Acusado de fraudes, ex-comandante do Corpo de Bombeiros do RN é solto

unm cb

Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O coronel Carlos Kleber Lopes Barbosa, que foi comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte em 2010, foi solto no final da manhã desta terça-feira (3). O militar estava detido no quartel da Polícia Militar, em Natal, desde o dia 17 de dezembro do ano passado após ser alvo da ‘Operação Habite-se’, realizada pelo Ministério Público Estadual com apoio da Polícia Militar.

Segundo as investigações, o oficial orquestrou um suposto esquema de fraudes na emissão do chamado ‘Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar (AVCB) – popularmente conhecido como ‘Habite-se’. Daí o nome da operação. A licença atesta, após análise de projetos e vistoria, que um estabelecimento preenche as normas de prevenção e combate a incêndio, o que torna o imóvel habitável.

Antes de ser preso, o coronel trabalhava como diretor de Engenharia e Operações da corporação. O ex-comandante foi posto em liberdade por ordem de um habeas corpus concedido pela Câmera Criminal do Tribunal de Justiça do Estado. Contudo, o coronel deverá comparecer, enquanto durar o processo, mensalmente ao TJ para informar e justificar todas as atividades que ele vier a exercer. Além disso, está proibido de ter acesso a determinados locais, por circunstâncias relacionadas ao fato, a fim de evitar o risco de novas infrações, especialmente de frequentar o Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros, e também não pode manter contato com qualquer testemunhas relacionada às acusações.

O TJ também proibiu o coronel de sair da cidade, devendo estar em casa assim que anoitecer. G1/RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo