordar quando veementemente é abordado. Vossa Excelência não só marcou todos nós pelos seus anos nesta Casa, mas marcou sobretudo as vidas das parlamentares, mulheres desta Casa, para as quais a sua porta sempre esteve aberta. Ainda que não tenhamos conseguido regulamentar totalmente os direitos das trabalhadoras, eu vi Vossa Excelência se empenhar de todas as formas em todas as demandas da Bancada Feminina. Vossa Excelência sai desta Casa com a tarefa enorme de continuar cumprindo um grande papel na vida nacional brasileira, dando a todos nós uma política pública que possa dar conta do combate à discriminação, à violência e à exclusão.

Deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) – “Acredito que Vossa Excelência, que presidiu esta Casa e que encerra esse ciclo de sua vida de mais de 40 anos no Congresso Nacional, merece desta Casa os nossos abraços, os nossos aplausos, mas, acima de tudo, a alegria de ter convivido com Vossa Excelência. Quero desejar muita sorte na sua nova caminhada. Que Deus ilumine Vossa Excelência! E não tenha dúvida de que teve a admiração de todos nós. Os embates, os combates, tudo isso faz parte da democracia que Vossa Excelência ajudou a construir. Vossa Excelência faz parte da história do Brasil. E Vossa Excelência ajudou a construir essa democracia que nós estamos amadurecendo”.

Deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) – “Eu não poderia deixar de registrar a contribuição fundamental de um Parlamentar que também encerra o seu mandato nesta Casa, embora continue a sua atividade política para além. É o Presidente Henrique Eduardo Alves, que deu um avanço nas conquistas da bancada feminina. Quero dizer, e é com muita emoção, Presidente Henrique Eduardo Alves, que para nós a luta não é simples; para nós a luta não é fácil. Nós estamos inclusive com uma batalha para votar projetos que reduzem os avanços de conquistas das mulheres. O Presidente Henrique Eduardo Alves teve a ousadia, a santa ousadia, daqueles que, no cotidiano da vida, sabem que têm que tomar decisões significativas. O Presidente Henrique Eduardo Alves, ao assumir a Presidência desta Casa, propôs e aprovou a Secretaria da Mulher na Câmara, para construir a Coordenadoria da Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher”.

Deputado Júnior Coimbra (PMDB-TO) – “Eu tive o privilégio de conviver, nesses últimos 4 anos, como seu colega de partido, num primeiro momento, como seu liderado, num segundo momento, tendo Vossa Excelência como Presidente desta Casa. Tive o privilégio de ser seu eleitor e cabo eleitoral na sua eleição para Presidente. Eu me sinto muito feliz e contente por ter compartilhado este mandato com Vossa Excelência”.

Deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) – “Trago aqui todo o abraço e reconhecimento do meu partido, o PCdoB, à sua atuação, à sua trajetória de vida e de luta. De fato, são 44 anos de mandato que se confundem com esta Casa. Penso que não há um debate importante, um debate relevante nesta Casa que não tenha, de certa forma, a sua participação, a participação efetiva de um homem que dedicou a sua vida às causas públicas. É por isso, Henrique, que nós temos por você esse respeito e admiração, pela sua dedicação como homem público, que debateu aqui problemas e questões estratégicas, com firmeza na tomada de posição como presidente desta Casa, garantindo a sua autonomia, a sua independência”.

Deputado André Moura (PSC-SE) – “Vossa Excelência tem neste Parlamento uma história de luta, uma história de palavra, uma história de lealdade, lealdade com a Câmara Federal, lealdade com o Brasil, lealdade com a sociedade brasileira. A sua história é uma história que orgulha muito todos nós. Para mim então, que estou no primeiro mandato, estou indo agora para o segundo mandato, fica a certeza de que a convivência com Vossa Excelência aqui, durante esses 4 anos, foi um verdadeiro aprendizado. Um aprendizado não só como parlamentar, como deputado, como líder durante 3 anos consecutivos da bancada do PSC, mas também como cidadão, porque aqui eu vi um Presidente respeitar a sociedade brasileira, respeitar as lutas que se travaram neste Parlamento, respeitar aqueles que buscaram nesta Casa a melhoria da qualidade de vida do seu segmento e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo