Açudes cheios e corte de terra mudam o cenário da zona rural de Upanema

unnamed (5)

Os efeitos das chuvas já podem ser sentidos na zona rural do município de Upanema. A falta de água, o solo seco e a falta de esperança do homem do campo deram lugar a açudes cheios, terra cortada e a expectativa de produção de uma lavoura que seja suficiente, pelo menos, para a subsistência.

No projeto de assentamento Esperança, os agricultores Epídio Francisco de Souza, 68 anos, e Raimundo Rodrigues da Silva, 75 anos, deixaram de lado o desânimo provocado pelos seguidos anos de seca e agora só pensam em plantar.

unnamed (6)

Agora, além de aproveitar o período de chuvas, os dois poderão continuar alimentando e dando de beber aos animais graças a pequenos açudes construídos em suas áreas de terra pela Prefeitura de Upanema. Como os reservatórios já “tomaram” água, a alegria de Epídio e Raimundo é latente nos olhos. “Sempre sonhei em ter um açude, mas nunca fui atendido. Felizmente, agora a prefeitura tornou esse sonho realidade e, graças a Deus, já tivemos boas chuvas que acumularam água pra matar a sede dos animais no período de seca”, destacou seu Epídio.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, André Teixeira, destacou que foram construídos açudes, barreiros e cacimbas em diversas localidades da zona rural atendendo a solicitação e necessidade de cada agricultor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo