OPINIÃO – A POLÍTICA DAS PROBABILIDADES

x

Com o advento da internet e das redes sociais a exposição de ideias se dissemina com uma velocidade capaz de fazer com que na política o pleito que se avizinha seja atropelado pelo pleito subsequente. Partindo dessa afirmação vamos analisar o que poderá acontecer desde já com as articulações políticas que envolverão principalmente o futuro político dos senadores Garibaldi Filho e José Agripino. Em 2018 serrão duas vagas, vagas que certamente serão defendidas naturalmente pelos atuais titulares no Senado, Garibaldi e José Agripino.

GARIBALDI E O CANDIDATO APOIADO PELO GOVERNO 

O cenário mostra com muita nitidez que a possibilidade da formação de uma dobradinha envolvendo o nome do senador Garibaldi Filho com um nome indicado pelo governador Robinson Faria é a mais viável, uma vez que Garibaldi, com a força do seu partido, o PMDB, e a folha de serviços prestados ao Rio Grande do Norte durante sua permanência na vida pública o credencia a entrar na disputa na condição de favorito, posição que ajuda a alavancar o nome indicado por Robinson, que por sua vez também reforçará o projeto de Garibaldi, por ser o nome da base do poder.

ROBINSON FARIA E ROSALBA CIARLINI

Pensar que o resultado de 2014 possa dificultar a união PMDB e PSD em 2018, é não se recordar que ao romper politicamente com a governadora Rosal Ciarlini o então vice-governador Robinson Faria dizia pelos quatro cantos do estado que o seu desejo era derrotar Rosalba nas urnas, chegando inclusive a sugerir o slogam “O cravo contra a Rosa”, fazendo alusão a esse tão desejado confronto político.

 Com a candidatura negada pelo senador José Agripino, nome que defendeu durante toda sua vida pública, Rosalba se distanciou das urnas aderindo no final da campanha de 2014 ao projeto que fez Robinson Faria governador do RN. Robinson, que só pensava em derrotar Rosalba mudou o discurso, chegando inclusive a afirmar durante a campanha que nunca teve divergência pessoal com Rosalba, teve apenas divergência de política, que é próprio da democracia, segundo Robinson.

Pois bem, se Robinson silenciou sobre Rosalba, para se eleger governador, porquê não silenciar sobre Henrique e o PMDB se o que vai estar em jogo são duas cadeiras no Senado trabalhando pelo fortalecimento do seu governo?

O COMPANHEIRO DE GARIBALDI

A única dificuldade que o governador Robinson Faria vai enfrentar para começar a trabalhar desde já o nome do seu pré-candidato ao Senado é deixar o orgulho de lado, descer do palanque que o elegeu em 2014 e colocar o mandato de Garibaldi de mãos dadas com o mandato da senadora Fátima Bezerra, tudo em nome do  Rio Grande do Norte.

AS CHANCES DE JOSÉ AGRIPINO

Construído esse cenário no estado a força política do senador José Agripino tende desde já a enfraquecer. No Oeste, com a resposta negativa que certamente virá de Rosalba, José Agripino não vai ter muito o que esperar. Só um fato novo, o que é possível na política, poderá de alguma maneira colocar o senador José Agripino em condição de enfrentar Garibaldi e o nome indicado por Robinson Faria na disputa para o Senado.

QUEM OUSARÁ?

Quem é que vai ter a coragem de ousar, se aliando com Garibaldi, Robinson e Rosalba, para tomar a cadeira de José Agripino no Senado? Doido assim já apareceu no Agreste!

One response to “OPINIÃO – A POLÍTICA DAS PROBABILIDADES

  1. Caro amigo Daltro! no agreste e em especial em São José de Mipibu, tem um doido (como o chamavam durante a campanha de 2014) deste que você se referi, o vice governador Fabio Dantas, jovem político de coragem e inovador (e é preciso muita pra ter enfrentado os PODEROSOS ALVES e MAIAS e ajudar os derrotar nas Urnas), e com certeza é o grande nome pra ocupar uma das vagas de Senador na próxima eleição, tenho confiança na sua integridade e coragem de que ele traria o melhor para o RN e nossa região AGRESTE prova disso é o canteiro de obras que se tornou nossa linda e maravilhosa MIPIBU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo