Em nova tragédia, barco com 300 imigrantes naufraga no Mediterrâneo

x agua

Foto: Argiris Mantikos/Eurokinissi/Reuters

A Organização Internacional para Migração (OIM) informou nesta segunda-feira (20) que mais um barco está afundando no mar Mediterrâneo entre a Líbia e a Itália. Pelo menos 20 das cerca de 300 pessoas a bordo teriam morrido.

O novo naufrágio acontece horas antes de uma reunião extraordinária dos ministros das Relações Exteriores da União Europeia para tentar encontrar soluções para diminuir o número de tragédias envolvendo embarcações com imigrantes.

“A pessoa que ligou afirmou que mais de 300 pessoas estão a bordo do barco e que está afundando. Também afirmou que pelo menos 20 pessoas morreram”, afirma a organização com sede em Genebra. A embarcação viaja ao lado de outras duas.

x agua 2

Foto: Loukas Mastis/EFE

O naufrágio acontece um dia após outra embarcação com 700 pessoas afundar na costa da Líbia. De acordo com balanços preliminares, 24 mortes foram confirmadas e 28 sobreviventes foram resgatados, o que significa que quase centenas de pessoas podem ter morrido na tragédia.

Milhares de imigrantes já morreram este ano no Mediterrâneo quando tentavam deixar países da África e do Oriente Médio para entrar na Europa, fugindo de guerras e da pobreza.

Após o grave caso deste domingo, a União Europeia organizou uma reunião conjunta de ministros do Interior e das Relações Exteriores, convocada em caráter de urgência.

A a chefe da diplomacia do bloco, a italiana Federica Mogherini, disse que a UE não tem mais desculpas diante da imigração. “Com esta nova tragédia já é demais. A UE não tem mais desculpa, os Estados membros não têm mais desculpas. Precisamos de uma verdadeira política migratória, precisamos de medidas imediatas”, disse Mogherini antes da reunião de ministros das Relações Exteriores do bloco. G1/Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo