ARLINDO SOLUCIONA MAIS UM GRAVE PROBLEMA EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

DSC03750

Foto: Daltro Emerenciano

O conjunto residencial Novo Horizonte, localizado no centro da cidade de São José de Mipibu, ainda sofre com a chegada das chuvas, que inundam as casas no seu entorno. Quando prefeito no exercício do seu primeiro mandato, na década de 1990, Arlindo Dantas construiu um centro de captação de águas pluviais na tentativa de sanar a situação, onde as águas provenientes das chuvas são captadas no espaço que ficou conhecido como “buraco do prefeito”, sendo bombeada para uma lagoa de captação existente a poucos metros de distância do local.

x

Foto: Antonio Florêncio

Buscando uma solução definitiva para o problema o prefeito de São José de Mipibu iniciou nesta semana a construção de um sistema de saneamento que por gravidade vai direcionar as águas das chuvas anteriormente acumuladas no “buraco” para a lagoa de captação recentemente construída.

x

O arrojado projeto recebeu um canal de transposição que leva as águas capturadas para o seu destino final, livrando a população de passar pelos transtornos anteriormente causados pela presença das chuvas na região.

x

A transposição de todo o volume das águas armazenadas é feita por uma bomba de 50 HP, com  capacidade de jogar na tubulação 400 mil litros de águas por hora, o que corresponde a quantidade de águas transportadas por  40 caminhões pipa. A tubulação despeja as águas na margem direita da BR 101, no sentido São José de Mipibu – Goianinha.

 

x

Imagem de domínio público.

Anteriormente São José de Mipibu sofria constantemente com o grave problema de inundações decorrentes das chuvas periódicas que caiam principalmente nas imediações da avenida Olavo Feliciano, principal entrada da cidade. Estudantes que residiam nas áreas do KM 38 e Bairro Novo viviam o constrangimento de ter que atravessar uma piscina natural que se formava no caminho para a escola.

014

Imagem de domínio público.

O comércio existente na área era praticamente inundado, onde a ação das águas que se acumulavam deixava os comerciantes no prejuízo.

x

 

Procurando sanar o problema que se agravava a cada ano, o prefeito Arlindo Dantas, desde a sua primeira gestão iniciada no ano de 1997, abraçou o desafio de mudar a realidade que tanto afetava o povo mipibuense.

Depois de investir no saneamento na área afetada pela ação das chuvas,  Arlindo  colocou em execução o projeto da construção de uma praça com o portal da cidade, utilizando elementos que se remetem à história do município, que teve sua pujança na atividade econômica da cana de açúcar.

x

Segundo o prefeito Arlindo Dantas a avenida Olavo Feliciano ainda vai receber um calçadão em toda a sua extensão, que garantirá um espaço ideal para a prática de caminhadas. ” O problema que parecia não ter solução hoje está prestes a se tornar mais um cartão de visitas da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

GOVERNO QUE REALIZA, MOSTRA O QUE FAZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Topo