Papa Francisco nomeia 20 cardeais em cerimônia com presença de Bento XVI

unm papa

Foto: AP

O papa Francisco nomeou 20 novos cardeais neste sábado (14). Na homilia de posse, Francisco disse-lhes para colocarem de lado o orgulho, o ciúme e os interesses próprios a fim de exercerem a caridade perfeita.

Aposentado, o papa Bento XVI participou da cerimônia sentado na primeira fila da basílica. Francisco o abraçou e, ao fim da ordanação, um grupo de cardeais alinhados o cumprimentaram.

Muitos dos novos cardeais vêm de dioceses distantes, em que muitas vezes os católicos são minoria – um reflexo da insistência de Francisco para que a Igreja olhe para as periferias e as reflita em seu governo. Dentre os novos cardeais, vários, assim como o papa, concentram seus ministérios entre os pobres e marginalizados.

Em sua homilia,papa Francisco lembrou seus mais novos colaboradores que ser um cardeal não é um prêmio, mas sim uma maneira de servir a igreja melhor em humildade e ternura.

Francisco lembrou que nem mesmo os clérigos estão imunes à tentação de ficar com ciúmes, raiva ou orgulhosos, ou para perseguir seus próprios interesses, mesmo quando “envolto em aparências nobres.”

“Mesmo aqui, a caridade só caridade quando ela nos liberta”, disse ele.

De certa forma, suas palavras duras são uma versão amenizada de uma crítica que ele fez na noite do Natal aos burocratas do Vaticano.

Em seguida, ele enumerou 15 doenças, incluindo “espiritual Alzheimer” e o “terrorismo de fofoca”, que pode afligir homens da Igreja, mesmo em seus níveis mais elevados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo