Lula diz que PT perdeu sonho e só pensa em cargos

z lula

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Nesta segunda-feira (22), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PT perdeu parte do sonho, da utopia, na conferência “Novos desafios da democracia”, evento promovido pelo Instituto Lula. Lula fez um discurso sobre a necessidade de o partido se renovar e atrair a juventude, com duras críticas a posturas vistas hoje no partido que ajudou a criar.

— Eu acho que o PT perdeu um pouco a utopia. Eu lembro como a gente acreditava nos sonhos, como a gente chorava quando a gente mesmo falava. Chorávamos de nós mesmos, tal era a crença. Hoje, precisamos construir, porque hoje a gente só pensa em cargo, só pensa em emprego, só pensa em ser eleito. Ninguém hoje trabalha mais de graça (pelo partido) — reclamou.

Para Lula, o PT tornou-se um partido “velho”, que precisa “urgentemente” se reformular.

— O PT está velho. Eu que sou a figura proeminente do PT tenho 69, estou cansado, já estou falando as mesmas coisas que falava em 80. Eu fico pensando se não está na hora de fazer uma revolução neste partido, uma revolução interna e colocar gente nova, gente que pensa diferente, gente mais ousada, gente com coragem — propôs o ex-presidente. — Nós temos de definir se queremos salvar nossa pele e nossos cargos ou se queremos salvar nosso projeto — questionou.

No debate que recebeu o ex-primeiro-ministro da Espanha Felipe González, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Lula disse que pretende chamar para palestras representantes dos novos partidos que vem surgindo na Europa, como o Podemos.

— O PT era, em 1980, o que é hoje o Podemos. A gente nasceu de um sonho, de que a classe trabalhadora pudesse ter vez e ter voz, e nós construímos essa utopia — disse o ex-presidente, ao refletir sobre como recuperar essa ideologia.

— Há necessidade de repensarmos a esquerda, o socialismo e o que fazer quando chegamos ao governo. Enquanto você é oposição é muito fácil ser democrata você pode sonhar, pensar, acreditar, mas quando você chega ao governo, precisa fazer, tomar posições.

Lula repetiu que o partido precisa se reaproximar da juventude e não deixar que prospere o discurso que afasta as pessoas da política.

— A gente precisa rediscutir um pouco as utopias para fazer essa meninada sonhar, acreditar que é possível, se não construir outro mundo, melhorar esse em que nós vivemos — disse — Como a gente pode falar em renovação se não tem um jovem aqui? — questionou olhando para a plateia, selecionada pelo próprio Instituto Lula.

Do Zero hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo