Dia Internacional do Orgulho LGBT é lembrado em sessão solene na CMN

unnamed (10)

Fotos: Verônica Macêdo

Em 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBT. Na capital potiguar, a importância da data foi reforçada durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Natal (CMN) nesta quinta-feira (25), por proposição do vereador Ary Gomes (PROS). A violência e o preconceito sofridos diariamente pela população lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual e transgênero em todo o país foram levantadas na ocasião, na presença de personalidades representativas de cada grupo.

A data é marcada pelo episódio conhecido como Stonewall Inn, ocorrido em 1969, em Nova Iorque, quando a população LGBT uniu-se em uma manifestação contra constantes agressões policiais. Para o vereador propositor da discussão, a violência contra a população LGBT que despontou em Stonewall se perpetua até hoje.

unnamed (9)

Shala Cambata e Rebecka de França

Shala Cambata, professora de português na rede pública do Estado do Rio Grande do Norte, comenta que nunca se deixou ferir pelo preconceito, mas sabe que muitas pessoas como ela, travestis, não conseguem conquistar seu espaço na sociedade. “Não olho para o preconceito. Não enxergo ele, mas sei que existe. Mesmo assim, vivo de uma forma que ele não me atinja”, afirmou.

Rebecka de França, que foi aluna de Shala, também sonha em seguir os passos da educadora. Hoje, estudando para lecionar Geografia a crianças e adolescentes, ela conta que sua maior dificuldade é com relação a oportunidade de trabalho.

One response to “Dia Internacional do Orgulho LGBT é lembrado em sessão solene na CMN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo